topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

Tecnologias que vão impactar o mundo até 2030

04.08.21 WCS Blog Blog

Vivemos em um mundo cada vez mais digital. Os avanços científicos e a evolução das tecnologias estão alterando o nosso cotidiano, as nossas relações interpessoais e intrapessoais, e, claro, todo o mercado de trabalho, que está sofrendo uma real mudança.

A transformação digital é um processo no qual as empresas passam a fazer o uso de tecnologias para melhorar seu desempenho, aumentar a competitividade e alcançar melhores resultados. É uma mudança cultural e estrutural nas organizações que passam a avaliar, após uma análise profunda dos processos e pessoas, quais ferramentas adotar.

Futuro dos negócios passa pela inteligência artificial e transformação digital, dizem experts

Nos últimos anos, a tecnologia passou a ocupar um importante espaço em nossas vidas, como um dos principais responsáveis por remodelar a forma como nos relacionamos com o mundo. Novas soluções aceleraram mudanças para empresas e consumidores: a experiência de conectividade dos usuários é um assunto cada vez mais relevante e comentado no mercado de tecnologia. Com o desenvolvimento acelerado de novos dispositivos, muitas tendências estão sendo previstas para o futuro do setor de telecomunicações. Segundo um estudo do Gartner, são estas tendências que impulsionam a inovação nos negócios digitais ao longo dos próximos anos.

Inteligência Artificial
Padronizar, escalar e manter a qualidade nas grandes operações de atendimento é um processo repleto de desafios, além de caro. É desafiador atender o cliente quando ele mais precisa e isso pode ser na primeira hora ou tarde da noite, a maioria das vezes fora do horário comercial, quando as posições de atendimento estão indisponíveis ou reduzidas.

Isso não é problema para uma assistente inteligente equipada com IA. Ela estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano, inclusive feriados. A automação do atendimento é uma realidade que caminha a passos largos, no entanto temos que analisar o estágio que a tecnologia se encontra nos dias de hoje. Muita gente chegou a pensar que bastaria plugar um device de IA no seu SAC e tudo estaria resolvido. Mas hoje o mercado já está mais maduro e entende como essa tecnologia funciona, automatizando inicialmente aquilo que geralmente consome a maior parte da operação de atendimento.

5G
O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Ela eleva o patamar da rede atual, conhecida como 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos. Em síntese, as redes 5G proporcionam aos usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número muito maior de conexões simultâneas.

Edge computing
Os usuários querem experiências de conectividade confiáveis e velozes. Neste sentido, a edge computing tem um papel importantíssimo, afinal ela consegue reduzir a latência e aproximar dados e usuários finais. Isso já pode ser visto nos cartões de pagamento por aproximação, que buscam simplificar a vida dos cidadãos.

Automação inteligente para o futuro
O controle definido por software, combinado com a orquestração com big data e analytics, faz com que a automação inteligente permita aos provedores de serviços tirar vantagens com redes mais adaptáveis e vantajosas financeiramente. Com esta automação inteligente, os provedores poderão lidar melhor com as novas tecnologias e também monetizar seus ativos de rede para usuários finais, por meio do Network-as-a-Service – rede como um serviço ou NaaS.

Usuário x IoT
User experience (UX) será fatalmente impulsionado por fatores como o desenvolvimento de novos algoritmos, sensores, contextos e também experiências sociais detectáveis. Os designers de UX precisarão trabalhar sob uma nova perspectiva, caso queiram criar experiências interessantes para os usuários, pensando efetivamente no valor desta experiência para o cliente.

Setor de tecnologia está entre os que mais cresceram durante a pandemia

Segundo a consultoria IDC Brasil, o PIB do setor de Tecnologia da Informação (TI), no ano de 2020, cresceu 3,5% em relação ao ano anterior no Brasil e chegou a R$ 42 bilhões. O crescimento do setor vem no movimento contrário do PIB brasileiro, que caiu 4,1% em 2020. A consultoria ainda apontou que, a partir de 2022, haverá uma retomada ainda mais relevante, em especial nos serviços gerenciados.

A verdade é que, quem não está pronto ou preparado para lidar com a grande quantidade de ferramentas tecnológicas terá que se adaptar em tempo recorde. Isso porque, com os avanços tecnológicos nos tempos da pandemia da COVID-19 houve uma aceleração exponencial. Estudos mostram um crescimento equivalente a mais ou menos 5 anos de tecnologia em 10 meses de pandemia.

Para que toda essa transformação digital seja implementada com sucesso no dia a dia de uma empresa é preciso que a mesma tenha um bom planejamento. Aqui na WCS Conectologia, elaboramos projetos personalizados, com tudo o que a sua empresa precisa para ficar mais conectada. Além disso, oferecemos combos com soluções de internet dedicada – que proporciona uma conexão segura e mais estável, telefonia – soluções de voz completas, para empresas que precisam ganhar eficiência operacional e reduzir custos, e muito mais — por um preço que se encaixa no seu orçamento.

Entre em contato com nossos consultores e transforme o seu negócio.

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Como garantir a segurança de e-mails corporativos e evitar ataques DDoS

A segurança dos e-mails corporativos tem se tornado uma prioridade…

Black Friday: Sua Empresa Está Preparada?

A Black Friday se consolidou como um dos momentos mais…