topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

Internet Dedicada para escolas – Quais os benefícios?

19.07.21 WCS FACE INSTA  Internet Dedicada BLOG

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Pesquisas mostram que o tempo de permanência das pessoas na Internet já beira 7 horas diárias, um crescimento de 4% em relação ao ano passado. Se levarmos em consideração o momento pelo qual passa o mundo, a Internet se mostrou um serviço ainda mais essencial em praticamente todos os setores da nossa vida. Diante da atual realidade, até mesmo as áreas que não precisavam de tecnologia para funcionar, hoje se veem obrigadas a adotá-la como parte das suas rotinas.

Neste mesmo sentido, as escolas que até alguns meses utilizavam a Internet em seus laboratórios, áreas administrativas e também em tarefas secundárias, agora necessitam de uma conexão estável e veloz para dar sequência às suas atividades principais, sobretudo nos dias atuais, onde professores e alunos estão se esforçando para driblar a distância e levar o processo de aprendizagem da sala de aula para outros ambientes. Diante disso, podemos afirmar que a tecnologia ganhou ainda mais espaço na educação, pois foi a grande responsável pela continuidade das aulas.

A educação on-line e seus desafios

Por meio de diversas ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente, as aulas e interações estão sendo realizadas de forma prática entre os alunos e os professores e/ou tutores, pela Internet. Os conteúdos devem estar disponíveis em alguma plataforma on-line de ensino. Da mesma forma, o contato entre alunos e os tutores também deve acontecer dentro desse ambiente virtual.

Com a Internet passando a fazer parte da rotina das escolas, a qualidade do serviço prestado passa a ser um ponto ainda mais relevante. Na prática, uma conexão estável e robusta será primordial para a execução das aulas, on-lines ou híbridas, sendo ambos formatos que exigem a transmissão de dados em alta velocidade e de maneira contínua.

Com o surgimento de novas demandas, os tradicionais serviços de conexão banda larga, por exemplo, podem não ser suficientes para suportar todo o volume de dados necessário à transmissão simultânea de aulas, exigindo assim um link dedicado.

O que é link dedicado?

O link dedicado é um modelo de conexão corporativa privada, segura, com disponibilidade constante e alta velocidade. A velocidade, aliás, é um dos grandes diferenciais desta solução, sendo maior que as outras opções que encontramos hoje no mercado.

As vantagens do link dedicado em relação à banda larga são inúmeras, especialmente considerando as atuais demandas das instituições de ensino, que precisam trabalhar com transmissões de áudio e vídeo em tempo real, acessos simultâneos e download e upload de dezenas de arquivos, o que requer muita estabilidade na conexão.

Qual a diferença do link dedicado para a banda larga?

Toda conexão de rede se baseia na troca de informações entre servidores, mas existem formas diferentes. Com muita facilidade, o link dedicado é confundido com a conexão de banda larga, porém, há algumas diferenças entre os dois: a banda larga usa infraestrutura de rede compartilhada, ou seja, um cabo de fibra óptica é ligado a mais de um estabelecimento. Por isso que a conexão oscila constantemente.

Ao contrário, o link dedicado funciona com dois canais exclusivos, entregando uma conexão com mais estabilidade e usabilidade. É como se o usuário tivesse um caminho exclusivo para transmitir suas informações. O IP dedicado também entrega inteiramente a velocidade estipulada em contrato. Por exemplo, se você contrata 1GB, 1GB de upload e download chegará ao seu trabalho.

Outra diferença interessante está no funcionamento dos IPs. Na conexão de banda larga, os IPs são criados logo de início e ficam hospedados no servidor da operadora. Já com link dedicado você pode ter uma quantia de IPs exclusivos, com a possibilidade de criar serviços de criptografia e contar com uma conexão ainda melhor. Também há outra distinção interessante entre link dedicado e banda larga: por ter um perfil exclusivo, a internet dedicada pode ser reparada em muito menos tempo caso haja um problema ou uma indisponibilidade.

Por que o link dedicado é importante para empresas?

Estabilidade
A estabilidade é uma das principais vantagens de se trabalhar com link dedicado. Ele praticamente não sofre com instabilidades, por operar com caminhos exclusivos para o envio e recebimento de dados de seus usuários, e normalmente entrega 99% de disponibilidade.

Velocidade
Mais uma vantagem do link dedicado é a simetria de velocidade entre upload e download. Nesse caso, um não interfere no outro e ambos podem acontecer simultaneamente, sem interposição.

Controle
Com o link dedicado é possível, por meio de um painel de controle, criar um uso otimizado dentro da organização. Por exemplo, você pode limitar o tráfego de informações de alguns colaboradores para aumentar o de outros.

Segurança
O IP fixo é um ponto interessante para a segurança e o controle da sua instituição, o IP não se altera mesmo quando a conexão é reiniciada.

Monitoramento
As empresas provedoras de link dedicado, continuamente, monitoram a conexão dos clientes, sempre preparadas para agir caso aconteça alguma dificuldade ou sobrecarga. Ou seja, logo nas primeiras oscilações, sua conexão poderá ser restaurada, minimizando riscos.

Reparo
Se você não pode ficar um minuto sem conexão, com certeza, o link dedicado é a melhor opção, uma vez que em caso de qualquer problema a internet dedicada pode ser retomada rapidamente.

Com os diferentes modelos de negócio e trabalho, é fundamental planejar e considerar como o plano de internet será utilizado na sua empresa. Mas você não precisa fazer tudo isso sozinho. Nós da WCS, sabemos da importância de estar conectado e estamos aqui para te ajudar.

Oferecemos soluções de redes corporativas estruturadas, como SD-WAN e links IPs dedicados, além de pacotes de internet para empresas que não podem parar, entregando agilidade e disponibilidade nas comunicações.

Entre em contato com nossos especialistas e transforme sua comunicação corporativa!

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Sua empresa está pronta para responder a ameaças cibernéticas?

Em primeiro lugar, empresas que adotam a tecnologia da informação…

Vigilant: Proteção Avançada com Inteligência Artificial da WCS

Vigilant é uma solução de proteção avançada da WCS, que…

Como escolher a melhor operadora de Link Dedicado para sua empresa?

Antes de mais nada, o Link Dedicado, também conhecido como…

Desvendando a Importância dos Firewalls na Proteção contra Ameaças Cibernéticas

A segurança cibernética, antes de mais nada, é uma preocupação…

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…