topo logo wcs

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial para as operações do varejo em todo o mundo, remodelando a experiência do cliente e transformando o modo como as empresas de varejo operam.

Acompanhando este movimento natural de evolução dos processos, e consolidação dos mesmos, o advento da computação em nuvem, a cibersegurança robusta e o Wi-Fi inteligente estão se tornando componentes essenciais do setor de varejo para 2024.

Leia também: Como deixar o Wi-Fi da sua empresa inteligente

Computação em Nuvem: a nova onda do varejo

A primeira tendência é a computação em nuvem, que vem revolucionando a abordagem do setor de varejo em relação à manutenção e acesso aos dados, pois oferece uma variedade de soluções que ajudam a simplificar as operações e a fornecer melhores experiências ao cliente.
Um dos aspectos mais notáveis disso é o Backup em Nuvem.

A perda de dados pode ter consequências devastadoras para uma empresa – especialmente no competente e dinâmico setor de varejo. Um eficiente sistema de backup em nuvem facilita a proteção e a recuperação de dados, além de minimizar o tempo de inatividade das operações e reduzir a vulnerabilidade das informações comerciais.

O PABX em Nuvem é outra solução que promete transformar a forma como os varejistas se comunicam interna e externamente. Sistema de telefonia baseado na nuvem, a PABX oferece uma série de recursos, como chamadas de voz sobre IP, vídeo conferência, mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos – tudo operado a partir de uma única plataforma. Para um setor que depende fortemente da comunicação eficiente, as vantagens são claras.

Além disso, há uma variedade de outras soluções baseadas em nuvem que estão migrando para o setor de varejo. Ferramentas de gestão de estoque, processamento de pagamentos, software CRM e muitos outros serviços estão se aproveitando da flexibilidade, escalabilidade e acessibilidade da nuvem.

Não deixe de ler: PABX em Nuvem – Do surgimento aos avanços atuais

Cibersegurança: tecnologia para proteger o lado forte do varejo

Em um mundo cada vez mais digital, a cibersegurança tornou-se uma preocupação central para os varejistas. À medida que mais funções empresariais migram online, a vulnerabilidade a ataques cibernéticos aumenta.

Os ataques DDoS, em particular, têm sido cada vez mais frequentes. Essas investidas sobrecarregam o servidor de uma empresa com tráfego, tornando-o inacessível aos usuários legítimos. Para os varejistas, um ataque DDoS bem-sucedido pode resultar em perdas significativas de receita.

Em resposta a isso, as soluções de cibersegurança estão se tornando mais sofisticadas. As empresas estão adotando firewalls poderosos para prevenir invasões não autorizadas e mitigar os efeitos dos ataques DDoS.

Os processos de backups e recuperação estão sendo aprimorados para garantir a durabilidade dos dados. A proteção de endpoints também está se tornando uma prioridade para garantir a segurança dos dispositivos que acessam a rede corporativa.

Indicação de leitura: Como as empresas podem se prevenir de ataques hackers e proteger dados e clientes

Wi-Fi Inteligente: refazendo a relação com o cliente

A última grande tendência que veremos no setor de varejo é a do Wi-Fi inteligente. As empresas estão percebendo que o Wi-Fi gratuito não é apenas um benefício extra para os clientes – é um recurso poderoso que pode ser utilizado para aumentar as vendas e fortalecer a fidelidade do cliente.

Um sistema de Wi-Fi inteligente pode rastrear os hábitos de compra online dos clientes no local, fornecendo aos varejistas dados valiosos sobre seus interesses e comportamentos. Isso permite a criação de campanhas de marketing personalizadas que podem ser entregues diretamente ao dispositivo do cliente.

Também pode ser usado para melhorar a experiência do cliente no local. Por exemplo, pode ser usado para orientar clientes por lojas grandes, oferecer vouchers de desconto ou para fornecer informações adicionais sobre os produtos.

Em suma, as inovações em computação em nuvem, cibersegurança e Wi-Fi inteligente estão ajudando a redesenhar o território do setor de varejo. Como sempre, a habilidade dos varejistas de se adaptarem a estas tendências determinará quão bem eles poderão competir em 2024 e além.

Proteja seu site de maneira efetiva com a expertise da WCS Conectologia! Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como nós podemos ser o seu parceiro na defesa das suas redes.

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…