topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

Phishing e Ransomware: entenda quais os tipos e as táticas usadas por cibercrimosos e saiba como se proteger

Phishing e Ransomware: entenda quais os tipos e as táticas usadas por cibercrimosos e saiba como se proteger

Com o avanço da internet e das possibilidades que a rede mundial de computadores oferece às empresas e pessoas, cada vez mais, é necessário se proteger, já que os crimes virtuais crescem quase que na mesma proporção. E entre essas possibilidades estão os chamados Phishing e Ransomware.

A saber, essas são duas formas de ataques cibernéticos diferentes, mas comumente relacionadas.

Fique conosco até o final deste artigo, pois vamos explicar um pouco sobre cada uma delas e também dar dicas de como se proteger, além de mostrar as vantagens das soluções Firewall+ e Backup em Nuvem da WCS Conectologia que podem ajudar sua empresa nesse sentido.

Leia também: Dicas para aumentar a proteção de sua empresa contra hackers

O que é Phishing

Trata-se de uma técnica usada por criminosos cibernéticos para obter informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito e informações bancárias, fingindo ser uma entidade confiável.

Dessa forma, eles geralmente enviam e-mails, mensagens de texto ou criam páginas falsas na web que se assemelham a comunicações legítimas de empresas ou organizações conhecidas.

E assim, os criminosos tentam enganar os usuários, fazendo-os acreditar que estão interagindo com uma fonte de confiança, levando-os a revelar informações confidenciais. Esses dados são, então, usados para atividades maliciosas, como roubo de identidade, fraude financeira ou acesso não autorizado a contas online.

Não deixe de ler: Qual a responsabilidade das empresas em caso de vazamento de dados?

5 tipos de Phishing

De fato, existem várias formas de realizar o Phishing, por isso é muito importante que os usuários saibam como identificar essa ameaça e como evitá-la.

A seguir, conheça os principais tipos de Phishing:

  1. E-mail: o envio de e-mails é o método mais comum de Phishing e, geralmente, incluem links que levam a sites maliciosos ou anexos contendo vírus. Nesse caso, entre em contato diretamente com a pessoa questionando se a mensagem é legítima e confira se o endereço eletrônico do remetente está correto, pois um criminoso virtual pode tentar se passar por um colega de trabalho, um conhecido ou outros tipos de enganação.
  2. Sites: páginas falsificadas são cópias de portais reais criados por cibercriminosos. Caso você insira suas credenciais ou dados pessoais no site falso, as informações serão diretamente enviadas para os hackers. É necessário prestar muita atenção no nome do site, já que qualquer letra alterada indica a ilegitimidade.
  3. Redes sociais: um criminoso online pode invadir uma rede social e enviar links maliciosos para seus contatos. Outra possibilidade é a criação de um perfil falso especialmente para Phishing. Nessa hipótese, não clique em nenhum link ou baixe arquivos de contas desconhecidas, e questione diretamente o contato quando receber uma mensagem suspeita.
  4. Vishing: vale citar que Vishing é uma abreviação para “phishing de voz” e consiste na versão de áudio do golpe. O criminoso tenta convencer a vítima por telefone, chamada de voz ou envio de mensagens de áudio. Nessa situação, também é importante levantar suspeitas e sempre buscar a legitimidade da ligação.
  5. Smishing: esse é o Phishing por SMS, em que o golpe é enviado por mensagem de texto no celular. Nunca acesse links, baixe arquivos ou forneça informações bancárias e sigilosas por SMS.

Você pode se interessar por isso: Os dados da sua empresa estão seguros?

Ransomware

O Ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos de um sistema ou bloqueia o acesso a ele, impedindo que o usuário acesse seus próprios dados. Os atacantes, então, exigem um resgate (geralmente em criptomoedas) em troca da chave de descriptografia ou do desbloqueio do sistema.

Esse tipo de ataque pode ser entregue através de e-mails de phishing, downloads de software malicioso ou exploração de vulnerabilidades em sistemas. Caso o resgate não seja pago, os dados podem ser perdidos permanentemente.

Embora phishing e ransomware sejam diferentes, eles estão relacionados, pois os ataques de phishing podem ser usados como vetor para a entrega de ransomware.

Por exemplo, um e-mail de phishing pode conter um anexo malicioso que, quando aberto, instala o ransomware no sistema da vítima.

Leitura indispensável: Soluções de cibersegurança que te ajudam a aumentar suas vendas

Como detectar um Ransomware

Por ser um software malicioso, o Ransomware pode se esconder em vários locais na máquina sem que o usuário saiba, mas existem alguns modos de detectar sua presença.

Uma delas consiste em verificar a extensão ou formato dos arquivos no computador (por exemplo, quando um documento que deveria ser “.doc” passa a ter outra extensão, como “.locked” ou “.encrypted”).

Analise, também, se o nome de muitos arquivos é alterado em um curto espaço de tempo. Essas duas ocorrências podem significar que os dados do dispositivo estão sendo criptografados.

Outra forma de identificar o Ransomware é quando o sistema operacional é congelado, o que indica que ocorreu um bloqueio do computador. Basicamente, a tela inicial será substituída por uma imagem que informa que a máquina foi infectada.

Porém, felizmente, existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para prevenir e minimizar a ocorrência de ataques.

Acompanhe algumas:

  • Usar ferramentas de segurança: implemente antivírus, firewalls, sistemas de controle de acesso, entre outros recursos disponíveis no mercado;
  • Restringir os acessos: garanta a segurança das redes, pois isso impede invasões pela internet e que o criminoso ataque vários computadores;
  • Atualizar os sistemas: muitos cibercriminosos se aproveitam de falhas em códigos para realizar os ataques, o que pode ser evitado com um processo adequado de gestão de vulnerabilidades;
  • Realizar backups constantemente: faça cópias de segurança dos arquivos regularmente. Caso o sistema seja infectado por um Ransomware, a empresa poderá recuperar os dados através do backup.

Leitura interessante: Tecnologias que vão impactar o mundo até 2030

Proteja sua empresa com as soluções da WCS

Para se proteger contra esses tipos de ataques, é importante estar ciente dos sinais de phishing e ransomware que indicamos neste artigo, como e-mails ou mensagens desconhecidas, links suspeitos e solicitações de informações pessoais.

Além disso, é fundamental manter o software e os sistemas atualizados, ter um bom antivírus instalado e fazer backups regulares de seus dados para evitar a perda total em caso de ransomware.

E nada melhor do que contar com a tecnologia de quem é referência no mercado, como a WCS.

Dessa maneira, conheça a solução Firewall+, que é baseada em uma arquitetura de hardware totalmente nova. Ela oferece desempenho de camada de aplicativo líder do setor para atender às necessidades de segurança da sua rede. Possui portas de alta densidade que garantem excelente capacidade de acesso, além de grandes opções de armazenamento, oferece melhor visibilidade e análise das informações.

Do mesmo modo, vale a pena ter em mãos as funcionalidades do Backup+, que leva mais proteção e mobilidade para sua organização. A solução ajuda a reduzir custos com equipamentos e facilita a administração do dia a dia com painéis modernos e intuitivos. Ela minimiza os riscos de perda, auxilia a evitar o sequestro dos dados da empresa em razão dos ataques de Ransomware, assim como a ganhar mais produtividade e mobilidade com o acesso de onde estiver através da nuvem.

Mantenha seu negócio protegido!

Fale com os nossos especialistas e solicite uma demonstração das nossas soluções.

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

O monitoramento de redes pode livrar sua empresa de ataques hackers

Em uma era digital vulnerável a ataques cibernéticos, antes de…

Insights Para Atrair E Fidelizar Clientes Com Um Wi-Fi Inteligente

Utilizar um Wi-Fi inteligente vai além de uma conexão de…

Modernize Sua Empresa Com o PABX Em Nuvem: Simplificando a Comunicação Corporativa

Imagine uma empresa onde cada departamento é uma engrenagem perfeitamente…

3 Filmes essenciais para entender a Cibersegurança

Em primeiro lugar, no cenário atual, a cibersegurança é um…

Sua empresa está pronta para responder a ameaças cibernéticas?

Em primeiro lugar, empresas que adotam a tecnologia da informação…

Vigilant: Proteção Avançada com Inteligência Artificial da WCS

Vigilant é uma solução de proteção avançada da WCS, que…