Link dedicado: o que é e como funciona?

Vivemos em um mundo que está cada vez mais conectado. Conectado para negociar, aprender, descobrir, conversar. Por isso, é impossível aceitar uma conexão que não seja rápida e estável, não é mesmo? Um minuto off-line pode fazer a diferença, então, queremos saber: você já conhece o link dedicado?

Toda organização deve estar preparada para atender seus consumidores de forma ágil e segura. Além disso, é necessário também contar com uma estrutura que suporte a transmissão de infinitas informações, como arquivos, aplicações, documentos e muito mais. Para isso, você pode contar com o link dedicado. Continue a leitura do texto e tire todas as suas dúvidas sobre essa solução.

Vamos lá?

O que é link dedicado?

O link dedicado é um modelo de conexão corporativa privada, muito segura, com disponibilidade constante e de alta velocidade. A velocidade, aliás, é um dos grande atrativos dessa solução, pois, é bem maior que de outras opções que encontramos hoje no mercado.

Qual a diferença do link dedicado para a banda larga?

Toda conexão de rede se baseia na troca de informações entre servidores, mas existem formas diferentes. Com muita facilidade, o link dedicado é confundido com a conexão de banda larga, porém, há algumas diferenças entre os dois: a banda larga usa infraestrutura de rede compartilhada, ou seja, um cabo de fibra óptica é ligado a mais de um estabelecimento. Por isso que a conexão oscila constantemente.

Ao contrário, o link dedicado funciona com dois canais exclusivos, entregando uma conexão com mais estabilidade e usabilidade. É como se o usuário tivesse um caminho exclusivo para transmitir suas informações. O IP dedicado também entrega inteiramente a velocidade estipulada em contrato. Por exemplo, se você contrata 1GB, 1GB de upload e download chegará ao seu trabalho.

Outra diferença interessante está no funcionamento dos IPs. Na conexão de banda larga, os IPs são criados logo de início e ficam hospedados no servidor da operadora. Já com link dedicado você pode ter uma quantia de IPs exclusivos, com a possibilidade de criar serviços de criptografia e contar com uma conexão ainda melhor.

Ainda há outra distinção interessante entre link dedicado e banda larga: por ter um perfil exclusivo, a internet dedicada pode ser reparado em muito menos tempo caso haja um problema ou uma indisponibilidade. Se a sua empresa não pode parar, fica claro que essa é a melhor opção de conexão, certo?

Quando escolher o link dedicado?

Pensando rapidamente, como acabamos de dizer, a internet dedicada é uma ótima possibilidade para o seu negócio. Mas para esclarecer algumas dúvidas que você ainda possa ter, vamos apresentar outros benefícios e te ajudar a compreender se é hora de escolher essa solução.

Demanda

O primeiro passo é conferir a demanda de rede. Sua empresa precisa de uma internet ativa, estável e veloz para funcionar com eficiência? Então, o link dedicado é mesmo a melhor opção. Se problemas de conexão podem prejudicar a entrega dos colaboradores ou mesmo atrapalhar a experiência de seus clientes, está na hora de reavaliar sua estrutura.

Quantidade

Para contratar um link dedicado, você também pode analisar quantos dispositivos ficam conectados na sua empresa ao mesmo tempo: computadores, smartphones, notebooks e muito mais. Um escritório com até 20 colaboradores, por exemplo, trocando e-mails e executando outras tarefas simples, pode escolher uma conexão de 10MBps.

Escalabilidade

Há também as empresas que precisam contar com uma rede de internet escalável, ou seja, preparada para sobrecargas de acesso. Qualquer falha nesse sentido pode fazer com que você perca oportunidades de negócio. Não se preocupe mais com sistemas lentos ou indisponíveis.

A internet dedicada pode evitar a queda do servidor. Percebeu que está havendo um aumento de tráfego? Entre em contato com o provedor e acione um aumento na banda, o que pode ser feito rapidamente. Também há a opção de se contratar um IP dedicado de contingência, que funcionará quando o link principal ficar sobrecarregado. Tudo para que você não fique sem conexão.

Por que o link dedicado é importante para empresas?

Como já dissemos aqui no texto, o link dedicado entrega uma conexão muito mais estável para as empresas. E isso é fundamental para os negócios que precisam de disponibilidade contínua. Por exemplo, imagine a central de um e-commerce ficando off-line o dia todo. Tem como mensurar esse prejuízo?

Estabilidade

A estabilidade é uma das principais vantagens de se trabalhar com link dedicado. Ele praticamente não sofre com instabilidades, como a banda larga, por operar com caminhos exclusivos para o envio e recebimento de dados de seus usuários. Normalmente, os links dedicados entregam 99% de disponibilidade.

Performance

Por não precisar compartilhar a conexão com ninguém, sua empresa terá mais segurança para trabalhar. Sabe aquele momento do dia que a banda larga fica sobrecarregada e oscilando? Seus colaboradores nunca mais terão a performance comprometida por conta disso. O link dedicado melhora até mesmo os resultados do seu negócio.

Velocidade

Mais uma vantagem do link dedicado é a simetria de velocidade entre upload e download. Nesse caso, um não interfere no outro e ambos podem acontecer simultaneamente, sem interposição. Vale o destaque, pois, hoje em dia enviamos e recebemos dados o tempo todo, não é mesmo?

Controle

É bom provável que na sua empresa existam setores que precisam mais da internet do que outros, certo? Com o link dedicado é possível, por meio de um painel de controle, criar um uso otimizado dentro da organização. Por exemplo, você pode limitar o tráfego de informações de alguns colaboradores para aumentar o de outros.

Segurança

O IP fixo é um ponto interessante para a segurança e o controle da sua empresa: o link dedicado oferece a possibilidade de um exclusivo para o usuário. Ou seja, o IP não se altera mesmo quando a conexão é reiniciada. Já com a banda larga, o IP é trocado toda vez de forma automática.

Monitoramento

As empresas provedoras de link dedicado, continuamente, monitoram a conexão dos clientes, sempre preparadas para agir caso aconteça alguma dificuldade ou sobrecarga. Com isso, logo nas primeiras oscilações, sua conexão poderá ser restaurada, o que minimiza riscos e acabar com as chamadas técnicas para pedir ajuda.

Reparo

Se você não pode ficar um minuto sem conexão, com certeza, o IP dedicado é a melhor opção para o seu negócio. Isso porque em caso de qualquer problema a internet dedicada pode ser retomada muito mais rapidamente que a banda larga. Afinal, essa solução é um serviço corporativo e que exige resoluções ágeis.

Como o link dedicado pode ser usado na minha empresa?

Ainda está incerto sobre o valor do link dedicado para a sua empresa? Listamos alguns dos principais pontos onde essa conexão faz toda a diferença: gerando acesso à internet para provedores de rede e redes corporativas; permitindo a transferência, com agilidade, de grandes volumes de dados; executando canais corporativos, como intranet ou extranet; realizando chamadas, transmissões de vídeo ou videoconferências e hospedando sites e outros sistemas.

Como é o link dedicado da WCS Conectologia?

Elaboramos e entregamos redes corporativas, com link dedicado, para as empresas que precisam mitigar riscos, ganhar eficiência operacional, velocidade de comunicação, reduzir custos e também assegurar a continuidade de seus negócios. Ou seja, toda a tranquilidade que você precisa para trabalhar com ótimo desempenho no dia a dia.

Nossa solução IP On, por exemplo, utiliza um dos mais modernos protocolos de roteamento para encontrar o menor trajeto possível, com o menor tempo de tráfego de rede. Isso eleva a disponibilidade e a qualidade dos serviços transmitidos, colaborando com a resolução rápida de problemas. Também garantimos a entrega de 100% da banda simétrica, com velocidade igual de upload e download.

Saiba porque a WCS é ideal para a sua empresa

Atuando há mais de 20 anos no mercado corporativo, entregamos inovação, liderança e integridade em todos os negócios. A qualidade dos serviços prestados e a expertise de nossos profissionais proporcionam uma experiência de conexão sem igual. Descubra o equilíbrio entre qualidade, velocidade e transparência. Na WCS você conta com:

  • múltiplas conexões à internet, nacionais e internacionais;
  • menor tempo de restabelecimento de transmissão do mercado;
  • monitoramento on-line com ferramentas de última geração;
  • disaster recovery, presente em datacenters localizados estrategicamente;
  • alta confiabilidade do serviço, garantida em contrato;
  • fornecimento de IPs fixos e registro de DNS;
  • backbone próprio em fibra óptica e radiofrequência;
  • Centro Nacional de Operações de Rede (NOC), com atendimento 24 horas;
  • suporte às necessidades atuais e flexibilidade para futuras expansões;
  • outorga da ANATEL (SCM & STFC).

Agora que você já compreendeu todos os benefícios de se trabalhar com link dedicado, chegou a hora de escolher qual solução melhor se encaixa no seu negócio, não é mesmo? Na WCS Conectologia há diversas opções de velocidade, combos sob medida e muito mais. Entre em contato com nossos especialistas e transforme sua comunicação corporativa!

Compartilhar
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossos especialistas
Preencha os campos abaixo para que um de nossos especialistas entre em contato com você.