Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento econômico da humanidade. Comércio é uma ação de troca, venda ou compra de determinadas mercadorias ou serviços. Tal conceito existe desde os primórdios do homem, a partir dos primeiros processos de troca na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outros objetos de interesse. As trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu próprio produto.
A primeira forma de comércio que consideramos é o sistema de trocas e ele era local. Isso significa que apenas os indivíduos de uma determinada tribo participavam dessas negociações. Cada grupo possuía uma habilidade: pesca, agricultura, pecuária etc. Com o passar do tempo, observou-se que produziam mais do que consumiam, e, assim, começaram a estocar. Mas os produtos estragavam, e, além disso, os indivíduos precisavam de outros produtos, além dos que eram feitos por eles.
Hoje, observamos que as coisas são bem diferentes. As trocas são feitas de forma indireta, onde uma pessoa troca o seu dinheiro por um produto desejado. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio. Atualmente, o comércio é a atividade responsável por movimentar diferentes produtos, com uma finalidade lucrativa, por meio de trocas, vendas ou das compras de mercadorias. Nos dias atuais, o conhecido “comércio eletrônico” nos permite inclusive comprar o que desejamos sem nem sair de casa, a qualquer hora e de qualquer lugar.
O comércio na pandemia
Estamos há mais de dois anos vivendo em meio a incertezas. A pandemia causada pela Covid-19 transformou rotinas, preocupações surgiram e a vida de quase toda a população mudou. Mas ao analisarmos as pesquisas deste ano, vemos que as projeções de vendas do comércio estão em crescimento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista cresceram 1,4% em maio deste ano, o segundo mês consecutivo de alta. O varejo brasileiro agora se encontra 3,9% acima do patamar pré-pandemia, acumulando um ganho de 6,8% no ano e de 5,4% nos últimos 12 meses. É importante frisar que esses resultados não são motivo para comemorações e menos ainda de baixar a guarda quanto aos protocolos sanitários, mas, com certeza, é motivo de um certo alívio para todos.
O que a pandemia ensinou às empresas?
A maioria dos negócios tiveram que se adaptar em resposta às medidas de isolamento social e mudanças comportamentais dos consumidores. Um dos principais ensinamentos que as empresas receberam foi a percepção da importância da presença digital e da inovação como o grande diferencial no mercado. Entre as ações utilizadas para superar os impactos da pandemia, podemos destacar os serviços de delivery, e-commerce, marketplaces e novos canais de comunicação e de distribuição dos produtos para manter o relacionamento com os clientes e as vendas.
Dicas para aumentar as vendas do comércio
Muitas mudanças e adaptações devem acontecer ainda, e, independente da situação, as relações comerciais passam por transformações permanentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os efeitos da pandemia devem durar cerca de dois anos, então, sua empresa não pode perder mais tempo para se adequar. O consumidor vai continuar também se adaptando ao “novo normal”, e você precisará atendê-lo dessa forma. Então, para revolucionar a comunicação do seu negócio, confira algumas estratégias poderosas que podem te ajudar a alavancar as suas vendas.
Identifique seu público-alvo
Conhecer o público alvo da sua empresa é essencial para construir estratégias eficientes. Ao alcançar as pessoas certas em suas campanhas, você, consequentemente, terá melhores resultados.
Use estratégias de marketing
O marketing digital é uma forma eficiente e barata de chamar a atenção das pessoas, uma vez que o tempo que um usuário permanece online já beira 7 horas diárias. Você pode criar desde pequenas ações, como criar um perfil comercial nas redes sociais e compartilhar fotos dos seus produtos ou serviços, até mesmo elaborar estratégias e criar planos de ação, como anunciar no Google Ads, Facebook e Instagram.
Ofereça bom conteúdo
Outra dica para vender mais é produzir conteúdos relevantes para o seu público alvo (blog, posts, e-books, webinars, vídeos etc), você se posiciona como autoridade no seu nicho, atraindo mais contatos.
Foco na solução
Uma vez que você conhece seu público e suas dores, use isso para dar força à sua venda. É muito importante que, ao fazer a sua oferta, o seu foco não seja no produto ou serviço, mas sim em ajudá-lo a resolver os seus problemas.
Encontre o seu diferencial
Encontre a característica que te destaca no mercado quando o assunto é tornar a vida do seu cliente mais fácil. Se diferenciar a ponto de oferecer algo realmente único ajudará você a conquistar um público totalmente seu.
Sabemos da importância de acompanhar as tendências do mercado e, por isso, nós da WCS, oferecemos diversas soluções e profissionais capacitados para ajudar a sua empresa a se destacar no mercado, oferecendo o que há de mais moderno e prático no mundo empresarial.
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