Tendências para 2021: Tecnologia da Informação

Mais um ano vem chegando e com ele as especulações do mercado sobre o que estará em alta. E se você é como nós, que adora acompanhar novidades, saiba que é hora de conferir as tendências para 2021 no setor de Tecnologia da Informação. Afinal, todas essas inovações podem impactar os mais diferentes setores de produção.

A tecnologia está sendo cada vez mais abraçada, seja para agilizar fluxos simples ou entregar experiências totalmente diferentes aos clientes. As empresas já compreenderam que é importante acompanhar as tendências para 2021 tanto para superar os desafios contemporâneos, quanto os que estão por vir nos próximos meses.

Quer saber quais novidades podem transformar a comunicação do seu negócio? Continue a leitura e venha descobrir as principais tendências do mercado de tecnologia da informação.

Como foi 2020?

Antes de iniciar as tendências para 2021, vamos relembrar o que aconteceu no ano em que ainda estamos. Com todas as turbulências da pandemia, a tecnologia acabou se tornando o centro de nossas vidas, como nunca havia acontecido. E foi, então, que muitas pessoas perceberam o quanto ela é fundamental no dia a dia.

Quem passou a trabalhar em casa, por exemplo, percebeu como a internet residencial fica lenta quando mais precisamos, principalmente se há milhares de usuários sobrecarregando a rede ao mesmo tempo. Outros serviços, como aplicativos de entrega de comida, também sofreram com acessos simultâneos, especialmente em datas comemorativas. E em meio a tudo isso, ainda lidamos com os ciberataques, que ganharam destaque ao longo do ano.

Sendo assim, dentre as tendências para 2021, encontramos alguns tópicos que devem nos ajudar na adaptação ao novo normal que estamos vivenciando — afinal, o nosso comportamento já foi transformado e agora a melhor saída é atualizarmos os negócios para outros tempos.

E quais as tendências para 2021?

Se podemos tirar uma lição dos últimos meses é que o mundo não pode parar. Mesmo com dificuldades e adaptações, em 2021 precisaremos — e muito — da tecnologia no nosso dia a dia. O mercado já compreendeu que as infraestruturas dedicadas à TI precisam estar mais alinhadas e velozes do que nunca para absorver uma enorme demanda de serviços, que anteriormente eram apenas físicos.

Posto isso, vamos conhecer as tendências para 2021?

Automação da cadeia de negócios

Os negócios digitais estão crescendo em ritmo acelerado e isso exige mais agilidade e eficiência com os resultados que são entregues aos clientes. Por isso, automatizar e integrar, de ponta a ponta, a produção e o atendimento será essencial para as empresas que querem se manter em alta. E isso pode ser realizado com várias das inovações que conheceremos ao longo do texto.

Time de especialistas

Todas as transformações digitais começam com pessoas. E se a sua empresa ainda não compreendeu isso, está na hora de formar times de especialistas, principalmente, na área de TI. Os profissionais qualificados estão em falta no mercado e, quem sofre com isso, são os negócios que não se preparam com antecedência. Antes de qualquer nova estratégia, vale rever se você tem colaboradores em sintonia com as tendências para 2021 — isso impacta diretamente os resultados e experiências dos clientes.

Social Business

Outro direcionamento que já chama a atenção do mercado é o relacionamento entre empresas e consumidores. A ideia central dessa prática é otimizar a forma como o cliente se comunica com uma marca, seja por meio de experiências personalizadas, atendimento rápido, chatbots ou marketing automatizado, de forma que seus desejos sejam cuidados da melhor forma.

Big Data

O Big Data, que trata e analisa grandes conjuntos de dados, já não pode ser chamado exatamente de tendência por fazer parte da realidade de diversas empresas. Contudo, espera-se uma grande expansão e reforço nas tomadas de decisões, principalmente, em conjunto com Business Intelligence. E vale mais uma vez reforçar a necessidade de profissionais especialistas no assunto: isso gera melhores soluções e reduções de custos.

Business Intelligence

A inteligência de negócios, que costuma atuar ao lado do Big Data, diz respeito ao processo de coleta, análise, compartilhamento e monitoramento de dados. Tudo isso para que a gestão de uma empresa possa ser feita com base em informações reais. Se o seu negócio está passando por uma transformação digital, atenção, a BI pode ajudar na tomada de decisões mais rápidas e assertivas.

Segurança da Informação

E com tantas informações on-line, uma das tendências para 2021 é a ampliação dos sistemas de segurança. Afinal, quanto mais pessoas conectadas, mais se torna necessário proteger os dados desses usuários — principalmente agora que a LGPD é uma realidade. E se tudo isso parece ainda confuso, conte com nossos especialistas e se prepare de forma mais segura para o próximo ano.

Armazenamento em nuvem

Mais uma tendência para 2021 são as ferramentas de cloud computing. Essas soluções em nuvem podem ser utilizadas por empresas de qualquer segmento ou tamanho e oferecem muito mais segurança para o armazenamento de dados, sem necessitar de mídias físicas. Outra vantagem é o fácil acesso: todas as pessoas autorizadas podem obter as informações guardadas, a qualquer hora e em qualquer lugar. Conheça a solução Cloud + da WCS e descubra como é acessível trabalhar com armazenamento storage.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet of Things, conceito original, já é uma realidade, mas seguirá sendo novidade até se popularizar. Estamos falando de objetos inteligentes que podem facilitar nossa rotina no trabalho, em casa ou mesmo nos momentos de lazer. Assistentes virtuais, controles automatizados e mais: como será que a sua empresa e seus clientes podem se beneficiar com essas tendências para 2021?

5G

Quando a Internet das coisas entra em pauta, precisamos falar de 5G. Bastante comentada, a quinta geração da internet móvel está começando a ser testada por aqui — algumas operadoras, inclusive, prometem o serviço nos próximos meses. Com cada vez mais dispositivos conectados, é bem provável que nossa atual rede 4G não suporte a demanda. Por enquanto, acompanhamos as alterações que devem ser feitas nas estruturas presentes.

Inteligência Artificial (IA)

Saída diretamente dos filmes de ficção científica, a Inteligência Artificial já está entre nós. Hoje é usada para facilitar a execução de grandes projetos, mas, em breve, como é uma das tendências para 2021, poderá ser usada por muitas outras áreas da TI: na análise de dados e tomada de decisões embasadas ou na criação de sistemas autônomos, como robôs e aplicativos.

Realidade aumentada

Assim como a IA, a realidade aumentada também parece ter vindo do futuro, mas é atual — o código QR, por exemplo, usado até em programas de televisão, faz parte dessa tecnologia. Uma das tendências para 2021, contudo, é que seu uso cresça ainda mais, uma vez que várias empresas já estão usando-a para fins comerciais. Lembra-se do refrigerante que criou histórias natalinas a partir de realidade aumentada em suas latas?

Internet dedicada

Por fim, precisamos lembrar que todas essas tendências para 2021 caem por terra se a sua empresa não tiver uma conexão de internet estável, veloz e segura. Então, aqui vai a nossa dica final: invista em um link dedicado. Também conhecido como IP dedicado ou internet dedicada, esse é um modelo de conexão corporativa, muito segura, que entrega disponibilidade constante e toda a velocidade contratada.

Na WCS Conectologia elaboramos projetos personalizados, com tudo o que a sua empresa precisa para ficar mais conectada. Além disso, oferecemos combos com soluções de internet dedicada, telefonia e muito mais — por um preço que se encaixa no seu orçamento. Entre em contato com nossos consultores e transforme o seu negócio.

E então, o que você achou das tendências para 2021 no setor de Tecnologia da Informação? Acrescentaria mais alguma? É fundamental acompanhar todas as novidades e descobrir as melhores formas de relacionar a sua empresa com esses lançamentos. Afinal, o mundo está se transformando e não é mais possível ficar para trás quando o assunto é tecnologia ou comunicação.

Compartilhar
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossos especialistas
Preencha os campos abaixo para que um de nossos especialistas entre em contato com você.