topo logo wcs

Transformação digital: principais desafios que estão ligados ao desempenho e a produtividade dos seus negócios

33393-Banner-Artigo-Transformacao-Digital-01

Hoje, completamente imersos na transformação digital, trabalhamos com ferramentas e soluções criadas para melhorar, avaliar e otimizar os processos dentro de uma organização.

Fundamentais e de extrema importância, estes recursos direcionam os gestores para que eles tomem decisões mais assertivas em relação à cultura organizacional da empresa, guiando ações e fornecendo as respostas necessárias para uma melhoria geral. O motivo é muito simples: manter o bom desempenho e produtividade das equipes.

A tecnologia é uma grande aliada das companhias, possibilitando aos líderes e equipes trabalharem soluções criativas que geram bons resultados, além de ganhar tempo em diversos tipos de tarefas, auxiliando as pessoas às mudanças e a tornar o dia a dia dos times ainda mais eficiente.

Fique conosco nesta leitura e veja como a transformação digital pode melhorar a produtividade dos colaboradores e gerar lucratividade para o seu negócio, além de entender como as soluções da WCS podem ser a peça-chave para uma imersão tecnológica.

Leia também: Como atrair mais clientes para meu negócio

8 vantagens que a transformação digital propicia à sua empresa

De fato, a transformação digital é uma realidade atualmente e as empresas que não aderirem a este conceito deixam de aproveitar benefícios interessantes.

Seja qual for o seu ramo de atuação ou o porte da companhia, é muito importante utilizar os recursos tecnológicos como aliados para otimizar os seus processos, assim como melhorar a experiência do cliente, obter uma redução de custos operacionais e resultados financeiros positivos.

Confira

  1. Aumento da eficiência dos colaboradores,
  2. Alta produtividade;
  3. Maior compartilhamento de ideias;
  4. Reconhecimento da marca, produto ou serviço;
  5. Melhoria no relacionamento com o cliente;
  6. Aumento das vendas;
  7. Tomada de decisões mais ágil e assertiva;
  8. Economia de recursos.

Essas e outras possibilidades podem ser adquiridas com a inclusão tecnológica no expediente da sua empresa.

Não deixe de ler: Tecnologias que vão impactar o mundo até 2030

Adotando novas tecnologias ao dia a dia da sua companhia

Nos últimos anos, as rotinas de trabalho foram adaptadas às novas tecnologias, impulsionando todas as áreas e segmentos à transformação digital, que agora é parte fundamental das empresas, e que está diretamente ligada aos cuidados dos colaboradores, da comunicação interna da companhia, dos setores de T.I, entre outros.

O principal objetivo da mudança é agilizar os procedimentos, aumentar a produtividade das equipes e tornar as atividades mais eficientes, permitindo aos profissionais trabalharem com mais liberdade.

A transformação digital pode ser vista como uma mudança estrutural nas companhias, ou seja, é um conceito que vai muito além da utilização de ferramentas e softwares de última geração.

Há necessidade de adaptação, e isso se torna maior em alguns setores específicos, como o de análise de dados, soluções para experiência do cliente e computação em nuvem.

Implementar a otimização de processos operacionais é um passo necessário e também uma tarefa difícil. Por isso, com o avanço das tecnologias, é preciso que o treinamento das equipes acompanhe o mesmo ritmo para que as operações funcionem como esperado.

Ofereça treinamento e conhecimento aos seus colaboradores para que a chance de erros nos processos seja menor, o que impacta positivamente na cultura do conhecimento, deixando-os mais seguros ao ter acesso a informações que podem ajudar na rotina do trabalho.

Isso motiva as pessoas, melhora o desempenho das equipes e consequentemente faz com que os indivíduos se mostrem mais dispostos a encontrar soluções em caso de problemas ou situações que necessitam de uma resolução inteligente.

Você pode se interessar por isso: Como levar sua empresa à Transformação Digital

Como a cultura empresarial é afetada positivamente com o advento da tecnologia?

Conforme citamos anteriormente, a transformação digital possibilita uma adaptação da cultura de uma organização, podendo mudar o cenário radicalmente, e para melhor! Dessa forma, para que os efeitos sejam positivos, certamente é necessária uma mudança de comportamento dos colaboradores.

Ou seja, o aprendizado e a aceitação dos novos procedimentos devem se tornar um hábito, sendo inserido no cotidiano aos poucos, com capacitação contínua das equipes.

Nesse sentido, vale a pena investir em pesquisas, treinamentos e atualizações, rodas de conversas, entre outras situações que podem cativar as ideias e torná-las acessíveis a todos os profissionais.

Indicação de leitura: Internet das coisas: o que é e como podemos usá-la?

O impacto da mudança na infraestrutura de TI da sua empresa

É certo que os produtos e serviços das empresas estão ficando cada vez mais personalizados, o que impacta positivamente na criação de oportunidades.

Desse modo, vale destacar que o setor de TI atua na sustentação dos sistemas que a organização utiliza. No contexto atual, em que diversos dispositivos estão sempre conectados, é interessante utilizar a abordagem da TI de um jeito inovador, como a inclusão da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, ou de outras estratégias.

A área de TI deve ajudar as companhias na elaboração de seus produtos e serviços, mostrando uma visão transformadora, e para isso, a infraestrutura local precisa ser bem aproveitada.

Passos simples como promover uma estação de trabalho mais produtiva, que possa ser escalável, segura, de fácil implementação e com melhor controle de custos já mudará o ambiente para melhor.

Nesse caso, quando o planejamento da infraestrutura para uma transformação digital no seu negócio for realizado, tenha em mente qual será a cadeia de serviços que o sustentará.

Trata-se de uma jornada que vai muito além de gerenciar a compra de computadores e notebooks corporativos, licenças dos sistemas utilizados ou sua integração.

Vale pensar na demanda por servidores, áreas de armazenamento, banco de dados, backup, assim como na segurança e na conectividade. Tudo isso deve ser planejado de acordo com a sua demanda e ser flexível para promover um crescimento ou desacelerar quando necessário.

A gestão deve optar pela melhor relação custo-benefício para que as empresas possam escolher soluções de infraestrutura que fazem sentido para a estratégia e para a sinergia do local.

Leitura indispensável: Fique por dentro de seis tecnologias que vão impactar o mundo até 2030!

As soluções da WCS vão levar sua organização a uma verdadeira transformação digital

Como você pode notar, a transformação digital nas empresas já começou e tem novos capítulos a cada dia que passa. O principal objetivo deste processo é trazer melhorias para os negócios, gerar mais eficiência à jornada de trabalho, centralizar e organizar as demandas e garantir a satisfação dos clientes.

Mantendo as áreas da sua companhia interconectadas, a economia de recursos e a oportunidade de tomar decisões mais ágeis e assertivas são benefícios tangíveis e que podem ser aplicados na rotina diária.

Invista em tecnologia para obter lucros e tornar as tarefas automatizadas. Por exemplo, se a gestão sente que há um gargalo no atendimento ao cliente e que isso deve ser melhorado, amplie seus canais de comunicação, utilizando nossas soluções de voz completas que trarão benefícios operacionais e vão reduzir custos com telefonia.

Se a sua empresa faz e recebe muitas ligações, uma ótima aquisição é o nosso PABX Virtual, que funciona como uma central telefônica moderna, sem fios e que pode ser utilizada sem problemas com a localização ou a distância dos colaboradores.

Se você busca mais segurança e estabilidade na sua internet, nosso Link Dedicado é a solução ideal, pois trata-se de modelo de conexão corporativa privada, protegida, com disponibilidade constante, alta velocidade e que vem com Anti-DDoS para proteger suas empresa de ataques cibernéticos.

Fale com os nossos especialistas e conheça mais detalhes sobre essas e outras soluções!

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…