topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

Ataque Zero Day (Dia Zero): veja como proteger sua empresa

Ataque Zero Day

Proteger sua empresa contra um Ataque Zero Day, também conhecido como “Dia Zero” é de extrema importância para manter a proteção dos seus sistemas e dados.

A saber, o termo “Dia Zero” refere-se a uma vulnerabilidade de segurança de um novo software ou sistema, descoberta antes que os desenvolvedores percebam.

Sempre preocupada em proteger as informações dos nossos clientes, a WCS Conectologia dispõe de soluções que garantem a tranquilidade do seu fluxo de dados, como o Firewall+, por exemplo, e que vamos explorar suas funcionalidades no decorrer deste artigo. Fique conosco até o final e veja como proteger sua empresa.

Leia também: Dicas para aumentar a proteção de sua empresa contra hackers

Como funciona o Ataque Zero Day?

Conforme citamos anteriormente, o Ataque Zero Day ocorre quando os cibercriminosos detectam a vulnerabilidade antes dos desenvolvedores ou fornecedores. Dessa maneira, os hackers exploram as vulnerabilidades de diversas formas, de acordo com as possibilidades que eles descobrem.

Após identificá-las, eles buscam uma maneira de alcançar o sistema vulnerável, como e-mail de engenharia social. Vale destacar que a engenharia social é uma técnica empregada pelos criminosos da web destinada a induzir os usuários a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores com malware ou abrir links para sites infectados.

Ou seja, com ele há uma tentativa de convencer o usuário a realizar uma ação, baixando o malware do invasor, por exemplo.

O criminoso virtual pode também criar um código de exploração. Esse código poderá vitimar os usuários com roubo de identidade e outros crimes online. Após criar o código, pode ser que o público ou os desenvolvedores descubram o problema. Neste momento, os profissionais o corrigem com um patch, recomendando a atualização dos sistemas. Porém, isso nem sempre ocorre com tanta rapidez.

Não deixe de ler: Transformação digital – principais desafios que estão ligados ao desempenho e a produtividade dos seus negócios

10 dicas para se prevenir

Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para proteger o seu negócio do Ataque Dia Zero.

Acompanhe:

  1. Mantenha seus sistemas atualizados: certifique-se de aplicar regularmente todas as atualizações de segurança e patches recomendados pelos fornecedores de software. Isso ajuda a fechar possíveis brechas de proteção.
  2. Utilize softwares confiáveis: verifique se você está usando software legítimo e confiável, proveniente de fontes lícitas. Evite o uso de sistemas pirateados, pois eles podem conter malware.
  3. Tenha uma solução antivírus/antimalware atualizada: garanta o uso de um software antivírus/antimalware confiável e instale-o em todos os dispositivos da sua empresa. Mantenha-o atualizado regularmente para garantir uma proteção eficaz contra ameaças conhecidas.
  4. Implemente uma política de senhas fortes: instrua seus colaboradores a utilizar senhas fortes e exclusivas para suas contas. Recomende o uso de senhas complexas, que combinem letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Além disso, promova a prática de alteração regular de senhas.
  5. Realize backups frequentes: faça backups regulares dos dados importantes da sua organização e verifique se eles estão funcionando corretamente. Isso garantirá que você possa restaurar seus dados caso ocorra um ataque.
  6. Conscientize sua equipe: treine seus times sobre práticas seguras de computação, como não clicar em links suspeitos, não abrir anexos de e-mails desconhecidos e estar atento a possíveis sinais de phishing. A conscientização é uma das melhores formas de prevenção de ataques.
  7. Limite os privilégios de acesso: forneça aos seus profissionais apenas os privilégios de acesso necessários para realizarem suas tarefas. Isso ajudará a minimizar os danos em caso de uma violação na segurança.
  8. Monitore a atividade da rede: utilize ferramentas de monitoramento de rede para detectar atividades suspeitas ou tentativas de intrusão. Isso ajudará a identificar rapidamente um possível ataque.
  9. Tenha um plano de resposta a incidentes: desenvolva um plano de resposta a incidentes que inclua etapas claras a serem seguidas em caso de um ataque. Isso ajudará a mitigar os danos e a restaurar a normalidade o mais rápido possível.
  10. Considere contratar especialistas em segurança: dependendo da complexidade das suas necessidades de proteção, pode ser útil buscar a assistência de especialistas em segurança cibernética para ajudar a proteger sua empresa contra invasões, incluindo ao Ataque Zero Day.

Lembre-se de que a proteção virtual é um esforço contínuo e exige atenção constante. Além disso, cada negócio é único, portanto, é recomendável adaptar essas medidas às necessidades específicas da sua organização.

Você pode se interessar por isso: Anti-DDoS+ WCS – quais prejuízos sua empresa tem com ataques DDoS e como a WCS previne para que não isso aconteça?

Conte com o Firewall+, da WCS, e garanta máxima proteção contra o Ataque Zero Day

O Firewall+, nossa solução, é baseado em uma arquitetura de hardware totalmente nova. Dessa forma, a plataforma oferece desempenho de camada de aplicativo líder do setor, para atender às necessidades de segurança de rede dos nossos clientes.

A ferramenta contém portas de alta densidade que garantem excelente capacidade de acesso. Também dispõe de grandes opções de armazenamento, permitindo melhor visibilidade e análise.

Entre os seus diferenciais estão:

  • Decodificação de SSL;
  • Identificação e controle de endpoint;
  • Balanceamento de carga de servidor;
  • CloudView – monitoramento de segurança baseado em nuvem;
  • Acesso de rede com total segurança (ZTNA), e muito mais.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre o Firewall+!

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

7 Motivos para Escolher o PABX em Nuvem da WCS

Antes de mais nada, o PABX em nuvem WCS surgiu…

Custo de Cibersegurança vs. Custo de um Ataque: Por que Investir em Proteção é essencial?

A cibersegurança tornou-se uma preocupação central para empresas de todos…

O monitoramento de redes pode livrar sua empresa de ataques hackers

Em uma era digital vulnerável a ataques cibernéticos, antes de…

Insights Para Atrair E Fidelizar Clientes Com Um Wi-Fi Inteligente

Utilizar um Wi-Fi inteligente vai além de uma conexão de…

Modernize Sua Empresa Com o PABX Em Nuvem: Simplificando a Comunicação Corporativa

Imagine uma empresa onde cada departamento é uma engrenagem perfeitamente…

3 Filmes essenciais para entender a Cibersegurança

Em primeiro lugar, no cenário atual, a cibersegurança é um…