Transformação digital: como impacta a minha empresa?

Transformação digital não é um conceito para o futuro: é o processo de resolver problemas contemporâneos com soluções digitais. Sabe aqueles desafios que aparecem todos os dias e estão relacionados ao desempenho e à produtividade da sua empresa? Então, é exatamente sobre eles — e sobre as mudanças — que queremos conversar.

Tem pensado em atualizar a estrutura do seu negócio? Continue a leitura do texto e descubra porque e como começar uma transformação digital ainda neste ano.

O que é transformação digital?

Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, a transformação digital não é apenas para empresas de tecnologia ou setores de TI. Na verdade, esse é um desafio para todas as organizações que foram criadas antes da utilização da internet. Muito do que acontecia há 10 anos, já não faz mais parte do nosso dia a dia. Aliás, os últimos meses estão aí para confirmar o que estamos apresentando, não é mesmo?

Mas mudar é possível, e adaptar-se é mais do que necessário. A transformação digital, então, é se apropriar de tecnologias que podem melhorar o funcionamento da sua empresa, começando por alterações estruturais, quando as soluções digitais passam a realmente fazer parte das estratégias de atendimento.

E isso leva um tempo, é normal, e demanda o investimento de recursos, independentemente do tamanho da empresa. O mais comum é que a transformação digital seja implementada por meio de um programa, passo a passo, dividido por etapas de adaptação. Só esse começo já é um enorme desafio.

Transformação digital e a sociedade

Quando falamos sobre o resultado da transformação digital em relação à sociedade, fica mais fácil compreender o quanto é importante que a sua empresa acompanhe as mudanças que o mundo enfrenta. Na verdade, é só refletirmos como a tecnologia está transformando o nosso dia a dia e como o comportamento dos consumidores está diferente.

A Geração Z, por exemplo, que diz respeito aos jovens nascidos em meio à década de 90, já representa grande parte dos consumidores. Essa galera está totalmente acostumada com a tecnologia e, ao mesmo tempo, tem responsabilidade social e preocupa-se com flexibilizações na rotina. Será que a sua empresa está preparada para atendê-los?

O volume de informações às quais temos acesso não para de crescer e, cada vez mais, queremos soluções rápidas e eficientes. Sem falar da concorrência, que também aumenta todos os dias. Por isso, mostrar que seu negócio dá valor à experiência dos usuários é fundamental para alcançar o sucesso com mais vendas.

Como começa a transformação digital?

A transformação digital, efetivamente, faz parte de um processo ainda maior, conhecido por progresso tecnológico. Dentro dele, encontramos elementos principais — sendo a transformação digital, portanto, a última etapa. Vamos conhecer um pouco mais de todo esse desenvolvimento e refletir como iniciar aí na sua organização?

Digitização

O primeiro passo, chamado de digitização, é a etapa de transferir informações analógicas para formatos digitais, ou seja, transformar toda aquela papelada que foi guardada ao longo dos anos em arquivos eletrônicos. Além de ser muito fácil de organizar, os dados ficam mais protegidos. Caso esteja nessa fase, confira nossa solução Cloud + e descubra como funciona o armazenamento storage.

Digitalização

A digitalização já envolve mudanças mais palpáveis na estrutura de uma organização. É nessa etapa que discute-se sobre Firewall, Wi-Fi personalizado, internet de qualidade e muito mais. Saiba que a WCS possui diversas soluções para te ajudar nesse momento tão importante da transformação.

Transformação digital

Por fim, voltamos ao nosso assunto principal. Quando sua empresa já estiver digitalizada, é hora de descobrir novas soluções e oportunidades de mudar padrões, superar barreiras e muito mais. Continue a leitura para conhecer alguns exemplos transformadores e começar agora mesmo a modificar seu negócio.

Digitização > conversão
Digitalização > processo
Transformação digital > efeito

O que envolve a transformação digital?

Já dissemos anteriormente que esse assunto não cabe somente aos profissionais de TI: é importante que toda a empresa seja abrangida. A responsabilidade sobre a gestão da transformação digital, por exemplo, deve começar com os líderes, para que, a partir de cima, seja dissipada entre todos os colaboradores e suas decisões.

Cultura

A transformação digital é também sobre a forma como adaptamos a cultura de uma empresa e abraçamos novidades tecnológicas. Sendo assim, os processos e mudanças precisam passar ainda pelo comportamento de quem ali trabalha. O hábito do aprendizado e da adaptação, portanto, precisa estar inserido no cotidiano. Invista em pesquisas, treinamentos, conversas e o que mais for necessário para que todos estejam prontos.

Gestão

A cultura da empresa ainda está conectada à forma como tudo é administrado. Para um processo de transformação digital, você vai precisar, então, avaliar diversas situações, até mesmo como a criação de novas funções e responsabilidades. Os departamentos de marketing e vendas, por exemplo, podem passar a trabalhar juntos.

Processos

Por fim, vamos falar sobre os processos operacionais — aqui também há mudanças vantajosas para a sua empresa. Todos os trabalhos poderão ser realizados de forma mais simples e ágil, o que motiva, inclusive, seus colaboradores. Os setores poderão se tornar mais integrados, a comunicação ficar mais veloz, orientações mais claras, tarefas automatizadas e, ainda, decisões poderão ser tomadas com base na análise de dados e informações. Parece perfeito, não é mesmo?

Negócios

A transformação digital impacta também na forma como uma empresa faz negócios. Como citamos a sociedade e suas experiências anteriormente, aqui reforçamos que os consumidores esperam que novas práticas e ofertas partam das organizações. Você vai precisar pensar em crescimento e presença digital, para alcançar outros públicos; desenvolvimento de novos produtos, até mesmo personalizados; e serviços compartilhados, com conexão entre o mundo físico e o digital.

Tendências

Big data, realidade virtual, inteligência artificial: todas essas tendências, que já são reais, podem fazer parte da transformação digital da sua empresa. Você consegue monetizar dados, criar soluções mais práticas, analisar informações em tempo real, oferecer experiências novas ou divulgar sua marca em outros canais. Não se esqueça de manter-se atualizado com tudo o que acontece nesse mundo digital, hein?

Quais os principais desafios da transformação digital?

Se você leu “transformação” e pensou em “desafio”, de certa forma, tem razão. Todo grande processo nos apresenta obstáculos a serem superados. E a falta de vontade, provavelmente, é o primeiro deles. Os líderes do seu negócio devem tomar a iniciativa de tirar as ideias do papel e desenvolver um projeto para que a empresa se adapte ao momento em que vivemos. Afinal, as mudanças precisam partir de algum lugar.

Outro desafio bastante comum é em relação a dificuldades técnicas. Ainda faltam profissionais qualificados para desenvolver projetos grandes e transformadores, principalmente nos setores de TI, que estarão no centro das mudanças. Nesse caso, vale a pena investir em colaboradores mais preparados ou treinar quem já faz parte da organização — o que nos leva de volta à conversa sobre a cultura da empresa.

A cultura empresarial é fator determinante quando o assunto é desenvolvimento ou desistência. Muitos costumes rotineiros precisarão ser digitalizados e adaptados. Talvez esse seja o obstáculo que mais vai demandar tempo durante uma transformação digital.

Também precisamos listar a segurança como um desafio. Quando a empresa lida com dados privados, informações bancárias e mais, todo o cuidado durante a transformação digital é pouco. Mas, por fim, a cautela será recompensada com um sistema muito mais prático e garantido. Vale lembrar que todos os dados e históricos da organização deverão ser unificados digitalmente para facilitar o acesso quando for necessário.

Por último, podemos citar os investimentos. Mesmo que tudo pareça um processo muito custoso, os benefícios da transformação digital serão percebidos a curto, médio e longo prazo. Ou seja, essas mudanças vão impactar totalmente o presente e o futuro da sua empresa, então, não há preço que pague, certo?

A transformação digital, portanto, é um processo demorado e complexo, sejamos sinceros, mas também fundamental para a manutenção e crescimento das empresas. Todas as decisões e negócios poderão ser melhorados. E não falamos apenas de tecnologia, mas também de estratégias e comportamentos. Preparado para modificar seu negócio? Entre em contato com os especialistas e saiba como a WCS Conectologia pode te ajudar.

Compartilhar
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossos especialistas
Preencha os campos abaixo para que um de nossos especialistas entre em contato com você.