Aqui no Brasil, os ataques cibernéticos cresceram mais de 400% desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Na América Latina, o país também é considerado o que possui mais crimes virtuais. Parte disso, de acordo com os especialistas, foi graças à migração para o trabalho remoto, que aconteceu em massa e sem preparo pela maioria das empresas — que não contam com um Firewall, uma das saídas mais indicadas para que pequenas, médias e grandes empresas protejam-se de ataques indesejados.
De forma resumida, o Firewall cria uma barreira entre a rede interna e a externa, permitindo que os dados e informações que trafegam sejam supervisionados constantemente e de acordo com configurações personalizadas.
Continue a leitura do texto para compreender como é importante contar com um Firewall no seu negócio.
O que é Firewall?
Como explicamos rapidamente acima, o Firewall protege a rede interna de internet de uma determinada organização, controlando os dados que entram e saem dessa rede. Grande parte dos sistemas operacionais do mercado já contam com algum tipo de proteção, mas quando o assunto é segurança, nunca é demais nos prepararmos.
O Firewall também pode ser usado como uma ferramenta de monitoramento de dados e outros serviços, ajudando com que a sua empresa tenha um controle maior sobre o que está sendo transmitido o tempo todo. Ou seja, o Firewall não apenas bloqueia entradas, como também pode encontrar e impedir ameaças externas.
Por que investir em um Firewall?
Melhorias na segurança impactam positivamente toda a empresa com mais produtividade e menos falhas internas. E como o Firewall é tão necessário, listamos alguns pontos onde ele pode ajudar o trabalho de sua equipe de TI e Segurança de Dados. Confira a seguir:
Proteger os dados
Você já deve ter compreendido como é importante ter um Firewall na sua organização, então vamos começar falando sobre a proteção de dados. Ele é a primeira defesa contra invasão e ataques maliciosos, assim como vazamentos de informações. Uma de suas vantagens, portanto, é a criptografia dos dados que entram e saem da rede. Isso dá mais tranquilidade aos seus colaboradores e clientes.
Estar em acordo com a lei
Como cada vez mais estamos gerando dados, a privacidade dessas informações acabou tornando-se um caso legal. Basta vermos a quantidade de empresas que têm sido penalizadas por conta do vazamento de informações confidenciais de terceiros. O Firewall, então, deve fazer parte do sistema de segurança do seu negócio. Ele permite que o TI controle e monitore a privacidade da rede.
Monitorar o uso da rede
Um bom Firewall também acompanha, em tempo real, como os dados estão trafegando pela rede. Com tal ferramenta, sua equipe de TI pode monitorar e gerir com mais inteligência todas as informações. E isso impacta até mesmo a produtividade de diversos setores da empresa.
Facilitar o trabalho remoto
Com tudo que vem acontecendo nos últimos meses, é fundamental se preparar para as transformações no trabalho. O home office se tornou necessário em diversas empresas e poucas se prepararam para as mudanças. O Firewall permite que os negócios sejam acessados, com segurança, de qualquer lugar do mundo e somente por quem tem autorização.
Otimizar as conexões
Principalmente para pequenas empresas, o Firewall pode ser uma ferramenta de otimização da rede de internet. Ele ajuda no controle de acesso dos colaboradores baseado em horários, setores e cargos, além de distribuir a internet de acordo com as tarefas e processos mais importantes do dia. Uma conexão rápida e disponível é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Controlar o uso da internet
Além de impedir invasões, o Firewall também trabalha na própria rede. Por exemplo, ele identifica imediatamente se algum colaborador está fazendo o download de um anexo infectado. Sendo assim, com controle e proteção automatizada, o departamento de TI pode atuar em outros pontos mais relevantes para o funcionamento da empresa.
Responder rapidamente aos ataques
Alguns negócios sofrem ataques constantemente e, por isso, o máximo de proteção é necessário. Contudo, algumas vezes as invasões acabam acontecendo e, diante de uma falha, é imprescindível que o sistema saiba responder aos ataques com rapidez. Também nesses casos o Firewall é importante: impedindo que dados sejam acessados ou comprometidos.
Agora ficou ainda mais fácil de compreender a importância de um firewall, não é mesmo?
Porém, para ter uma ferramenta mais segura e completa, vale investir em um Firewall para uso corporativo, especializado, com alto controle e detecção de ameaças. Afinal, o Firewall não pode ser considerado apenas mais um componente do sistema de segurança, ele precisa ser o coração dessa operação para proteger sua rede de ameaças externas e internas.
Já conhece o Firewall + da WCS Conectologia?
O Firewall + da WCS Conectologia é uma ferramenta robusta que entrega proteção para redes corporativas, possibilita backup de configurações e ainda oferece administração remota. Nossa ferramenta de segurança para redes também combate ataques virtuais e bloqueia conteúdo malicioso, sem impedir que os demais dados fluam continuamente.
Também há um painel de controle que gera relatórios para apoiar diferentes análises, como a quantidade de banda utilizada pela rede, em tempo real, além do consumo de CPU e memória de navegação. Ou seja, é uma solução avançada para o gerenciamento, monitoramento e segurança.
Se você gostou de saber sobre a importância do Firewall para os negócios, não espere mais e comece a se proteger hoje mesmo. Acesse o novo site, solicite o contato de nossos especialistas e negocie essa ferramenta para sua empresa.