topo logo wcs
Pesquisar
Close this search box.

A expansão da fibra óptica

03 05 21 Expansao da Fibra optica. Blog

Não podemos negar a rápida e visível expansão do mercado de fibra óptica no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o aumento foi de 70% entre novembro de 2019 e novembro de 2020, atingindo mais de 36 milhões de usuários no país.

A alta demanda no mercado de banda larga, estimulada por uma gama de atraentes serviços de streaming, sempre colaborou para isso acontecer, uma vez que os usuários procuram por melhores serviços a fim de aprimorar a qualidade e velocidade de sua conexão, para aproveitar os serviços contratados da melhor forma possível.

Agora, em um cenário de mudanças e incertezas com a pandemia da Covid-19, presenciamos a criação de novos hábitos em toda a sociedade. O mais importante deles, consequência da necessidade de isolamento social, foi a substituição de atividades, que antes eram realizadas presencialmente nas empresas, de maneira virtual, como por exemplo, trabalhar em home office e assistir aulas on-line. Esses novos hábitos ainda são novidade para grande parte das pessoas e impõe alguns desafios, como a necessidade de um espaço, em casa, que seja adequado para realizar as tarefas com tranquilidade, equipamentos de qualidade, e, claro, uma conexão estável e de qualidade.

Aqui no país, a expectativa é de que todos os municípios brasileiros contem com fibra óptica até o final de 2024, segundo o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU5), publicado no dia 28 de abril deste ano pela Anatel.

O surgimento da fibra óptica

A fibra óptica é uma tecnologia baseada em um filamento flexível e transparente capaz de conduzir as informações por meio da luz, resultado do fenômeno chamado de reflexão. A ideia de utilizar a luz nas comunicações surgiu no século XIX, apesar de esse fato ter se concretizado apenas recentemente. Um dispositivo chamado Fotofen convertia sinais de voz em sinais ópticos, utilizando a luz do sol e lentes montadas em um transdutor que vibrava ao entrar em contato com o som. A ideia fracassou por conta dos distúrbios atmosféricos (chuva, névoa) e pela necessidade de o emissor e o receptor estarem bem visíveis entre si.

Diversos pesquisadores tentaram ao longo dos anos solucionar tais problemas, buscando a transmissão da luz através de trajetórias curvilíneas. Em 1870, um físico britânico chamado John Tyndall comprovou a viabilidade dessa opção ao utilizar uma espécie de reservatório, cheio de água com um pequeno orifício. Por meio de uma lanterna dentro do recipiente, ele provou que a luz podia, sim, fazer curvas. Entretanto, o conhecimento, de tão avançado, à época, de nada serviu, somente voltando a ser discutido quase 100 anos depois, em 1952, quando as pesquisas do físico indiano Narinder Singh Kapany, levaram à invenção da fibra óptica. O estudo foi desenvolvido em Londres e fazia parte do seu doutorado em óptica.

Kapany procurava por um material que tivesse o menor índice de refração. Quanto maior a diferença entre os índices de refração, e o menor ângulo limite, toda luz que entrasse seria refletida em todos os ângulos possíveis. Para isso, ele precisava aprisionar a luz dentro do material, para que ela só saísse na outra extremidade, independente do formato do tubo. Em 1955, ele cunhou a expressão fibra óptica e patenteou a invenção. Naquela época, o físico só enxergava sua criação com utilidade para o campo da medicina.

O uso nas telecomunicações

Em 1966, o físico chinês Charles Kao teve a ideia de usar fibras óticas para a transmissão de chamadas telefônicas. Ele mostrou que os cabos tinham uma capacidade muito maior de transmissão de dados a um custo muito menor.
A primeira rede telefônica com esta tecnologia foi inaugurada em 1973, nos Estados Unidos, e desde então se disseminou pelo mundo. Três anos mais tarde tivemos o primeiro link de TV a cabo, no Reino Unido, e em 1988 o primeiro cabo oceânico foi instalado, dando início à era da supervelocidade da informação.

Os estudos de Charles Kao contribuíram também para o uso da tecnologia em uma variedade de equipamentos, como automóveis, mísseis, blindados, satélites, fiação de computadores, eletrodomésticos e ainda em microeletrônica, engenharia genética e fotografia.

As vantagens

A fibra óptica possui várias vantagens em relação aos convencionais cabos de cobre, tornando-se assim uma tecnologia cada vez mais necessária e desejada. Confira alguns benefícios:

Tamanho
As espessuras dos cabos de fibra óptica são bem menores comparadas com as do cobre, facilitando o processo de instalação e o armazenamento.

Velocidade
A velocidade que é alcançada com a fibra óptica é muito superior, podendo variar entre 30 MB e 100 MB, chegando até 1GB, nos planos das operadoras — mas esse não é um limite.

Estabilidade
Os cabos comuns de cobre sofrem muitas interferências de ondas eletromagnéticas. Já os cabos de vidro apresentam menor interferências, pois se tornam mais isolantes.

Alcance
Um único cabo pode transportar informações em alta velocidade, sem deixar passar nada, por aproximadamente 100 quilômetros de distância.

Segurança de dados
As conexões por fibra óptica também estão à frente dos antigos fios de cobre que deixam “vazar” sinais eletromagnéticos. Com as transmissões por luz, é preciso ter acesso ao núcleo do cabo para alcançar as informações.

Durabilidade
Ultra resistente, os cabos de fibra óptica são feitos com sílica pura, podendo aguentar altas temperaturas, deteriorações ambientais e grandes pressões.

Aplicações para as fibras ópticas

A versatilidade da fibra óptica pode ser facilmente percebida nos dias de hoje. Dentre suas diversas aplicações estão sinais de TV, transmissões de chamadas telefônicas, lasers de alta potência, utilizados, por exemplo, na cauterização de artérias e tecidos, leitores de código de barras, sensores remotos para o monitoramento em poços de petróleo, avaliação da integridade estrutural de aeronaves, etc.

Uma outra possibilidade de uso desse material é o diagnóstico por imagens, feito por exemplo, no exame de endoscopia. Neste exame, uma fibra óptica especial é introduzida, juntamente com uma fonte de luz, no estômago, proporcionando imagens que são utilizadas pelos médicos para diagnosticar o paciente. A fibra óptica também pode ser utilizada na área das pesquisas espaciais, em um aparelho de telescópio especialmente projetado para fazer as observações simultâneas dos astros, por exemplo.

A fibra óptica no Brasil

Aqui o uso de cabos fibra óptica tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular, devido à sua facilidade de instalação, alta qualidade do sinal, segurança e transmissão mais veloz de dados. De acordo com o mapeamento realizado pela Anatel, para levantar com precisão quais os municípios brasileiros atendidos por redes de fibra óptica, 2020 representou um crescimento de pelo menos 9% na quantidade de cidades com fibra. São, pelo menos, 4.403 municípios atendidos no Brasil, o que representa 79% dos municípios brasileiros.

Vendas no e-commerce têm alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020

Com um crescimento de 10% na média de lojas visitadas pelos brasileiros em 2020, a digitalização dos negócios e as vendas on-line simboliza a salvação para diversos varejistas, restaurantes e diversas empresas de grande e pequeno porte. A migração das compras off-line para as compras on-line representa um mercado em evolução. No Brasil, o e-commerce corresponde a 11% das vendas do varejo, 75% acima dos 6% registrados antes da pandemia. Em janeiro de 2020, o comércio eletrônico brasileiro teve crescimento de 15,1% no comparativo ano a ano.

Sair na frente dos concorrentes é a melhor estratégia

Saiba que existem diversas soluções para que você coloque sua empresa no topo, ainda mais em um mundo cada vez mais competitivo. Caso o foco do seu negócio seja o e-commerce, uma conexão exclusiva pode ser o ideal. Aqui na WCS, por exemplo, oferecemos o Link Dedicado para que suas vendas não parem. É um modelo de conexão corporativa privada, mais segura, com disponibilidade constante e de alta velocidade. Se interessou? Então não deixe de conferir as diferenças entre “Link Dedicado x Banda Larga”.

Aproveite e transforme hoje mesmo a sua comunicação empresarial!

Entre em contato com nossos colaboradores e saiba mais!

Compartilhe esse post

Pesquisar

Inscreva-se na nossa

Newsletter

O monitoramento de redes pode livrar sua empresa de ataques hackers

Em uma era digital vulnerável a ataques cibernéticos, antes de…

Insights Para Atrair E Fidelizar Clientes Com Um Wi-Fi Inteligente

Utilizar um Wi-Fi inteligente vai além de uma conexão de…

Modernize Sua Empresa Com o PABX Em Nuvem: Simplificando a Comunicação Corporativa

Imagine uma empresa onde cada departamento é uma engrenagem perfeitamente…

3 Filmes essenciais para entender a Cibersegurança

Em primeiro lugar, no cenário atual, a cibersegurança é um…

Sua empresa está pronta para responder a ameaças cibernéticas?

Em primeiro lugar, empresas que adotam a tecnologia da informação…

Vigilant: Proteção Avançada com Inteligência Artificial da WCS

Vigilant é uma solução de proteção avançada da WCS, que…