topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

Os dados da sua empresa estão seguros?

04 10 21 WCS BLOG 5 dicas

A segurança de dados é fundamental para toda instituição, isso porque qualquer negócio que conte com processos digitais, não importando o tamanho ou segmento, precisa garantir segurança e integridade das informações, tanto de clientes quanto da própria empresa, que são confiadas à sua administração.

Com a Lei Geral de Proteção de Proteção de Dados, a LGPD, foram determinadas várias diretrizes tanto para coletar quanto para tratar os dados na internet, desde o momento que o usuário fornece as informações até o uso que as empresas fazem deles.

Você já deve ter percebido que os dados têm sido cada vez mais encarados como um patrimônio, pelo seu alto poder estratégico. No mesmo tempo em que a complexidade dos ataques cibernéticos fica mais aprimorada. E mais, a situação do Brasil não é das melhores, já que o país é o 5º maior alvo de cibercrimes. De acordo com o levantamento da Roland Berger, o país já ultrapassou o total de ataques de 2020 somente no primeiro semestre deste ano.

Com esse número de ataques alarmante, você já deve ter parado para pensar se seus dados e de seus clientes estão realmente seguros. Para obter essa resposta, é necessário adotar algumas medidas de segurança efetivas e garantir a proteção dos dados de seu negócio, estar por dentro das especificações e normativas da LGPD e, ainda, adotar alguns tipos de ferramentas e processos.

Quer saber se os dados de sua empresa estão realmente seguros? Então, continue a leitura e descubra!

O que é a Segurança de Dados?

Em primeiro lugar, você precisa compreender que segurança de dados nas empresas é tudo que envolve a proteção de informações de pessoas jurídicas e físicas, por meio de ferramentas e mecanismos. A segurança de dados é fundamentada em alguns princípios básicos, confira os quais são:

  • Confidencialidade

Ela garante que apenas pessoas que são autorizadas tenham acesso aos dados.

  • Autenticidade e integridade

Preservam as características originais dos dados, isto é, impedindo que sofram qualquer tipo de mudança durante o processo, seja por descuido de algum colaborador ou por ataques cibernéticos.

  • Conformidade

Aqui, garantimos que o sistema siga as leis, normas e regulamentos desse tipo de processo.

  • Disponibilidade

Garante que os usuários, autorizados pelo dono da informação, tenham acesso às informações a qualquer momento.

  • Irretratabilidade

Impossibilita a negação da autoria de algum tipo de transação.

Importância da Segurança dos Dados

A segurança da informação garante que apenas os responsáveis tenham acesso aos dados — quando uma empresa não tem esse tipo de segurança, qualquer troca de e-mail pode se tornar um grande transtorno. Na era da informação e tecnologia, os maiores bens de uma empresa são seus dados e, por isso, eles devem estar protegidos a todo custo, o que torna a segurança da informação cada vez mais essencial.

Os ataques cibernéticos e tentativas de espionagem no mundo dos negócios são constantes e podemos destacar algumas consequências, tais como:

  • Vulnerabilidade diante dos concorrentes: o vazamento de dados estratégicos pode permitir que seus concorrentes se preparem melhor;
  • Maior proteção dos ativos da empresa: o principal motivo dos ataques é o pedido de resgate, mas os prejuízos vão muito mais além do pagamento, pois serviços comprometidos geram ainda mais custos;
  • Descrédito com o público: como algumas instituições também armazenam dados de seus contratantes, eles podem perder a confiança pelo descumprimento da ética dos contratos de sigilo.

Agora ficou ainda mais claro o que é a segurança de dados e porque ela é tão importante, não é mesmo? Quando você investe nisso, fica mais simples garantir que seus dados fiquem protegidos contra ataques maliciosos de hackers ou qualquer tipo de vazamento de informações. Além disso, a segurança de dados ainda ajuda a fidelizar clientes, tornando a experiência do usuário mais protegida.

Uma das maneiras de garantir a proteção de dados é o backup em nuvem. Sem dúvidas, ele é uma solução indispensável para a garantia da segurança dos dados da sua empresa.

5 dicas para deixar sua empresa segura

Grande parte das empresas do mundo já foram vítimas de vazamento de dados, podemos destacar o Yahoo!, LinkedIn, Apple e um caso recente no Brasil com as lojas Renner. A grande varejista sofreu um ataque cibernético que afetou parte de seus sistemas e de sua operação. O crime também afetou as páginas da Camicado, que pertence ao mesmo grupo.

Os cibercrimes estão cada vez mais desenvolvidos e avançados com técnicas para invadir sistemas, e esse tipo de prática tem gerado prejuízos agressivos às empresas dos mais diversos setores. Claro que ninguém está imune aos criminosos virtuais e aos riscos desse tipo de ataque e a próxima vítima pode ser seu negócio. Mas como deixar os dados da sua empresa mais seguros?

A tecnologia da informação trouxe consigo o cloud computing, que permite que os dados sejam acessados a partir de qualquer lugar do mundo e por vários dispositivos, mas os ganhos de mobilidade e produtividade com esse tipo de tecnologia não pode oferecer riscos de perder tais informações.

Por isso, listamos cinco ações mais importantes que sua empresa deve tomar para a proteção dos dados, confira!

  • Treine seus funcionários

O primeiro e, talvez, mais importante tópico da lista, pois não adianta investir em softwares e equipamentos que garantam a segurança dos dados de sua empresa sem investir no treinamento dos colaboradores. Somente assim será possível engajá-los para que eles compreendam as ameaças virtuais e os prejuízos que podem causar caso as medidas de segurança não sejam abordadas.

  • Uso de Redes Privadas Virtuais (VPNs)

Uma rede privada garante que o usuário do dispositivo tenha acesso a dados restritos da empresa. Ou seja, ele deve fazer login na VPN, onde apenas trafegam usuários autorizados.

  • Exija a utilização de senhas fortes

Além da criação de senhas com no mínimo oito caracteres, misturando letras minúsculas e maiúsculas, é necessário inserir números e caracteres especiais. Também é indicado alterar estas senhas em períodos regulares para reforçar ainda mais a segurança.

  • Criptografia como sua aliada

Com esse cuidado, você protege os dados mais sensíveis que podem circular por e-mail ou estejam armazenados em algum dispositivo móvel que corre o risco de ser furtado ou perdido.

  • Adote termos de confidencialidade

A recomendação é que qualquer colaborador ou fornecedor de serviços de tecnologia da informação, que tenha acesso a dados confidenciais, acordem algum tipo de termo de confidencialidade. É um cuidado que ajuda na proteção legal caso ocorra algum vazamento de dados, e aumenta o comprometimento dos envolvidos no projeto.

Essas são apenas algumas dicas para te ajudar a verificar se os dados da sua empresa estão realmente seguros. Entretanto, são necessárias outras verificações e ferramentas tecnológicas para possibilitar um acompanhamento real e que garanta esse controle.

O papel dos dados em nuvem na Segurança da Informação

Com a facilidade do acesso em qualquer local, não importando o dispositivo, esse tipo de tecnologia já faz parte da rotina de grandes empresas. E mais, o armazenamento em nuvem pode ajudar a contribuir com a segurança da informação.

Usuários mapeados e acessos totalmente controlados podem fazer a diferença na sua empresa. Então, se você ainda não adotou esse tipo de tecnologia, veja como otimizar sua empresa com armazenamento em nuvem.

Nesse sentido, a WCS Conectologia desenvolveu o Cloud +, que armazena os dados de uma empresa com a total segurança e a integração que seu negócio necessita, além de ser um sistema intuitivo e de fácil utilização.

A WCS Conectologia cuida da segurança do seu negócio

Ao longo do texto, você conseguiu conferir que a segurança de dados é um esforço rotineiro e contínuo. Para que você garanta a sua eficácia, é necessário estar sempre atento às novidades.

Elaboramos e executamos projetos personalizados que atendem às suas necessidades, proporcionando tranquilidade para você se preocupar com o que realmente importa: a produtividade dos negócios.

São mais de duas décadas criando experiências únicas de conexão. Quer saber mais? Entre em contato e conheça as soluções que valorizam seus negócios.

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Sua empresa está pronta para responder a ameaças cibernéticas?

Em primeiro lugar, empresas que adotam a tecnologia da informação…

Vigilant: Proteção Avançada com Inteligência Artificial da WCS

Vigilant é uma solução de proteção avançada da WCS, que…

Como escolher a melhor operadora de Link Dedicado para sua empresa?

Antes de mais nada, o Link Dedicado, também conhecido como…

Desvendando a Importância dos Firewalls na Proteção contra Ameaças Cibernéticas

A segurança cibernética, antes de mais nada, é uma preocupação…

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…