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Lockdown: como sua empresa pode se adaptar

05 04 21 WCS Blog Lockdown BLOG

Com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, medidas mais rígidas de distanciamento social foram tomadas em todo o país. No interior ou nas capitais, prefeitos e governadores criam, a cada dia, novas regras para tentar conter as contaminações pelo vírus. Por isso, algumas cidades chegaram até mesmo a decretar o tão falado lockdown.

Lockdown é uma expressão que vem do inglês, mas que agora faz parte do nosso vocabulário. Pode ser traduzida como “fechamento total” e tem causado arrepios em empresários, trabalhadores e até mesmo consumidores. Afinal, as mudanças que aconteceram nos últimos meses, e estão acontecendo agora, nos deixam assustados e inseguros sobre o que pode estar por vir ainda em 2021.

O que pode mudar com um lockdown?

De modo geral, o lockdown é instituído para que o maior número de pessoas possa ficar em casa, em isolamento. E cada região decreta, de acordo com o que considera essencial, quais empresas e lojas podem ou não funcionar em determinado período de tempo. Este bloqueio, portanto, tem a intenção de restringir a circulação de cidadãos pelas ruas e pode resultar em notificações ou multas, de acordo com os governantes do local.

Já ficou mais do que provado que estamos desenvolvendo novos hábitos por conta da pandemia. E muitas coisas devem continuar mudando nos próximos meses: a economia, a política e até mesmo as relações com as pessoas que conhecemos. Assim como em nosso trabalho, onde cada vez mais empresas estão trocando o presencial pelo remoto ou híbrido, e alternando dias no escritório com dias em que os funcionários ficam em casa.

As lojas virtuais também passam por mudanças e o e-commerce segue em crescimento. Desde março de 2020, muitas pessoas que antes não sabiam o que era uma compra on-line, agora já estão mais do que acostumados com tais pedidos, seja em sites ou aplicativos de entrega, variando entre pedidos no mercado até as compras mais corriqueiras.

Como as empresas podem se adaptar ao lockdown?

Depois de um ano convivendo com mudanças e novos comportamentos, é hora de entendermos que nada será como antes e nos prepararmos para o futuro, tanto na vida pessoal quanto profissional. O mundo pós-pandemia será diferente, concorda? O século XX, tão marcado pela tecnologia, ganhou agora outro símbolo para representar seu encerramento.

E como os efeitos da pandemia devem durar em torno de dois anos, vamos conferir algumas dicas que podem ajudar a sua empresa durante os períodos de fechamento e até mesmo em lockdown.

Investir em logística

Nem todas as empresas estão conseguindo fazer investimentos agora, mas cuidar da logística é fundamental para não perder nenhuma venda ou cliente. Muitos negócios se tornaram virtuais da noite para o dia e acabaram perdendo o controle de estoque, entregas, pagamentos e mais. Por isso, independente de como a sua empresa está agora, pare e reflita quais melhorias podem ser feitas em tais pontos.

Na WCS Conectologia temos uma solução ideal para você que está se adaptando ao momento e precisa de uma estrutura mais completa de comunicação. SD-WAN + é a ferramenta que monitora, constantemente, a rede de sua empresa, garantindo mais segurança e alta performance, além de flexibilizar a administração da internet. Ainda, essa solução pode unificar matriz e filiais, como uma rede de lojas físicas, para facilitar e tornar mais eficiente o controle dos estoques — e tudo com dados criptografados.

Aderir vários métodos de pagamento

Como estamos mais conectados a cada dia, acabamos fazendo cada vez mais compras on-line. Com isso, você precisa variar os métodos de pagamento aceitos em seu comércio — seja esse físico, caso esteja funcionando, ou virtual. E essa necessidade vai além de tentar satisfazer apenas o desejo de consumo de seus clientes, ela atinge um ponto social em que mais de 14 milhões de brasileiros estão desempregados e precisam, sim, de parcelamento, desconto e cashback para tentar manter o orçamento em ordem.

Apostar na sustentabilidade

Uma pesquisa realizada pela Nosto, plataforma americana que atua com compras virtuais personalizadas, mostrou que 75% dos clientes que realizam compras on-line preferem receber seus produtos com pouca embalagem ou em opções recicláveis. Tal tendência também já pode ser acompanhada no Brasil: muitas empresas excluíram o plástico, por exemplo, de suas entregas. Além de acompanhar um movimento sustentável, seu negócio pode contribuir com o planeta, nossa casa, que quando está em desequilíbrio afeta diretamente nossa vida.

Acostumar com recursos em nuvem

Nunca se falou tanto de trabalho remoto como nos últimos meses. Várias empresas adotaram o formato até o fim da pandemia e outras estão testando dias alternados. Mas fato é que, a partir de agora, contar com recursos em nuvem pode ser uma grande saída para os dias de incerteza que virão. Um sistema de gestão pela internet, por exemplo, pode facilitar a administração de sua empresa, visto que todo o controle financeiro, entregas e muito mais pode ser conduzido de qualquer lugar do planeta, com a empresa aberta ou fechada por um lockdown. Até mesmo seu sistema de telefonia pode ser virtual, facilitando o trabalho de todos os colaboradores.

Usar inteligência artificial

Esse recurso ainda parece de empresa grande, mas com tantas mudanças após um lockdown, em breve pequenas e médias organizações terão acesso a todo tipo de tecnologia. A inteligência artificial, portanto, poderá atuar em seu e-commerce reconhecendo padrões de comportamento de cada usuário, seja por setor, por produto ou por diversas outras características. Assim, ficará muito mais fácil conquistar, de maneira personalizada, seus clientes em potencial.

Reinventar a forma de vender

Se o comportamento dos consumidores está mudando, o dos vendedores também deve mudar. Acompanhe as notícias, os lançamentos e saiba como seu mercado está se adaptando aos novos tempos. A partir disso, crie outras formas de atrair clientes e vender, seja nas redes sociais, com um site mobile first, com programas de fidelidade e o que mais você puder desenvolver. Treine novamente seu time de atendimento e lembre-se sempre como a experiência do consumidor é importante, do momento antes da compra até depois da entrega.

Criar experiências imersivas

Com o isolamento social, pudemos acompanhar vários artistas mostrando seus shows e obras na internet, com lives ou até mesmo tours virtuais em galerias e museus. Todo esse comportamento deve ser mantido ainda por um longo tempo, já que estamos nos acostumando com experiências que podem ser vividas, com segurança, em casa. Por isso, use novas tecnologias, como a realidade virtual, para oferecer vivências imersivas para seus consumidores. E, acredite, isso pode ser usado em diversos setores.

Participar do consumo local

Outra prática que, provavelmente, chegou para ficar é o consumo local. Com a circulação restrita e mais tempo em nossas casas, acabamos conhecendo lojas e empresas próximas. Além, é claro, da corrente de apoio para pequenos comércios que surgiu desde o início da pandemia e o lockdown. Também é preciso levar em conta a sensação de segurança que os estabelecimentos locais e familiares transmitem. Seja reconhecido, portanto, em sua região, aposte em parcerias com outras lojas e empresas do bairro, conheça mais empreendedores locais e descubra uma forma de vocês se apoiarem e fortalecerem mercados com criatividade.

E se você quiser transformar toda a comunicação de sua empresa para superar desafios, como um lockdown, e se adaptar aos novos tempos, conte com as soluções de internet, telefonia e segurança da WCS Conectologia. Entre em contato com nossos atendentes e saiba como e por onde começar todas as mudanças.

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