topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

LAN to LAN – Conexão de ponto a ponto

23 08 21 WCS Blog Blog

Ter uma conexão eficiente é de extrema importância para se destacar no mercado e alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Estamos vivendo na era da transformação digital, onde as muitas tecnologias nos auxiliam no nosso cotidiano, e à medida que essas tecnologias passam por atualizações, diferentes opções aparecem no mercado e se propõem a melhorar o fluxo dos processos e a comunicação de uma empresa.

Sabemos que independentemente do porte da empresa ou de seu modelo de negócio, uma troca de informações segura, rápida e exclusiva é uma exigência cada vez mais necessária no ambiente corporativo e, em diversos casos, até mesmo vital. Informações confidenciais não podem ser vazadas, mas ao mesmo tempo precisam ser facilmente acessadas de diferentes filiais. Para isso, o modelo de conexão de redes Lan to Lan aparece como uma ótima alternativa para suprir essas demandas.

O que é LAN?

LAN significa “Local Area Network”, ou em português, rede local de computadores. Refere-se geralmente a redes de computadores restritas a um local físico, por exemplo, uma empresa, escritório ou uma casa. É por meio de uma LAN que os diversos dispositivos conseguem se conectar à internet ao mesmo tempo, por meio de equipamentos de rede compartilhados, como roteadores de banda larga ou computadores de rede.

Esse tipo de rede é acessada por um servidor compartilhado, onde cada dispositivo conectado é como um “nó” em um circuito. Dessa forma, as empresas podem minimizar custos e riscos, além de aumentar a produtividade, devido à maior facilidade na gestão, acesso e transmissão dos dados.

Características de uma rede LAN

  • Infraestrutura de alto desempenho;
  • Conexão segura para todos os dados que trafegam na rede;
  • Possibilidade de monitoramento remoto do fluxo de dados;
  • Estabilidade na conexão entre redes.

Componentes de uma LAN

Servidores
Computadores que possuem alta capacidade de processamento e armazenamento que tem como objetivo disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede. Quando usados como provedores de serviços, eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na internet, firewall, proxy, impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio e muitas outras utilidades. Já quando são utilizados como servidores de arquivos, eles podem ser usados como depósito para a alocação de arquivos num local seguro e centralizado. E, por fim, como servidores de aplicação, disponibilizar aplicações que necessitam de alto poder de processamento a máquinas com menor capacidade.

Estações
Também conhecidas por clientes, são geralmente computadores de mesa, portáteis ou PDAs, e utilizados para acessar os serviços localizados num servidor, ou para executar tarefas locais. São máquinas que possuem um poder de processamento abaixo das demais, e, em alguns casos, são usadas estações sem disco, as quais usam completamente os arquivos e programas disponibilizados pelo servidor.

Dispositivos de rede LAN
Dispositivos de rede são as ferramentas físicas necessárias para que aconteça a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. Podemos citar como exemplos os roteadores, repetidores de sinal, gateways, switchs, bridges, as placas de rede e os pontos de acesso Wi-Fi.

Como funciona uma conexão LAN to LAN?

Normalmente, esse tipo de conexão é utilizada por empresas que possuem múltiplas filiais. A conexão Lan to Lan tem como função principal manter todo o negócio conectado em um único espaço virtual. Esse tipo de conexão busca criar um ambiente em que computadores, smartphones, bancos de dados, impressoras e sistemas de gestão trabalham todos conectados numa mesma infraestrutura.

As vantagens

Investir em conexões Lan to Lan pode gerar inúmeros benefícios para o seu negócio. Entender o funcionamento dos processos facilita na compreensão de como essa aplicação pode mudar a realidade da sua empresa.

Redução de custos
Em tempos de crise, diminuir os gastos de uma empresa se torna ainda mais necessário. Uma gestão de custos eficiente é essencial para manter o bom funcionamento do negócio, torná-lo mais competitivo, evitar prejuízos e permitir o crescimento no mercado. Ao utilizar conexão Lan to Lan, os gastos necessários para manter a infraestrutura atualizada, monitorar recursos e atualizar plataformas serão menores, o que melhora o tempo gasto pelo time.

Segurança
Esse tipo de conexão amplia o nível de segurança do ambiente corporativo. Com ela, os times podem transmitir dados por meio de um ambiente menos suscetível às interferências de agentes externos. Isso torna todas as comunicações mais robustas e alinhadas com as solicitações de proteção de dados do ambiente corporativo normal.

Rapidez
Conexões mais integradas entregam maiores taxas de velocidade. Nesse caso, os equipamentos de gestão de rede necessitam de menos tempo para direcionar pacotes e são capazes de obter dados relevantes em menos tempo, otimizando a experiência de atendimento e relacionamento.

Acesso direto e imediato para decisões rápidas
A solução LAN to LAN permite que todos dentro de uma empresa acessem de forma simples, rápida e direta as informações necessárias para o desenvolvimento de suas tarefas. O resultado é o aumento de produtividade, facilidade na tomada de decisões estratégicas e na entrega de respostas em menor tempo.

Tenha a melhor solução LAN to LAN para sua empresa

Com o foco em oferecer para as empresas as melhores soluções para transformar a comunicação do seu negócio, a WCS Conectologia oferece o serviço LAN to LAN. Ela foi desenvolvida para que você consiga conectar suas unidades de negócio, usufruindo de segurança, conexão estável, rapidez e redução de custos. Indicado para empresas com necessidade de comunicação de dados entre matriz e filiais.

Com os diferentes modelos de negócio e trabalho, é fundamental planejar e considerar como o plano de internet será utilizado na sua empresa. Mas você não precisa fazer tudo isso sozinho. Nós da WCS estamos aqui para te ajudar. Oferecemos suporte e apoio profissional durante todo o processo, e contamos com uma equipe própria, especializada e comprometida em oferecer aos nossos clientes um serviço rápido e de alta qualidade.

Entre em contato com nossos colaboradores e saiba mais!

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

7 Motivos para Escolher o PABX em Nuvem da WCS

Antes de mais nada, o PABX em nuvem WCS surgiu…

Custo de Cibersegurança vs. Custo de um Ataque: Por que Investir em Proteção é essencial?

A cibersegurança tornou-se uma preocupação central para empresas de todos…

O monitoramento de redes pode livrar sua empresa de ataques hackers

Em uma era digital vulnerável a ataques cibernéticos, antes de…

Insights Para Atrair E Fidelizar Clientes Com Um Wi-Fi Inteligente

Utilizar um Wi-Fi inteligente vai além de uma conexão de…

Modernize Sua Empresa Com o PABX Em Nuvem: Simplificando a Comunicação Corporativa

Imagine uma empresa onde cada departamento é uma engrenagem perfeitamente…

3 Filmes essenciais para entender a Cibersegurança

Em primeiro lugar, no cenário atual, a cibersegurança é um…