topo logo wcs

Qual a importância de um firewall em sua empresa?

27938 Artigo Importancia Firewall Banner

Qualquer empresa lida com dados que precisam ser protegidos. Sejam informações financeiras, de clientes, contratos, enfim, ninguém quer que terceiros, ou pior, hackers, tenham acesso a detalhes confidenciais do seu negócio.

Por isso, para garantir a proteção da sua companhia, é preciso recorrer a soluções de segurança que ajudem a evitar prejuízos e sirvam para monitorar a troca de dados na sua rede. E uma das principais ferramentas para isso é o firewall.

Continue lendo e saiba mais!

 

Para que serve e como funciona

Primeiramente, traduzir a palavra pode ajudar a entender como essa medida de segurança opera: “firewall”, em inglês, significa “parede de fogo”. É também o nome usado para designar as portas antichamas usadas em saídas de emergência dos prédios.

Ou seja, a ferramenta age como uma muralha, bloqueando o acesso indevido a uma determinada rede. Com base em regras e diretrizes estabelecidos pelo setor de TI da sua empresa, o sistema do firewall gerencia permissões de acesso e monitora a comunicação entre os computadores e a internet.

É assim que ele evita invasões externas e protege os dados que circulam diariamente na sua companhia, bloqueando atividades suspeitas e outros tipos de ataque. Essas funções podem ter ainda outras utilidades que são potencialmente interessantes para o funcionamento da sua empresa.

 

Outras aplicações

Como o firewall monitora ações na sua rede e analisa o tráfego de dados constantemente, ele pode ser usado com o propósito de aumentar a produtividade do seu time, bloqueando conteúdos indesejados que podem ser usados pelos funcionários.

Esse sistema de segurança é capaz de dar a permissão a um administrador para que controle o acesso a determinados sites e limite o horário de uso da rede. Realizar tal filtro é bastante útil em uma época em que redes sociais são uma distração, ajudando a manter uma maior agilidade na equipe e evitando que os colaboradores fiquem menos dispersos, diminuindo as chances de erros em processos.

Além disso, os relatórios emitidos pela ferramenta ajudam na tomada de decisões e a entender onde há gargalos nas atividades e como o fluxo de dados se comporta na rede. Esse nível de vigilância é importante para que todas as operações ocorram de modo seguro. No entanto, para que seja 100% eficaz, o firewall precisa de apoio.

 

Um importante aliado

Para complementar o seu sistema de segurança, é indispensável utilizar também um software de antivírus robusto, que blinde sua rede de outras ameaças. Afinal, por mais que o firewall esteja monitorando as transferências de dados, existem outros tipos de atividades maliciosas que ele não detecta, capazes de causar prejuízos consideráveis.

Se um colaborador abrir um e-mail que contenha um malware, por exemplo, ele pode contaminar sua rede. O firewall, por monitorar os usuários e controlar a transferência de dados, pode até identificar de qual computador veio o arquivo malicioso, mas não vai ser capaz de pará-lo. Isso porque essa foi uma ação voluntária de um indivíduo que tinha a permissão para operar dentro da rede, portanto, o firewall não vai ver como ameaça.

Desta forma, um sistema de segurança completo deve contar com mais de uma ferramenta para poder proteger totalmente sua rede.

Ainda é preciso ficar atento para que os controles criados pelo firewall não acabem comprometendo a conexão da internet, criando muitas barreiras e processos burocráticos para os usuários. 

Se este e outros cuidados forem tomados, o uso do firewall é essencial para qualquer empresa que queira compartilhar informações de forma confiável e se proteger.

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…