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Como atrair mais clientes para meu negócio

13 09 21 WCS Blog Blog 3

Entender quem são os seus clientes e como conseguir ganhar espaço em um dos mercados mais disputados passou de um simples desafio para uma verdadeira necessidade nos dias atuais. As constantes transformações do mercado de varejo tornam o setor um dos mais competitivos da economia. E, a cada novo ciclo, todo o setor mundial, bem como os processos das organizações, são diretamente impactados.

Garantir a fidelidade de quem compra é um dos pontos principais para melhorar e manter as vendas em qualquer época do ano, mas principalmente agora, onde passamos a vivenciar uma infinidade de mudanças e adaptações. Segundo levantamento da consultoria Ebit|Nielsen, o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 impulsionou as compras on-line por todo o país, atraindo 13 milhões de novos consumidores, o que representa o aumento de 29% em relação aos anos anteriores. A região norte do Brasil foi a que mais ganhou novos compradores durante o período, representando sozinha um aumento de 4%.

O comportamento do consumidor mudou

Depois de mais de um ano e meio de isolamento social, podemos agora mentalizar um fim para todas as mudanças e começamos, de fato, a dar os primeiros passos em relação à normalidade das rotinas: de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 200 milhões de doses das vacinas já foram aplicadas em todo o Brasil até o momento. E, se pensarmos no tão falado “novo normal”, uma realidade cada vez mais sentida e vivenciada, é compreensível que os donos de empresas busquem rapidamente compreender quais mudanças nos hábitos de consumo vão continuar com o fim da pandemia e quais foram apenas passageiras.

Se pararmos para observar, as relações de consumo sofreram impactos extremamente evidentes em diversos setores. De norte a sul, a pandemia impôs restrição de circulação e até fechamento dos estabelecimentos, o que resultou na transformação da logística dos negócios, criou novos hábitos de compra e modificou principalmente as interações entre consumidor e empresa. Em uma pesquisa realizada pela VEJA INSIGHTS, percebemos que:

  • 87% dos consumidores estavam mais preocupados com o acesso às necessidades básicas, como alimentação;
  • 54% afirmaram consumir menos, concentrando-se apenas no essencial;
  • 32% aumentaram as compras em lojas on-line;
  • 52% reduziram a frequência de compras;
  • 33% passaram a consumir marcas de negócios locais.

Os hábitos de consumo também mudaram: 62% das pessoas passaram a comprar menos nas lojas físicas, em virtude do medo de contaminação, e 67% até afirmam que ir ao shopping se tornou algo desconfortável. Quanto ao futuro, entre 50% a 72% das pessoas afirmam que pretendem manter o mesmo nível e maneira de consumo, inclusive após o fim do isolamento social.

Alta do e-commerce

Somente nos primeiros sete meses deste ano, houve alta de 24,35% no faturamento e 15,76% nas vendas no e-commerce brasileiro. É o que nos mostra o relatório desenvolvido pela Neotrust Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). Em maio deste ano, o e-commerce representou 11,9% do comércio varejista restrito (que não conta veículos, peças e materiais de construção). Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, a participação do setor no varejo corresponde a 10,9%. Outro fator avaliado pelo MCC-ENET e que merece destaque revela que, no trimestre de abril a junho de 2021, 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

E-commerce mundial pode faturar US$ 3,4 trilhões em 2025

De acordo com relatório divulgado pela consultoria italiana Finaria e com divulgação da Forbes, as vendas globais no varejo de e-commerce chegarão a mais de US $2,7 trilhões em 2021, e espera-se que cheguem a US $3,4 trilhões em 2025. Com esse crescimento, as vendas ganharam mais espaço no varejo. E, se antes elas representavam apenas 10% de todo o valor de vendas globais, estima-se que até o final do ano esse número chegue a 17,5%. Se considerarmos a quantidade e a velocidade do progresso tecnológico, cada vez mais presente nas empresas, e a transformação digital da sociedade, as oportunidades de crescimento serão maiores.

Por que é importante atrair novos clientes?

Mesmo que sua empresa já trabalhe com uma base sólida de consumidores, novos compradores são essenciais para se consolidar no mercado e expandir seus negócios a médio e longo prazo. Mesmo que seu cliente seja fiel, é importante que você tenha certeza de que seus produtos e serviços são relevantes e convidativos para um novo público em potencial. Identificar possíveis gargalos e descobrir maneiras promissoras de divulgar a marca para novas pessoas pode ser o diferencial organizacional que faltava no seu negócio.

  • Aposte no Marketing Digital

Não é de hoje que o Marketing Digital tem se mostrado uma poderosa ferramenta para adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo. Estar presente no meio digital nunca foi tão necessário, mas não basta somente criar um perfil em alguma rede social, é preciso saber quais são as estratégias que melhor se adequam ao seu modelo de negócio.

  • Faça parcerias

Criar alianças estratégicas com empresas relacionadas — não concorrentes — pode ajudar a divulgar sua empresa para seus clientes. Procurar parcerias é uma boa alternativa para atrair novos clientes, oferecer produtos e serviços que se completam pode melhorar ainda mais a experiência do comprador, proporcionando benefícios exclusivos.

  • Ofereça diferentes condições de pagamento

Se você deseja aumentar as vendas e melhorar o seu fluxo de caixa, então é importante oferecer uma boa variedade de formas de pagamento para os clientes. Quando se oferta descontos para compras à vista ou prazos mais longos com juros justos, fica muito mais fácil para o cliente decidir levar a mercadoria e a empresa realizar uma venda.

  • Bom atendimento importa

O atendimento ao cliente é a porta de entrada de qualquer negócio. Ao oferecer a excelência no atendimento ao cliente, o público entende que você está pronto para responder da melhor forma. Existem atualmente inúmeras opções de atendimento, como telemarketing, e-mail e até as mídias sociais. O mais importante é sempre demonstrar comprometimento e cuidado, de fato, com o seu cliente.

  • Aposte na tecnologia

Desde uma conexão à Internet que não deixe sua empresa desconectada, até processos automatizados, encontre as ferramentas que podem mudar a experiência do seu cliente ao longo dessa jornada. Aqui na WCS Conectologia temos soluções que podem transformar a estrutura do seu negócio: se você busca para o seu negócio mais segurança e estabilidade, o nosso Link Dedicado é a solução ideal: modelo de conexão corporativa privada, muito segura, com disponibilidade constante e de alta velocidade. Leia aqui sobre as diferenças entre Link Dedicado x Banda Larga.

Agora, se você busca um ambiente digital totalmente protegido contra ameaças cibernéticas, nós temos a solução Anti-DDoS, indicada para conter e solucionar ataques virtuais, principalmente aqueles que são aplicados em alta escala.

A WCS Conectologia conta com experiência de mais de 20 anos no mercado corporativo, juntamente com a expertise de nossos profissionais e a qualidade dos serviços prestados, proporcionando aos clientes uma experiência única de conexão. Elaboramos e executamos projetos exclusivos e únicos, graças à metodologia de trabalho que tem foco na compreensão de cada empresa. Não importa qual seja a demanda do seu negócio, estamos aqui para te ajudar! Entre em contato e saiba mais.

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