A pandemia causada pela Covid-19 gerou aprendizados e mudanças na vida de todas as pessoas ao redor do mundo. E tal impacto foi sentido principalmente no ramo empresarial. Segundo a última Pesquisa “Pulso Empresa: o impacto da Covid-19 nas empresas”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no final de julho, seis em cada dez empresas do país sentiram esses impactos negativos. Levando em conta o atual cenário que vivemos, muitos questionamentos vêm sendo feitos sobre qual será o futuro dos negócios no mundo pós-pandemia. Sua empresa está preparada?
A pandemia da Covid-19 e o processo de Transformação Digital
A migração para o mundo on-line já era uma realidade para muitas pessoas e, em consequência ao isolamento social, se tornou necessário, uma vez que, a maioria das empresas precisou se adaptar rapidamente ao modelo de trabalho home office. De acordo com estudos realizados pela consultoria International Data Corporation (IDC), 62,8% das organizações brasileiras empregaram um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável; 52,4% conectaram organizações e indivíduos, independente.
A pandemia acelerou entre dois e três anos os planos quinquenais das empresas para as áreas digitais. É o que aponta uma outra pesquisa, a Global Digital Trust Insights Survey 2021, da PwC Brasil. Foram ouvidos 3.249 executivos de negócios e tecnologia de 44 países, entre eles, 109 no Brasil. Tais estudos trazem à tona toda a complexidade dos processos de Tecnologia da Informação (TI) e toda a necessidade de se encontrar profissionais capacitados.
Um caminho sem volta
As consequências deixadas pela Covid-19 provaram que a transformação digital não é mais um diferencial, é essencial para a maioria dos negócios. Se em 2018 as empresas transformadas digitalmente representavam 13,5 trilhões de dólares do PIB nominal global, em 2023 elas irão representar 53,3 trilhões de dólares, mais da metade. Ou seja, é possível afirmar que, além de ajudar a tornar os processos de uma empresa mais eficientes, a transformação digital também foi uma poderosa ferramenta no enfrentamento à pandemia.
O Home Office chegou para ficar
O que até então era distante para alguns, acabou se tornando parte de sua realidade. Diversas empresas optaram por manter essa modalidade de trabalho, uma vez que perceberam que seus colaboradores conseguiram manter o nível de entregas, e até mesmo passaram a se desenvolver melhor em suas próprias casas.
Somente no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, o trabalho em casa foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia. E não importa se o negócio esteja funcionando totalmente no on-line, ou em modelo híbrido de serviço, é certo que os benefícios são diversos e puderam ser percebidos nos últimos meses.
Benefícios do home office para o colaborador
- Passar mais tempo com a família;
- Liberdade de horário;
- Menos estresse e perda de tempo no deslocamento.
Benefícios do home office para a empresa
- Redução de custos;
- Aumento de produtividade dos colaboradores;
- Diminuição de atrasos.
O comportamento do cliente mudou
Algumas empresas já compreenderam que os mercados estão sob mudanças e, com isso, se adiantaram para mudar o futuro. A relação com os clientes, principalmente, a curto e médio prazo, deve ser um ponto de atenção para quem quer continuar em pleno funcionamento, afinal, alguns hábitos chegaram para ficar.
É possível observar que, desde o ano passado, o consumo por meio de canais digitais foi impulsionado como nunca antes. Ficando mais tempo em casa, agora o consumidor tem outros interesses e necessidades. Seja em relação ao trabalho, à alimentação, à saúde física ou ao lazer, novos produtos e serviços devem surgir, em todos os segmentos, de forma a atender às demandas de consumo.
De olho no futuro
Depois de mais de um ano convivendo com mudanças e novos comportamentos, é hora de entendermos que nada será como antes e nos prepararmos para o futuro, tanto na vida pessoal quanto profissional. Por exemplo, empresas que até então nunca haviam pensado em atendimento virtual tiveram que se adaptar da noite para o dia. Por isso, ainda há muito que se aprender quando falamos de atendimento a distância: você pode melhorar a segurança de sua empresa na Internet, treinar suas equipes de atendimento, oferecer novos meios de pagamento e mais.
Uma das grandes apostas para o futuro dos negócios é o armazenamento em nuvem, sintoma da pandemia de Covid-19, que puxou o uso da computação em nuvem à medida que as empresas aceleraram suas Transformações Digitais. Por meio desta tecnologia, é possível acessar documentos de forma remota, de qualquer parte do mundo, sem precisar de espaço em discos rígidos ou equipamentos caros. O processo é 100% digital.
Segundo pesquisas da consultoria americana Gartner, até 2025 é esperado que até 85% de todas as empresas do mundo operem dentro da nuvem. Ter um sistema de gestão pela internet pode facilitar a administração de sua empresa, visto que todo o controle financeiro, entregas e muito mais pode ser conduzido de qualquer lugar do planeta, com a empresa aberta ou fechada por um lockdown.
Prepare seu negócio
Muitas adaptações devem acontecer ainda em 2021. E, independente da situação, as relações comerciais passaram por transformações permanentes. Mesmo com os diversos modelos de negócio e trabalho, é fundamental entendermos de uma vez que estar conectado não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade! Ter em seu negócio soluções que facilitam os processos pode ser a chave para reduzir custos e ganhar eficiência operacional.
O primeiro passo para não ficar para trás é investir na tecnologia certa e conhecer profundamente a sua empresa. Entender mais sobre a realidade do seu negócio ajudará a identificar quais problemas precisam ser resolvidos. Dessa forma, será mais fácil escolher a solução ideal. Por exemplo, se em suas análises você percebeu um gargalo no atendimento ao cliente, amplie os canais de comunicação, utilizando soluções de voz completas, para ganhar eficiência operacional e reduzir custos com telefonia. Afinal, nós sabemos o quanto esse serviço ainda é fundamental para empresas de todos os tamanhos e segmentos, para quem faz e recebe muitas ligações, a melhor saída é uma central telefônica moderna. Baixe gratuitamente e descubra as principais vantagens do PABX Virtual.
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