A palavra e-commerce já faz parte da nossa rotina e diz respeito ao comércio eletrônico, ou seja, as vendas que são realizadas em uma plataforma virtual — seja pelo próprio fabricante ou por um revendedor, como vamos conferir mais adiante.
Os três primeiros meses de isolamento social em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, fez com que o e-commerce crescesse o que estava previsto para até 2023. Ou seja, foram três anos em três meses. Isso é mais do que uma prova de que o mundo on-line se tornou necessário para os novos tempos. E não importa qual o segmento da sua empresa: há uma forma de conseguir mais clientes na internet.
Tais mudanças no comportamento dos consumidores fez com que diversos negócios, até mesmo os mais tradicionais, se adaptassem aos desafios que chegaram. Por isso, vale a pena compreender como um e-commerce pode ser importante para a sua empresa. Continue a leitura e tire, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
O que é um e-commerce?
O e-commerce se refere a qualquer tipo de transação comercial com a ajuda de uma ferramenta on-line, ou seja, é o comércio eletrônico que citamos acima. Toda compra ou venda feita na internet é um e-commerce, de forma resumida. E se você acha que isso é apenas um site, venha compreender como o conceito é muito mais amplo.
Também faz parte do e-commerce outras automações, como controle de estoque, gestão de vendas e finanças, marketing, atendimento ao cliente e mais. Ou seja, o comércio eletrônico integra e agiliza muitos setores de um negócio. Há ainda a integração entre diferentes empresas se levarmos em conta as administradoras de pagamento, transportadoras e etc.
Qual a diferença para loja virtual?
Para entender melhor como um e-commerce pode ajudar sua empresa, é importante analisar a diferença desse para uma loja virtual. Na verdade, a diferenciação está no que cada um significa. A loja virtual é o portal de vendas propriamente dito, enquanto que o e-commerce é tudo o que envolve a negociação on-line. Ou seja, a loja virtual é uma das partes do comércio eletrônico.
E qual a diferença para marketplace?
O marketplace, na verdade, é uma grande loja virtual que abre espaço para que diversas marcas vendam seus produtos em um mesmo lugar. Nesse caso, a loja virtual não é do fabricante que está anunciando, mas da plataforma, assim como a responsabilidade pelos processos de venda, cobrança, entrega e mais. Para lojistas, então, a ideia do marketplace é interessante por facilitar o processo de comércio eletrônico.
E-commerce é B2B ou B2C?
A resposta correta é: podem ser os dois. O E-commerce B2B, ou Business to Business, é usado por empresas que vendem, principalmente, para outras empresas. Quem atua com máquinas ou insumos, por exemplo, pode se aproveitar de um comércio eletrônico B2B. A diferença, nesse caso, é que o sistema de vendas, entregas, impostos e valores poderá ser mais complexo por conta dos produtos.
Já o e-commerce B2C, para consumidores finais, é a modalidade que mais conhecemos. E aqui não há limites: você pode vender roupas, móveis, acessórios, livros, produtos de beleza, alimentos, eletrônicos, papelaria e o que mais encontrar em seu estoque. Por ser mais comum — e mais barato, em alguns casos — esse é o tipo de comércio eletrônico que vem crescendo no Brasil.
Também vale falarmos sobre o e-commerce de digitais. Afinal, o comércio eletrônico não vive apenas de produtos físicos, certo? Nesse caso, os artigos vendidos ou alugados, geralmente, são informativos: e-books, cursos virtuais, jogos, assinaturas de revistas e mais. Aqui as empresas vendedoras podem não se preocupar com entrega ou estoque, mas é necessária uma maior proteção para que os produtos não sejam copiados ou distribuídos sem autorização.
Quais as vantagens de ter e-commerce na empresa?
A explosão das vendas on-line fez com que diversos gestores passassem a pensar no comércio eletrônico como uma nova estratégia de vendas, mas, ainda assim, há quem fique em dúvidas se vale a pena apostar na modalidade. Por isso, vamos conferir as principais vantagens das negociações feitas na internet.
Praticidade para os clientes
Começando pelo ponto mais comentado sobre o assunto: praticidade. O ambiente digital permite que seus consumidores comparem os preços e as características dos produtos e, quando interessante, realizem uma compra em poucos minutos, sem precisar levantar da cadeira ou soltar o smartphone. Ou seja, a internet amplia absurdamente sua carteira de clientes.
Criação de anúncios
Os anúncios virtuais de uma empresa conseguem atingir facilmente um grande número de consumidores em potencial. Além disso, as promoções podem ser divulgadas em tempo real e você nem precisa se preocupar em criar panfletos ou outras mídias físicas quando decidir baixar os preços dos seus produtos.
Informações e resultados
O e-commerce, por ser digital, também entrega informações e resultados mais rápidos e precisos. Você pode acompanhar suas vendas e seu estoque sem fazer muito esforço e em poucos segundos. Quantas pessoas acessam seu site, quanto tempo ficam, quais produtos são mais visualizados e muitos outros dados poderão ser analisados diariamente.
Atendimento contínuo
Outra das grandes vantagens do comércio eletrônico é que a internet nunca fecha. Seus produtos poderão ser vendidos todos os dias e a qualquer hora. E não será necessário gastar nada a mais por isso. Inclusive, o atendimento ao cliente poderá ser realizado fora do horário convencional se você contar com sistemas automatizados, como chatbots — recentemente, fizemos um post sobre o assunto, acompanhe também nossas redes sociais para não perder nenhuma dica.
Sem limite de distância
Assim como o horário, outro benefício do e-commerce é que na internet não há fronteiras. Seus consumidores poderão estar do outro lado do país enquanto escolhem produtos — desde que você esteja preparado para entregar naquela região, é claro. Além disso, mesmo a distância, os interessados podem conferir os artigos em detalhe, como marca, funcionalidade, cor, tamanho e muito mais.
Experiência personalizada
O comércio eletrônico também permite que as empresas acompanhem o perfil e os interesses de seus consumidores com base em dados e análises. Por exemplo, você pode nutrir seus clientes com e-mails que informam promoções de produtos que eles já compraram anteriormente ou demonstraram interesse em adquirir.
Quais dicas posso aplicar no meu e-commerce?
O comércio eletrônico entrega vantagens para as mais diversas empresas, mas, em troca, exige certo cuidado e muita organização. Qualquer desatenção pode criar um cliente insatisfeito em poucos minutos. Por isso, preparamos algumas dicas para que o seu e-commerce faça muito sucesso!
Planejamento
Parece ser simples cuidar de um e-commerce, ainda mais com diversos processos automatizados. Mas a realidade não é bem assim. Você vai precisar de um plano de negócios bem completo e analisar dados e mais dados. Público, concorrência, lucros, sistema de entrega e muitas outras coisas devem estar contempladas nessa planificação. Caso sua loja virtual esteja vinculada a uma loja física, vale entender que os processos de venda e comunicação nem sempre serão iguais.
Infraestrutura
Vender na internet pode ser muito mais barato do que manter uma loja física, mas nem por isso você não precisa se preocupar com infraestrutura, combinado? Será necessária uma boa plataforma de e-commerce, layouts personalizados, desenvolvedores para criar e alimentar a loja virtual e diversas outras ferramentas e aplicativos.
Além disso, para se manter conectado e não perder nenhuma venda, é imprescindível que sua conexão de internet não seja falha. Por isso, vale a pena investir em um link dedicado e ter mais disponibilidade, velocidade e segurança. Aproveite para conhecer o nosso IP On e comece seu e-commerce com mais agilidade e confiabilidade.
Estoque
Mais um fator que merece muita atenção no e-commerce: o controle do estoque. É essencial que você tenha uma ótima ferramenta para gerir os produtos que chegam e saem, ainda mais se uma loja física for responsável por parte das vendas. Imagine se você vende uma peça na loja virtual ao mesmo tempo que alguém compra na loja física: isso pode gerar atraso na entrega ou cancelamento de uma venda e, em ambos os casos, um cliente insatisfeito.
Logística
Cuidar da logística de um comércio eletrônico também é fundamental. Prazos de entrega, valores e modalidades de fretes, armazenamento, embalagem, códigos para rastreio, direito do consumidor e até logística reversa: tudo isso vai fazer parte do seu dia a dia quando os produtos chegarem ao e-commerce. Então, prepare-se muito bem antes: logística não está relacionada somente à entrega.
Segurança
Para conseguir mais vendas e conquistar clientes, é fundamental que seu e-commerce seja um ambiente seguro. Designs ruins ou falta de informações, por exemplo, podem afastar os interessados. Por isso, invista em um site seguro, com proteção de dados, certificado SSL e mais. Também é necessário investir na proteção da própria empresa — e com isso podemos te ajudar: saiba mais sobre a nossa família de soluções tecnológicas Conecta + e encontre ferramentas que vão tornar seu negócio mais seguro, como o Firewall + ou a SD-WAN +.
Para finalizar, outra dica é que você estude bem o mercado, seus concorrentes, o que os possíveis clientes procuram e como dá para fazer diferente. Todas as informações que passamos aqui vão te ajudar a criar um e-commerce de sucesso — como o que lançamos recentemente em nosso novo site, com soluções de internet, voz e combos. E caso tenha ficado com alguma dúvida sobre estrutura, nossos especialistas estão prontos para ajudar.