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Comércio brasileiro: transformação e crescimento

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Nos últimos meses, nossa vida passou por transformações que antes pareciam muito distantes. Abraçamos de vez o trabalho remoto, as máscaras se tornaram acessórios de moda, visitar os familiares pode ser ofensivo e compramos arroz e feijão pela internet. Pela internet? Pois é, o comércio brasileiro passou por mudanças e as vendas on-line só cresceram.

A aceleração digital, que culminou em comprar on-line, nos apresentou como serão os próximos anos. Nosso comportamento será cada vez mais conectado e, por isso, seu negócio não pode demorar para se modernizar. Quem imaginou que um dia faríamos de tudo sem precisar sair de casa?

Para se adaptar aos novos costumes, portanto, vamos conversar sobre as mudanças dos últimos meses no comércio brasileiro. Continue a leitura do texto para ficar por dentro do assunto e transformar também a sua organização. Vamos lá?

Comércio brasileiro: novas jornadas

De acordo com as buscas na internet, podemos perceber que as jornadas de compras realizadas no comércio brasileiro passaram por alterações nos últimos tempos. Um destaque, para exemplificar, foi o aumento da procura por itens de casa, visto que agora é onde passamos a maior parte do tempo. O termo “ferramentas de jardinagem” cresceu em 58%.

O Auxílio Emergencial, pago digitalmente, também foi responsável pelo crescimento de transações virtuais, uma vez que era mais rápido gastar o dinheiro dessa forma. Cerca de 58 milhões de brasileiros receberam as parcelas e, desses, 74% usaram a internet para compras. Foi assim que os e-commerces quase dobraram de faturamento, com um aumento de 112% nos pedidos.

Como reagir?

Apesar de uma queda no comércio brasileiro físico, com atendimento presencial, quem soube se posicionar na internet conquistou resultados positivos, como citamos anteriormente. E isso é possível de acontecer com todos os setores e tamanhos de empresas, basta se organizar e investir em estrutura de comunicação.

A presença em marketplaces, por exemplo, abrangeu de restaurantes a pequenas lojas de calçados. Afinal, todos os negócios podem se destacar em um site de vendas. A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico registrou mais de 100 mil novos estabelecimentos on-line apenas em março, primeiro mês da pandemia. Em junho, uma loja era criada na internet por minuto. Será que só o seu negócio ficou para trás?

O crescimento do tráfego do comércio brasileiro on-line foi de 39%, ao passo que quem conseguiu unir estratégias on e off alcançou um aumento de 63% — como os negócios que operaram em sistema de retirada na loja física. Vale destacar também que milhares de brasileiros fizeram uma compra em lojas virtuais pela primeira vez na vida.

Comércio brasileiro: pós-pandemia

Nosso país já é um dos que mais tem usuários de internet no mundo — e é claro que isso impacta os e-commerces brasileiros. Cada vez mais acostumados com o virtual, o ano de 2020 só nos mostrou como será o consumo on-line. Por isso é tão importante falar sobre essa tendência.

E quando citamos tendência não estamos falando somente do futuro, mas também dos dias atuais. Já vivemos essa transformação no comércio brasileiro, e tudo deve continuar. Afinal, quase 50% dos consumidores pretendem manter as compras virtuais mesmo quando a pandemia for contida.

Confira, abaixo, algumas adaptações que o seu negócio já deveria estar fazendo.

Trabalho remoto e armazenamento em nuvem

O trabalho remoto ganhou tanto espaço em nossas vidas que, por semanas, só se falava disso. Algumas empresas já trabalhavam nessa modalidade anteriormente, mas com a chegada da pandemia os números explodiram. E foi assim que os sistemas de gerenciamento on-line se tornaram os funcionários do mês em diversas organizações.

Brincadeiras à parte, hoje em dia é fundamental manter a comunicação entre diferentes unidades de uma empresa, assim como entre colaboradores que podem estar em locais distintos. Isso permite a superação de barreiras físicas, que já não fazem mais sentido no momento atual, quando o nosso bem-estar é o que mais importa.

Na WCS Conectologia você encontra soluções para manter em alta a produtividade do seu negócio mesmo a distância. O Cloud Talk, por exemplo, é um serviço de telefonia inteligente, gerenciado e armazenado na internet. Ideal para as empresas que querem expandir as operações e atendimentos sem gastar muito ou precisar de equipamento físico.

Já o MPLS On pode resolver a vida de quem precisa de segurança e confiabilidade nas comunicações corporativas. É o seu caso? Conheça nossa solução que oferece alto desempenho do tráfego de dados, voz, imagens e na ligação entre matriz e filiais.

Transformação digital

Continuando o item anterior, a transformação digital chegou para romper também as barreiras entre mundo físico e virtual. Os e-commerces brasileiros ganharam força e comprar on-line vai ser cada vez mais comum — principalmente quando a internet se tornar acessível para ainda mais pessoas. Vender na rede, portanto, será uma soma de estratégias de venda, boa estrutura de comunicação e satisfação do cliente. E é aqui que a tecnologia pode entrar: te auxiliando em todos os pontos dessa mudança.

Comportamento do consumidor

Quem chegou até este ponto do nosso texto já compreendeu que o comportamento dos compradores no comércio brasileiro está passando por modificações. Seja para vender on-line ou crescer em uma rede social, é fundamental que sua marca se faça presente digitalmente. Acompanhe seus clientes e ofereça aquilo que eles precisam no momento.

Com essa transformação digital, como já citamos, lojas e consumidores on-line chegaram para ficar. A principal lição que você precisa tirar de tudo isso é que, mais do que nunca, estamos conectados. E é assim que a sua empresa deve permanecer, conectada. Chegou a hora de reinventar suas vendas.

Já ouviu falar em link dedicado? Essa modalidade de internet foi criada para atender justamente o mundo corporativo. Com total garantia de velocidade e disponibilidade de conexão, essa solução pode transformar o seu negócio — desde a tarefa mais simples da rotina dos seus colaboradores até um melhor atendimento aos seus clientes.

O nosso link dedicado entrega qualidade de conexão com segurança e agilidade, além de menor tempo de reparo e alta disponibilidade de serviços. Essa pode ser a resposta que você procura para implementar e personalizar o seu negócio. Esteja sempre disponível quando o seu cliente te procurar, combinado?

O crescimento e as transformações que enfrentamos nos últimos tempos já deixou marcas em nossas relações. Com novos hábitos e infinitas possibilidades de modernização, como sua empresa está acompanhando as mudanças no comércio brasileiro? Aproveite nossas ofertas de Black November! Entre em contato com um de nossos consultores e comece a transformar seu negócio.

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