topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

Dicas para aumentar a proteção de sua empresa contra hackers

08.11 WCS BLOG Conectologia

Empregar técnicas de proteção de sua empresa contra hackers é uma medida importantíssima e que deve ser monitorada de forma constante. E mais, pequenas mudanças na rotina como a adoção de estratégias simples já podem fazer muito pela segurança do seu negócio.

Os cibercrimes estão cada vez mais desenvolvidos, os hackers atuam fortemente no desenvolvimento de ransomwares mais potentes e capazes de burlar os sistemas de defesa. Desta forma, não basta apenas uma única ação para que você proteja sua empresa. Ou seja, será necessário colocar em prática uma série de ações para aumentar sua segurança.

Se você está em busca de dicas para aumentar a proteção de sua empresa e evitar que seus dados sejam invadidos por hackers, esse artigo é para você. Vamos te explicar os tipos mais comuns de ataques, os impactos de um cibercrime em seu negócio e, claro, o que você pode adotar em sua rotina para se proteger. Acompanhe o artigo até o final!

Tipos de ataques de hackers mais perigosos

Como já mencionamos, os cibercriminosos estão cada vez mais avançados em suas estratégias para conseguirem burlar e se infiltrar em um sistema. Confira alguns dos principais, mais comuns e perigosos ataques de hackers que precisam de sua atenção redobrada.

Phishing

É uma fraude eletrônica que permite que o roubo de conteúdo importante, tais como informações corporativas sigilosas ou dados de cartões de crédito, seja realizado. No phishing, os hackers se utilizam de mensagens instantâneas para que usuário clique nelas para o cibercrime acontecer.

Para evitá-lo, é importante sempre acessar a rede de maneira segura e principalmente não clicar em nenhuma mensagem suspeita.

Malware

Eles ainda são a principal causa de problemas de segurança nos sistemas. Em sua categoria é muito ampla e existem vários tipos, mas podemos destacar os ransomwares, cavalos de Tróia e spywares.

Resumidamente, os malwares são uma parte de software que foram modificados para danificar, causar danos e roubar dados dos usuários que tiveram seus dispositivos afetados.

DDoS

Esses ataques de negação de serviço distribuído podem ser extremamente prejudiciais para as empresas. Quando os DDoS atingem os sistemas podem sobrecarregar seus servidores, que interferem diretamente na produtividade e nas entregas de sua empresa.

Mesmo que estes sejam um ataque mais simples (quando comparado com os mais recentes) pode ocasionar a instabilidade do sistema e perda dos clientes quando não recebe a atenção devida.

Criptojacking

O criptojacking acontece quando um hacker se utiliza do dispositivo de outra pessoa para fazer, sem sua autorização, a mineração de criptomoedas. A maneira mais comum desse ataque faz com que o usuário utilize sites que exploram o computador para que as criptomoedas possam ser geradas.

O computador que fica sendo utilizado como um tipo de “laranja” para esse cibercrime pode apresentar problemas de hardware, pois, o processo exige muito da máquina e ainda ocasiona na lentidão e baixa performance do equipamento.

O impacto do ataque de hackers

Mesmo que menor que seja, o ataque de hackers têm impactos em uma empresa. Como, por exemplo, afeta sua reputação, credibilidade e ainda pode ocasionar prejuízos financeiros, mas não é apenas isso.

Caso sua empresa não tenha mecanismos para a proteção contra os cibercrimes pode ficar exposta ao roubo de dados, vírus ou perder informações importantes. Por isso, é extremamente necessário a conscientização desse risco para que as medidas de proteção sejam adotadas.

Dentro dessas medidas de minimizar as ações de hackers, listamos algumas para você colocar em prática. Confira abaixo.

Dicas para proteger sua empresa de um ataque de hacker

Basta acessar as notícias para encontrar vários casos de violação de dados ou invasão de hackers nos sistemas operacionais que deixaram dados dos clientes importantes expostos. O Brasil já é o quinto país do mundo em número de ataques de hackers contra empresas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul.

Esse dado só comprova que o risco de um cibercrime acontecer em seu negócio é real e essa preocupação só aumenta com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Confira algumas dicas para evitar que sua empresa seja vítima de um ciberataque.

Armazenamento em Cloud

O armazenamento em nuvem se popularizou bastante como uma alternativa eficiente para a segurança das empresas. Esse armazenamento de arquivos é disponibilizado através da internet e é uma solução de hospedagem e sincronização com um bom custo benefício, pois não é necessário investir em servidores.

Mas é importante ressaltar que mesmo dados na nuvem ainda podem estar vulneráveis e suscetíveis a ataques de hackers. Diante disso, também é necessário a proteção desse ambiente como se certificar que o armazenamento conte com um firewall, antivírus e backups regulares.

Utilize a verificação em duas etapas

A verificação de duas etapas é um recurso de proteção muito utilizado em e-mails, redes sociais ou outros serviços que possuem uma conta on-line.

Essa verificação é uma proteção extra que vai além da senha tradicional, ou caso o serviço detecte alguma atividade suspeita como dispositivos, ou IPs incomuns tentando acessar a conta. É uma medida simples, mas que faz diferença na proteção de dados.

Invista em um antivírus de qualidade

Quando você tem um bom antivírus ele pode rapidamente detectar possíveis ameaças baixadas em dispositivos e até mesmo pode evitar que malwares sejam instalados no computador.

É importante reforçar que cerca de 73% dos ataques cibernéticos envolvem vírus e malwares. Por essa razão, ter um antivírus de qualidade na sua empresa significa ter um investimento para melhorar sua segurança de dados e também das informações.

Busque por versões corporativas que tenham suporte técnico, principalmente caso não tenha disponível uma equipe de TI.

Colaboradores como aliados para evitar os cibercrimes

Somados as dicas que elencamos acima, consideramos indispensável a orientação de seus colaboradores para aumentar a proteção de sua empresa contra hackers. Uma das maneiras mais efetivas que os hackers utilizam para efetivamente invadir sistemas é enganando usuários que têm acesso às informações. Mesmo que sejam cuidadosos, colaboradores que não são orientados estão suscetíveis a serem vítimas e acabar prejudicando a empresa.
Grande parte dos ataques acontecem por erros de funcionários ao clicarem em links, abrir e-mails suspeitos ou executarem em alguma ação não autorizada.

Uma das melhores maneiras para garantir a segurança de sua empresa, e também minimizar riscos dos ciberataques é a orientação dos colaboradores em relação às medidas de segurança da informação e políticas internas.

A WCS Conectologia é sua parceira na proteção contra ataque de hackers

Parece que cada vez mais os hackers estão à frente das medidas de segurança dos especialistas, não é? Por isso, o poder de ataque precisa ser no mesmo nível. Dessa maneira, é fundamental que sua empresa conte com um parceiro que proporcione segurança e inteligência para conter os ciberataques.

Nesse sentido, a WCS Conectologia é a sua melhor escolha quando o assunto é um parceiro confiável e estratégico em soluções eficientes de cibersegurança. Entre em contato com nossos especialistas e conte com mais de 20 anos de experiência para soluções que criam valor e impacto o tempo todo.

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Tendências de conectividade e tecnologia na saúde para 2024

Cada vez mais a evolução do cenário digital impulsiona novos…

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…