topo logo wcs

O mercado de telecomunicações e as tendências para os próximos anos

layout tendencias em inovação de redes 01 scaled 1

A experiência de conectividade dos usuários é um tema cada vez mais relevante e comentado no mercado de tecnologia. Com o desenvolvimento acelerado de novos dispositivos, muitas tendências estão sendo previstas para o futuro do setor de telecomunicações da América Latina. Segundo um estudo do Gartner, são estas tendências que impulsionarão a inovação nos negócios digitais ao longo dos próximos 4 anos.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial tem potencial para agregar valor a diversas ramificações da indústria, além de personalizar interações. Com ela, é possível identificar padrões nos hábitos de navegação e também no comportamento de compra dos clientes, automatizando as interações e também as atividades operacionais.

Edge computing

Os usuários querem experiências de conectividade confiáveis e velozes. Neste sentido, a edge computing tem um papel importantíssimo, afinal ela consegue reduzir a latência e aproximar dados e usuários finais. Isso já pode ser visto nos cartões de pagamento por aproximação, que buscam simplificar a vida dos cidadãos.

Automação inteligente para o futuro

O controle definido por software, combinado com a orquestração com big data e analytics, faz com que a automação inteligente permita aos provedores de serviços tirar vantagens com redes mais adaptáveis e vantajosas financeiramente. Com esta automação inteligente, os provedores poderão lidar melhor com as novas tecnologias e também monetizar seus ativos de rede para usuários finais por meio do Network-as-a-Service – rede como um serviço, ou NaaS.

Usuário x IoT

A famosa user experience (UX) será fatalmente impulsionada por fatores como o desenvolvimento de novos algoritmos, sensores, contextos e também experiências sociais detectáveis. Os designers de UX precisarão trabalhar sob uma nova perspectiva caso queiram criar experiências interessantes para os usuários, pensando efetivamente no valor desta experiência para o cliente.


E você, vai encarar essas mudanças e novos desafios de peito aberto? ?

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…