topo logo wcs

Dicas para proteger sua loja virtual

03.11 WCS BLOG Loja virtual

A segurança no e-commerce é uma das principais preocupações de quem tem uma loja virtual, quer empreender com estabilidade e crescer com suas vendas on-line. Ao efetuar compras pela internet o consumidor precisa inserir seus dados pessoais e bancários que são sigilosos, por isso é necessário total cautela.

Você já deve saber que é de total responsabilidade do empreendedor garantir que esses dados inseridos em seu comércio eletrônico sejam preservados. Afinal, o consumidor está em busca de efetuar suas compras com a comodidade de não precisar sair de casa, mas não quer ter seus dados expostos a criminosos ou possíveis fraudes.

Essa confiança, entre cliente e estabelecimento, é fundamental para uma relação de sucesso e duradoura. Claro que muitas coisas influenciam nessa duração, tais como a qualidade do produto, prazo de entrega, atendimento pré e pós-venda, no entanto, o principal fator que pode impedir suas vendas e até prejudicar a reputação de sua marca é a segurança. Por isso, esse deve ser o item que mais deve demandar investimento.

Quer aprender como ter mais segurança no seu e-commerce? Então, continue a leitura e confira as nossas dicas que com certeza, vão te ajudar a criar uma loja virtual ainda mais segura.

Porque a segurança é importante para e-commerce

Para quem quer empreender e vender on-line, criar uma loja virtual segura é o primeiro passo para que as vendas se iniciem e cresçam. Os dados inseridos de seus consumidores devem estar protegidos e longe de ataques cibernéticos.

E você deve zelar pela segurança do seu negócio virtual porque é lei. Isso mesmo que você leu, há uma legislação nacional que conta com a Lei do e-commerce que é a junção de dois materiais: o Código de Defesa do Consumidor, de 1990, e o Decreto nº 7.962/2013, que acrescentou regras bem claras especificadas ao comércio eletrônico complementando lacunas do Código de Defesa do Consumidor.

Claro que essa lei não surgiu aleatoriamente, ela protege o consumidor de fraudes que possam roubar seus dados e lhe causar algum tipo de dano. É importante salientar que não investir em segurança no e-commerce é a mesma coisa que abrir uma loja física que vende componentes inflamáveis sem ter ao menos um extintor de incêndio no local. Seria um absurdo isso acontecer, não é mesmo?

Em um e-commerce não é muito diferente. Todos os dias trafegam informações sigilosas e dados extremamente sensíveis do seu consumidor, por isso é preciso ter mecanismos para apagar um possível incêndio que pode ocorrer, mas também manter uma rotina de ações que impeçam que ele aconteça. As medidas de segurança no e-commerce funcionam dessa forma, por isso é tão essencial que seu comércio eletrônico invista nelas!

5 dicas para garantir maior segurança no e-commerce

Quando você investe na segurança de dados do seu e-commerce também está proporcionando aos seus consumidores a garantia que suas informações fornecidas não serão utilizadas para outros fins. Entretanto, ainda existem empresas que insistem em enxergar essas ações como simples custo sem retorno e não se atentam para essas especificações de segurança. E isso, coloca não só os dados de seus clientes em risco como também a reputação da marca.

Você já deve ter percebido que os cibercrimes estão cada vez mais frequentes e os criminosos virtuais desenvolvem a cada dia novos métodos para ter acesso às informações das lojas que estão desprotegidas e seu e-commerce pode ser a próxima vítima.

Se já passou pela sua cabeça se os dados da sua empresa realmente estão seguros é necessário rever algumas medidas de segurança para que seu comércio ou seu cliente não sofram grandes danos.

Caso não haja segurança no e-commerce, os criminosos podem alterar dados do seu site, clonar os cartões de seus clientes, entre outros atos ilícitos. Desta forma, é essencial o investimento em ações e métodos atualizados para estar sempre a um passo à frente dos hackers com soluções de cibersegurança que aumentam as vendas e ainda evitam prejuízos.

Sem contar que vários consumidores desistem de realizar suas compras em um comércio eletrônico que deixa claro que é inseguro. Mas sites que implementam tecnologia de segurança, conquistam a confiança até de consumidores que nunca compraram pela internet.

Continue a leitura e confira as 5 dicas para garantir maior segurança em sua loja virtual.

Selo de segurança

Não poderíamos começar essa lista sem eles, os certificados digitais de segurança são uma excelente maneira de tranquilizar seus clientes além de aumentar a segurança no seu e-commerce.

Geralmente, os selos de segurança são exibidos na barra lateral do comércio eletrônico ou no rodapé. Eles ajudam a convencer seus consumidores que seu site é seguro e ainda tem um atendimento de qualidade. Caso o usuário clique nos selos é levado a uma página externa, na qual a instituição que emitiu o certificado atesta sua veracidade.

Plugins atualizados

É preciso que você entenda que os plugins desatualizados favorecem os cibercrimes. Em outras palavras, os hackers ficam constantemente procurando por plugins populares para segurança no e-commerce em busca de novas vulnerabilidades.

Então, se regularmente você permite que sua loja virtual seja executada por plugins desatualizados, pode ser a próxima vítima de um ciberataque.

Criptografia como sua aliada

A tecnologia SSL se utiliza de um sistema de criptografia para tornar as informações trocadas indecifráveis para os terceiros. Para isso são utilizadas duas chaves: uma pública (conhecida por todos) e uma privada (na qual somente o destinatário tem acesso).

Para contar com o acesso ao e-commerce é preciso estar em mãos com ambas informações. O navegador do usuário é quem criptografa os dados e envia para o site, então quando chegam são decifrados por meio da chave privada.

No caso do envio do servidor para loja acontece o contrário. O código somente pode ser lido quando chegar ao navegador, ou seja, faz com que caso os dados sejam interceptados por hackers fiquem ilegíveis já que estes não tem as chaves para decifrar.

Treine a sua equipe

Uma das maiores vulnerabilidades na segurança pode ser causada por um erro humano. De antemão, já alertamos que seus colaboradores são o elo mais fraco da cadeia de segurança cibernética de sua loja virtual.

Mas, não precisa se desesperar, investir em treinamentos de segurança ajuda a diminuir muito o risco de ataques. Ou seja, ajude constantemente seus colaboradores a identificar e lidar com ataques suspeitos.
Impeça o tráfego ilícito para seu site

Os ataques DDos sobrecarregam o servidor, então ter uma boa infraestrutura, sendo ela robusta e de grande largura, ajudam a evitar que os ataques sejam efetivos. Os Firewalls também auxiliam de uma excelente maneira na proteção já que eles controlam o acesso e evitam que esse tipo de solicitação em massa chegue ao seu servidor.

Se seu site utiliza formulários passe a incluir o reCAPTCHA, que ajuda bastante na preservação dos bots que fazem um número grande de inscrições que podem comprometer seu servidor.

Caso seja possível, invista também em mais velocidade para sua conexão e tenha sempre rotas alternativas, caso a principal seja afetada. E mais, fazer uma auditoria periódica das máquinas a procura de programas suspeitos ou portas não autorizadas é essencial. Sem se esquecer das senhas fortes, tomar o cuidado com links suspeitos e fazer o possível para que seus dispositivos não se tornem parte de uma botnet.

Para a segurança no e-commerce é preciso que você tenha uma rede para evitar que suas operações sejam afetadas, com o Anti-DDoS da WCS Conectologia você tem em suas mãos o monitoramento que detecta ataques volumétricos em sua rede, separando assim o tráfego legítimo do lícito, protegendo redes de ataque e garantindo a disponibilidade dos serviços. Além disso, as vantagens dessa solução vão mais além: alta proteção para seu comércio eletrônico, baixo custo operacional, disponibilidade e latência minimizada.

O seu e-commerce disponibiliza essas boas práticas que garantem a segurança dos consumidores? Conte com a expertise de mais de duas décadas da WCS Conectologia para garantir soluções que se adequem às suas necessidades.

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…