Se, por um lado, esse movimento do comércio varejista é inegavelmente importante para a economia e sustento de muitas famílias brasileiras, por outro, chama a atenção de cibercriminosos que se aproveitam da data para aplicar golpes e espalhar bots maliciosos.
Como há um grande volume de consumidores, os ciberataques ficam ainda mais robustos e os esquemas de prevenção dos e-commerces precisam acompanhar tal evolução. E mais, os riscos não se limitam apenas a compras fraudulentas, como ataques a aplicações a fim de rouA Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio e tem ganhado força a cada ano que passa. É comum ver os consumidores esperarem pela sexta-feira repleta de promoções para economizar com o produto tão desejado. bar os dados comerciais de sua empresa ou de cliente, ou a negação de serviços.
Desta forma, não basta apenas proteger os sistemas dos pagamentos de seu comércio eletrônico. Os criminosos virtuais encaram a Black Friday como “narrativa de fundo” para obter a cumplicidade involuntária do próprio cliente.
Neste ano, as perspectivas para a data são bastante positivas. A pouco mais de uma semana da tão esperada data, varejistas, gestores e os próprios usuários ainda têm algum tempo para rever suas políticas de prevenção e seus mecanismos de defesas. Acompanhe o artigo até o final e confira 5 ações para manter sua empresa segura durante a Black Friday. Confira!
Afinal, como manter a segurança durante esse período?
Se você está lendo esse artigo, com certeza, esse período de Black Friday lhe causa grandes preocupações. Em meio a toda essa ansiedade da data em si, os funcionários tendem a usar redes corporativas para efetuar suas compras sem se preocupar com segurança.
E, em contrapartida, os hackers sabem que essa data é uma grande oportunidade para ataques, porque atraídos pelas promoções os usuários podem acabar criando novas brechas na segurança.
Toda sua segurança pode ser ameaçada por um simples link recebido por um e-mail e que foi clicado por algum colaborador. Por isso, é tão importante guardar dados dos servidores e informações que sejam trafegadas pelas redes corporativas com total segurança.
Dessa forma, é preciso que você fique atento quanto às medidas de segurança que devem ser implementadas para evitar problemas e proteger sua empresa contra ameaças virtuais durante a Black Friday.
5 dicas de segurança para evitar ataques cibernéticos durante a Black Friday
A sexta-feira de promoções passou a ser muito visada para os ciberataques, e caso sua empresa não tome as medidas de segurança necessárias pode colocá-la diante de possíveis ataques. Consequentemente, a perda da reputação da sua imagem em relação aos clientes e possíveis danos financeiros podem acontecer.
Para evitar ataques cibernéticos durante a Black Friday é necessário que você tenha um site estruturado, que seja capaz não só de proteger a empresa como também os consumidores.
Não adianta você apenas investir em ações de marketing é necessário o apoio de soluções de cibersegurança que te ajudam a aumentar suas vendas e tornem seu negócio ainda mais competitivo e rentável. Então, para você aproveitar o período da melhor forma possível, confira nossas dicas!
Tenha um plano de ação claro durante a Black Friday
O primeiro passo a colocar em prática é ter um plano de ação para amenizar os riscos gerados por um eventual ataque. Isso vai servir como um plano de resposta claro, padronizado e bem estruturado. Além disso, é necessário que você tenha uma resposta rápida caso aconteça alguma notificação de incidente, caso aconteça a violação dos dados pessoais dos consumidores.
Ter esse plano te ajudará a monitorar e acompanhar os relatos de incidentes para manter a eficácia das políticas. Isso possibilita a reavaliação para as melhorias na segurança de seu e-commerce.
Mantenha o antivírus atualizado e utilize Firewall
Você já deve saber a importância do firewall para evitar ataques na sua empresa, não é mesmo? Mas, é necessário que ele esteja atualizado corretamente para proteger contra os hackers e seus sofisticados cibercrimes.
Fora isso, é importante também que você instrua seus colaboradores a utilizarem esse antivírus que nunca deve ser desconectado. Se isso acontecer, deixará a máquina totalmente vulnerável aos ataques.
A dica aqui é que você utilize um firewall de qualidade, o Firewall + oferece proteção para as redes corporativas, possibilita backup de configurações e administração remota com toda a qualidade proporcionada pelas mais de duas décadas da WCS Conectologia.
Tenha uma equipe bem treinada para ações na Black Friday
É importantíssimo ressaltar que investir apenas em sistemas de alta qualidade e a criação de políticas de proteção não é o suficiente. Um componente primordial para evitar os ciberataques e o funcionamento da gestão de riscos são seus colaboradores.
Por isso, quanto maior o conhecimento do seu time, mais sucesso você vai ter contra as possíveis invasões de hackers em seu sistema. Empresas também são feitas de pessoas, manter sua equipe bem treinada vai manter todos os pontos seguros.
Estabilidade do provedor
Caso seja necessário reveja e adeque o seu acordo com o provedor, prevendo o pico de acesso durante o período de Black Friday.
Nesse acordo, é importante que tenha sido previsto a estabilidade e a capacidade de suportar os picos de acesso e caso haja a queda da página e como será restabelecido esse acesso.
Contrate soluções que ajudam a manter a segurança
Garantir a segurança contra ameaças na internet é deve ser um assunto primordial para seu negócio. Todo esse investimento em ações de prevenção evitam acessos nocivos ao seu site, bem como problemas com incidência de vírus. E nesse sentido, ainda gera uma economia de gastos em relação a manutenção de equipamentos.
As vantagens de um sistema de gestão do tráfego com o SD-WAN + são muitas. Além disso, gera mais facilidade da implementação de regras de acesso quanto à diminuição da ociosidade de sua equipe no ambiente de trabalho.
Sua rede de segurança pode ter uma solução que evita que suas operações sejam afetadas, conheça o Anti-DDoS da WCS Conectologia, uma solução de monitoramento que detecta ataques volumétricos na sua rede, separando o tráfego legítimo do ilícito, protegendo redes de ataques e garantindo a disponibilidade dos serviços. As vantagens são diversas: disponibilidade, alta proteção, latência minimizada e baixo custo operacional.
Entre em contato com WCS Conectologia e conheça as soluções de segurança para proteger sua empresa nos meios digitais!