topo logo wcs

SD-WAN: A solução ideal para o problema de conectividade e gerenciamento de redes

10 05 21 SD WAN blog

Em meio a tantas adaptações e incertezas geradas pela pandemia da Covid-19, algumas empresas precisaram se adaptar para continuar atendendo às demandas e entregando seus serviços e produtos, com qualidade e segurança, independente de qualquer possível interferência na rede. São diversas as opções de softwares disponíveis que ajudam a transformar a qualidade da conexão das empresas, sistemas e programas que operam em uma rede sem falhas ou interrupções, permitindo que a instituição seja mais ágil nos atendimentos e otimize processos por meio de uma solução ideal.

Sabemos da importância de se ter uma boa infraestrutura para envio e recebimento de e-mails, conexão de dispositivos móveis e desktop, vídeochamadas on-line, dados estruturados e não estruturados, entre outras diversas necessidades que surgem ao longo do dia a dia das organizações. É certo que, em algum momento, qualquer negócio em expansão precisa dedicar uma atenção especial à necessidade de escalação das operações de rede dos computadores. E, levando em consideração o constante aumento do número de funcionários e dispositivos conectados nessa mesma rede, além dos aplicativos baseados em nuvem, a expectativa é de que tal necessidade permaneça em crescimento pelos próximos anos.

Indicada principalmente para empresas que não podem parar e buscam constantemente ampliar seus recursos de conexão, a solução da WCS Conectologia SD-WAN+ pode melhorar a conexão das redes corporativas de grande escala — como centros de dados ou filiais — em distâncias maiores do que uma única rede WAN, oferecendo melhor desempenho a baixo custo.

O que é o SD-WAN+?

A convencional WAN (wide-area network ou rede de longa distância) era uma rede capaz de interconectar ambientes geograficamente distribuídos. Até algum tempo atrás, os circuitos MPLS (protocolo de priorização de tráfego dentro da rede IP) eram utilizados para ajudar a garantir uma conexão mais segura e confiável. Entretanto, devido à rápida transformação digital, as redes WAN passaram a não dar conta do recado.

Surge então o SD-WAN+, ou Software Defined Wide Area Network, uma importante solução para o problema de conectividade e gerenciamento de redes empresariais. O SD-WAN+ cria redes de longa distância, gerenciando-as em um só lugar. E, ao contrário das WAN tradicionais, proporciona mais agilidade, além de reduzir custos.

Os serviços otimizam o uso dos seus links de comunicação, por meio do monitoramento contínuo, auxiliando toda a área tecnológica da empresa, proporcionando flexibilidade, maior simplicidade na gestão da rede e melhor custo benefício. É possível administrar o uso simultâneo de links dedicados, como MPLS, e também de links alternativos de Internet – como banda larga e 3G/4G. O serviço determina, automaticamente, qual o melhor caminho para cada tipo de dado, de acordo com as regras de priorização definidas por cada negócio. Ou seja, em caso de congestionamento, as aplicações importantes terão prioridade sobre os dados menos críticos. Permite uma tomada de decisão inteligente, baseada nas necessidades de aplicações e gerando benefícios significativos. Segurança e inteligência no tráfego dos dados da rede com minimização de custos, melhora no desempenho, performance e produtividade.

Você pode duplicar alguns tipos de tráfego, e enviá-los simultaneamente por dois caminhos diferentes, garantindo a melhor qualidade para aplicações em tempo real, como telefonia e videoconferência. Qualquer que seja a situação dos seus links, é possível balancear e priorizar o tráfego de dados de forma que todos sejam utilizados, mesmo que estejam parados.

O SD-WAN+ trabalha com VPN (rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network) criptografada e otimizada, o que representa mais segurança e agilidade na comunicação da rede, além de permitir acesso direto das filiais às aplicações em nuvem. A solução ainda conta com um dos mais poderosos firewall de nova geração disponível no mercado, garantindo a máxima segurança contra ataques cibernéticos.

O sistema de gestão centralizado possibilita o acompanhamento do desempenho de links próprios e terceiros, em uma única plataforma, onde as configurações são facilmente replicadas para todas as filiais, permitindo a geração de relatórios gerais de acompanhamento, sendo possível priorizar e balancear múltiplos links, tudo de maneira rápida e ágil, uma vez que a ferramenta dispensa o uso de configurações manuais.

Diferenciais SD-WAN+

  • Serviços em tempo real, como VoIP e vídeo;
  • Tolerância a falhas, assegurando plena confiabilidade
  • Gestão centralizada com visibilidade da rede e aplicações;
  • Segurança dos dados por meio de VPNs criptografadas;
  • Melhoria do tráfego da empresa, com a possibilidade de bloqueio de determinados links, visando uma maior produtividade da equipe;
  • Agilidade na ativação da rede.

Aplicações do SD-WAN+ nas empresas

No setor alimentício, mercados e fast-food, por exemplo, onde a Internet é essencial para receber o pagamento dos clientes no caixa e agilizar a transação, a solução SD-WAN+ é ideal. Com redundância de móvel + Wi-Fi, isto é, se sua internet cair ou oscilar, um link de backup entra automaticamente para que sua operação não pare. Além disso, você consegue definir qual link de internet vai funcionar para determinadas operações priorizando assim, serviços essenciais do seu negócio e agilizando suas vendas!

Para empresas que precisam de alta disponibilidade, performance para suas aplicações e flexibilidade para expandir e administrar com facilidade a rede corporativa, é importante considerar o SD-WAN+ como a solução perfeita para seu negócio. Nossa solução entrega monitoramento constante e permite uma tomada de decisão inteligente com base no que sua empresa precisa. Descubra uma experiência incrível, com mais performance e segurança para as redes. Acesse nossa página com conteúdos exclusivos sobre o SD-WAN+ e a redundância de Wi-Fi e rede móvel.

WCS Conectologia – Soluções que criam valor e impacto. O tempo todo.

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…