Nos dias de hoje, em que o acesso à internet é responsável pela circulação de uma quantidade imensa de dados, se proteger de ataques cibernéticos é extremamente importante para as empresas. Existem diversos tipos de ações maliciosas, e o ataques DDoS são alguns deles.
Mas, você sabe o que significa um ataque DDoS? Vale destacar que este é um tipo de invasão virtual que tenta tornar um site ou recurso de rede indisponível, inundando-o com tráfego malicioso para que ele não funcione.
Em um ataque DDoS, o invasor sobrecarrega seu alvo com tráfego de internet indesejado para que o tráfego normal não alcance seu destino pretendido.
Em outras palavras, o ataque DDoS é como se fosse um engarrafamento inesperado causado por centenas de solicitações falsas de viagens. As chamadas para as viagens parecem ser legítimas e os aplicativos enviam os motoristas para a realização do serviço e de repente, as ruas da cidade são tomadas por carros com os motoristas, mas sem passageiros criando, desta forma, um engarrafamento verdadeiro com solicitações falsas. Isso impede que o tráfego legítimo regular possa fluir normalmente.
Durante um ataque DDoS, os criminosos utilizam um grande número de máquinas exploradas e dispositivos conectados na web, incluindo equipamentos de Internet das Coisas (IoT), smartphones, computadores pessoais e servidores de rede para enviar uma inundação de tráfego aos alvos.
Um ataque DDoS ao site ou outro serviço online de uma organização pode causar um bom tempo de inatividade e impedir que usuários legítimos comprem produtos, usem um serviço, obtenham informações ou façam qualquer outro tipo de acesso.
Continue conosco nesta leitura e veja como o Anti-DDoS, solução da WCS, pode ajudar sua companhia a não cair nestes golpes cibernéticos.
Leia também: Ataques cibernéticos – o que são e como se proteger?
O que ocorre depois da invasão?
Depois que um invasor cria uma botnet, uma espécie de exército de bots, ele pode enviar instruções remotas para cada um desses bots, direcionando um ataque DDoS ao sistema de destino.
Quando um botnet ataca uma rede ou servidor, o invasor instrui os bots individuais a enviar solicitações ao endereço IP da vítima. Assim como nós humanos temos impressões digitais únicas, nossos dispositivos possuem um endereço único que os identifica na internet ou na rede local.
Desse modo, o tráfego excessivo leva a uma negação de serviço, impedindo que o tráfego normal acesse o site, aplicativo da Web, API ou rede corporativa.
Você pode se interessar por isso: Tecnologias que vão impactar o mundo até 2030
Tipos de ataques DDoS
Certamente, existem diversos tipos de ataques DDoS, e os invasores costumam usar mais de um deles para causar estragos em seus alvos. Os 3 tipos principais são os chamados ataques volumétricos, de protocolo e de camada de aplicativo.
Inegavelmente, o objetivo de todos os ataques é desacelerar ou impedir que o tráfego legítimo chegue ao destino pretendido.
Isso pode significar, por exemplo, impedir que um usuário acesse um site, adquira um produto ou serviço, assista a um vídeo ou interaja nas mídias sociais.
Além disso, ao tornar os recursos indisponíveis ou diminuir seu desempenho, o DDoS pode causar a paralisação dos negócios, impedindo que os colaboradores acessem e-mails ou aplicativos da web, ou mesmo conduzam suas rotinas de trabalho normalmente.
Leitura obrigatória: Evite ataques virtuais com o Firewall+
Como se defender de ataques DDoS?
Traçando uma estratégia forte de DDoS, as empresas podem se proteger e limitar a interrupção de ataques DDoS.
Dessa forma, a proteção Anti-DDoS de alta capacidade, com bom desempenho e sempre ativa das soluções baseadas em nuvem pode impedir que o tráfego mal-intencionado chegue a um site ou interfira nas suas comunicações.
Um serviço de depuração baseado em nuvem pode mitigar ataques direcionados, como o Anti-DDoS da WCS Conectologia.
Dica de leitura: Fique por dentro de 6 tecnologias que vão impactar o mundo até 2030!
10 benefícios de contar com uma solução de mitigação de DDoS na sua organização
Com toda a certeza as empresas podem reduzir os ataques e, ao mesmo tempo, diminuir o risco de paralisações e interrupções que afetam seus negócios, implantando controles de segurança cibernética específicos para DDoS.
Esse tipo de defesa pode impedir um ataque enquanto permite que visitantes legítimos acessem seu site como fariam normalmente.
A proteção Anti-DDoS impede que o tráfego mal-intencionado atinja seu alvo, limitando o impacto do ataque, do mesmo modo que possibilita que o tráfego normal continue fluindo.
Por meio dos serviços de proteção contra ataques DDoS, as organizações podem contar com 10 benefícios.
Confira:
- Reduzir a superfície de ataque e o risco comercial associado a ataques DDoS;
- Evitar o tempo de inatividade que afeta seus negócios;
- Proteger-se contra páginas da web de ficarem off-line;
- Aumentar a velocidade para responder a um evento DDoS;
- Otimizar os recursos de resposta a incidentes;
- Diminuir o tempo para entender e investigar uma interrupção do serviço;
- Evitar a perda de produtividade dos colaboradores;
- Evitar danos à reputação da marca e aos resultados financeiros;
- Minimiza os custos associados à segurança na internet;
- Defenda-se contra extorsão, ransomware e outras novas ameaças em evolução, entre outros fatores.
Mantenha sua empresa segura com o Anti-DDoS+ da WCS
Como você pode notar, um ataque virtual DDoS pode acarretar em diversos prejuízos para sua empresa. Para se proteger destas ameaças, conte com a solução Anti-DDoS+, da WCS.
Nossa solução atua da seguinte maneira:
- Garante a segurança do seu site;
- Mantém a integridade e confidencialidade dos dados;
- Impede vazamentos catastróficos;
- Providencia uma navegação estável para os usuários;
- Melhora a capacidade de tráfego do website, e muito mais.
Fale com os nossos especialistas e solicite uma demonstração!