topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

Ociosidade no trabalho e como SD-WAN pode ajudar

16.11.21 WCS SDWAN-2

Existem vários desafios a serem enfrentados nas empresas e, sem dúvida, um dos principais é conseguir manter a rotina em pleno funcionamento. Entretanto, além de gerenciar e coordenar inúmeros processos, também é preciso ficar de olho na produtividade dos colaboradores, adotando medidas que evitem a tão indesejada ociosidade no ambiente de trabalho.

Quando a equipe fica sem tarefas, ou em alguma condição que causa a inatividade, não contribuindo para o seu negócio de alguma maneira, ou sem estar produzindo nada, é sinal de ociosidade. Colaboradores que não estão trabalhando geram perda de lucro para a empresa, isto é, você investe em um potencial de alguém que não está realizando uma tarefa.

Sem contar que o sucesso do negócio está ligado também a um time produtivo. Em outras palavras, se seus funcionários ficam ociosos por longos períodos, há uma perda significativa na capacidade produtiva, por isso que esse problema é grave e deve ser solucionado brevemente de forma eficiente pela gestão da equipe.

Se você já se perguntou como fazer para diminuir a ociosidade no ambiente de trabalho, o caminho correto a seguir são mudanças principalmente na gestão empresarial. Ou seja, aperfeiçoar o que mais tem dado certo, o que ajuda na crescente nos indicadores da empresa, e também tentar erradicar o que está dando errado.

Para qualquer empresa, a manutenção da produtividade é extremamente importante. Então, se você também quer diminuir a ociosidade no ambiente de trabalho, continue acompanhando o artigo e confira as dicas que separamos para você!

Dicas para diminuir a ociosidade no ambiente de trabalho

Para identificar se o tempo de trabalho está bem dividido em sua empresa, é necessário realizar a separação do que é procrastinação, tempo de lazer e a ociosidade. Isto é, o tempo que podemos considerar ocioso é quando os colaboradores deveriam estar trabalhando mais e disponíveis para outras tarefas, mas supostamente estão sem nada para fazer. O tempo ocioso, que pode ser um período entre projetos, problemas técnicos ou a espera da conclusão de uma etapa anterior, é totalmente nocivo para uma boa gestão ou produtividade de projetos.

Acompanhe nossas dicas e fique longe da ociosidade!

Entenda os motivos da ociosidade

Mesmo que você tenha um bom planejamento e uma excelente gestão de sua equipe, vencer o ócio por completo é uma tarefa praticamente impossível. Isto porque quando acontece é bem provável que haja alguma causa oculta no ambiente de trabalho. Só para exemplificar, a sobrecarga de função, falta de recursos adequados ou ainda o clima organizacional podem ser motivos dessa ociosidade.

A dica aqui é que você tenha em mente quais são os motivos do tempo livre, o que pode ser feito com apenas algumas conversas com os colaboradores ou a interpretação de dados indicadores. Pois, com uma visão ampla, ponderada e otimizada, você vai conseguir corrigir os problemas e melhorar o desempenho de seu time.

Determine as prioridades para as atividades

Algumas pessoas entram em um ciclo que as leva ao ócio simplesmente por não conseguirem definir as atividades que precisam elaborar na sequência, ou ainda a indefinição de suas prioridades. Em um ambiente corporativo com múltiplas funções e diversas etapas, é comum que alguns funcionários se percam até criar um fluxo de trabalho que realmente funcione.

 Para solucionar isso, a melhor maneira é definir claramente quais são as atividades prioritárias e essenciais ao seu negócio, diariamente. Tente padronizar ações e colocá-las em uma ordem compreendida facilmente pelos seus colaboradores. Fazendo isso, ficam ainda maiores as chances de acertar nos indicadores e aumentar a produtividade da equipe.

Evite a burocratização

Em muitas empresas, a burocratização é quem rege e estabelece os processos. Demandas cheias de protocolos, etapas, formalidades e burocracias sem necessidade vão totalmente de encontro a organização e produtividade do trabalho.

Quando a burocratização é um obstáculo para a destreza do seu time, é necessário repensar as reais necessidades e rever seus processos. Isto significa que de nada adianta cobrar a produtividade no ambiente de trabalho, quando se é necessário algumas formalidades quase que sem sentido, como pedir autorização para reportar o problema por meio de um memorando ou algum tipo de ofício.

Reuniões de acompanhamento podem ajudar

Como você viu, uma das maneiras de identificar a causa da ociosidade no ambiente de trabalho é verificar qual a sua principal motivação. Todavia, isso só é possível quando se conhece seu time de perto. Uma excelente forma de promover essa aproximação são reuniões de acompanhamento periódicas.

Quando você estabelece um diálogo constante com seus colaboradores, consegue discernir e compreender a dinâmica de trabalho de cada um. Essas reuniões podem ser transformadas em uma espécie de ouvidoria, na qual cada um pode expor suas dificuldades, expectativas e impressões sobre o trabalho. 

Além disso, essa oportunidade ainda pode servir para feedbacks, conversas de encorajamento e dicas de boas práticas para um aproveitamento melhor do tempo. Ou seja, essas reuniões facilitam e otimizam a organização do trabalho, com elas ainda é possível entender os detalhes de cada etapa, quais os responsáveis e por qual motivo a ociosidade acontece, prevendo as ações necessárias para que ela seja minimizada.

Capacite sua equipe

Um dos itens que você mais deve colocar em prática é o treinamento do seu time, isso fará com que a capacidade de cada profissional seja perfeitamente aproveitada. Não adianta investir em equipamentos e softwares sem garantir que seus colaboradores tenham o nível técnico necessário para a execução das operações ou, ainda, consigam explorar em sua totalidade cada recurso disponível.

Desta forma, antes mesmo de investir em soluções, treinar seus funcionários com os recursos que já estão em suas mãos é uma das formas de garantir a produtividade esperada. Não hesite em investir em treinamentos, mentorias, cursos, palestras, seminários ou qualquer outra forma que capacite seu time a evitar a ociosidade no ambiente de trabalho.

Invista em infraestrutura

Complementando a dica anterior, é importante também investir na infraestrutura da empresa para que os colaboradores consigam trabalhar tranquilamente. Contar com uma conexão de internet veloz e estável, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de evitar que os funcionários se distraiam a cada falha na rede de internet. E para isso, é interessante escolher, por exemplo, um fornecedor preparado para desenvolver projetos exclusivos, com as soluções de comunicação que seu negócio precisa.

Como o SD-WAN pode ajudar a diminuir a ociosidade

Sem dúvida, uma das melhores maneiras para assegurar a produtividade do seu time é monitorando as atividades que cada um está realizando. Por exemplo, quando você tem o controle do tempo, fica mais fácil resguardar a execução e os prazos de uma tarefa, evitando que tanto a ociosidade quanto o adiamento sejam posturas recorrentes.

Ao mensurar a produtividade, realizar a comparação do desempenho e resultado em diferentes períodos, você consegue melhorar a tomada de decisão, pois elas estão totalmente baseadas em experiências comprovadas. E é isso que a solução SD-WAN entrega.

SD-WAN + monitora a qualidade da WAN, permitindo uma tomada de decisão inteligente,

baseada na necessidade das aplicações e gerando benefícios significativos. Uma ferramenta que oferece proteção para as redes corporativas, possibilita backup de configurações e administração remota. 

Com monitoramento contínuo, os links de comunicação são otimizados. Ou seja, a solução determina, automaticamente, qual o melhor caminho para cada tipo de dado que está sendo transmitido em sua empresa — e tudo com base em regras de otimização, definidas de acordo com o que é mais ou menos importante para o negócio, deixando a comunicação da rede mais ágil. Também é possível bloquear alguns tipos de site para diminuir o tráfego que não está relacionado a atividades produtivas.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Sua empresa está pronta para responder a ameaças cibernéticas?

Em primeiro lugar, empresas que adotam a tecnologia da informação…

Vigilant: Proteção Avançada com Inteligência Artificial da WCS

Vigilant é uma solução de proteção avançada da WCS, que…

Como escolher a melhor operadora de Link Dedicado para sua empresa?

Antes de mais nada, o Link Dedicado, também conhecido como…

Desvendando a Importância dos Firewalls na Proteção contra Ameaças Cibernéticas

A segurança cibernética, antes de mais nada, é uma preocupação…

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…