topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

O monitoramento de redes pode livrar sua empresa de ataques hackers

Artigo de quarta-1280x243 (1)

Em uma era digital vulnerável a ataques cibernéticos, antes de mais nada,  nunca foi tão importante fazer um adequado monitoramento de redes da sua empresa.

A cibersegurança não é apenas uma tendência de investimento, mas uma necessidade para manter a constância processual e os sistemas protegidos de possíveis invasões e roubo de dados.

Na tentativa de alterar, expor, destruir, desativar ou obter acessos não autorizados com técnicas de invasão sofisticadas, os ataques hackers sempre prejudicam diretamente os equipamentos, os registros, os dados sigilosos e informações privadas.

Sendo assim, resolver tais problemas requer uma preocupação constante com o monitoramento de rede. Essa estratégia de prevenção não necessariamente precisa envolver tanta intervenção dos funcionários de TI, chegando a esgotá-los. Para isso, a tecnologia de monitoramento surge como um grande ponto de apoio.

Leia:  3 Filmes essenciais para entender a Cibersegurança

A importância do monitoramento de redes contínuo

Primeiramente, o monitoramento contínuo de redes é uma prática essencial para detectar e responder rapidamente a atividades suspeitas e potenciais ameaças cibernéticas. Ao envolver análises constantes do tráfego de redes, é possível identificar anomalias e resolvê-las de forma imediata, reduzindo os incidentes.

A era digital possibilita que esse monitoramento utilize de tecnologias avançadas para auxiliar na cibersegurança das empresas e detectar rapidamente os padrões incomuns que indicam um ataque iminente.

Sendo assim, essa prática de monitoramento é vantajosa justamente por captar sinais de alerta em tempo real, garantindo que os profissionais de TI neutralizem a ameaça com mais assertividade e agilidade.

Em síntese, o monitoramento contínuo fornece dados valiosos para melhorar as políticas de segurança e de configuração da rede, assim, fortalece todo o esqueleto de segurança.

Leia também:  Você sabe como a cibersegurança pode ser fortalecida através da IA?

Firewalls: a primeira linha de defesa

Os Firewalls são uma das ferramentas mais fundamentais na proteção contra ataques cibernéticos. Eles atuam como barreiras entre a rede interna da empresa e as ameaças externas, filtrando o tráfego de rede e bloqueando acessos não autorizados.

O Firewall não apenas bloqueia entradas, como também impede invasões e as encontra em tempo real.

Na WCS, a solução Firewall é uma das mais indicadas para auxiliar empresas na prevenção contra ataques hackers e preservar a reputação da organização no que se refere a dados e segurança. A implementação dessa ferramenta é uma defesa direta contra malwares e demais ameaças, conferindo manutenção regular e aplicação de atualizações de segurança.

O Firewall, nesse sentido, não apenas bloqueia entradas, como também impede invasões e as encontra em tempo real.

Além de ser eficiente para o monitoramento dos dados que fazem parte do tráfego de rede, o Firewall da WCS também é uma solução que permite o controle da privacidade e, com isso, provê a conformidade legal das empresas.

Em outras palavras, ao evitar riscos de penalidades, também fortalece a imagem de maturidade digital da organização, um benefício para a qualidade de serviço e relacionamento com clientes, parceiros e investidores.

Vigilant: detecção e resposta rápida às ameaças

Em um cenário onde a vulnerabilidade digital é crescente, o Vigilant, uma solução baseada em IA recentemente lançada pela WCS Conectologia, se destaca como uma solução robusta para o monitoramento contínuo e a proteção da infraestrutura digital das empresas. Ao abranger uma série de tecnologias avançadas, essa plataforma proporciona um elevado grau de automação nos processos de identificação e bloqueio de ataques cibernéticos. O Vigilant é capaz de analisar, em tempo real, processos, conexões de rede, registros de sistema e comandos digitados, além de auditar logs de aplicação.

Mapeando de forma contínua todas as atividades no sistema operacional, o Vigilant detecta rapidamente qualquer atividade maliciosa ou tentativa de ataque, garantindo uma resposta ágil e eficaz para proteger os ativos digitais da empresa.

Portanto, essa capacidade de monitoramento e resposta automatizada não só fortalece a segurança, mas também libera os profissionais de TI para focarem em atividades estratégicas, aumentando a eficiência operacional e reduzindo o risco de esgotamento.

Por último, se você identificou a importância do Firewall e de uma plataforma como o Vigilant para os negócios, sabe que o gerenciamento, monitoramento e segurança da rede é crucial para a sustentabilidade e otimização do trabalho.

Para saber como a WCS consegue viabilizar essa implementação com todo o suporte necessário para sua empresa, entre em contato conosco!

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

7 Motivos para Escolher o PABX em Nuvem da WCS

Antes de mais nada, o PABX em nuvem WCS surgiu…

Custo de Cibersegurança vs. Custo de um Ataque: Por que Investir em Proteção é essencial?

A cibersegurança tornou-se uma preocupação central para empresas de todos…

O monitoramento de redes pode livrar sua empresa de ataques hackers

Em uma era digital vulnerável a ataques cibernéticos, antes de…

Insights Para Atrair E Fidelizar Clientes Com Um Wi-Fi Inteligente

Utilizar um Wi-Fi inteligente vai além de uma conexão de…

Modernize Sua Empresa Com o PABX Em Nuvem: Simplificando a Comunicação Corporativa

Imagine uma empresa onde cada departamento é uma engrenagem perfeitamente…

3 Filmes essenciais para entender a Cibersegurança

Em primeiro lugar, no cenário atual, a cibersegurança é um…