A Black Friday é uma das principais datas para o comércio brasileiro e, considerando o comércio eletrônico, superou até mesmo o Natal. Em 2021, só o e-commerce movimentou mais de R$ 4,2 bilhões durante a ação — um aumento de 5% em relação a 2020. Com certeza, você quer saber como se preparar para a Black Friday.
Para 2022, especialistas acreditam que as vendas devam aumentar ainda mais chegando ao patamar de R$ 6,05 bilhões com uma estimativa de 8,3 milhões de pedidos. Sendo assim, selecionamos algumas dicas para que você comece a preparar o seu negócio.
Continue a leitura do texto e pondere o que é preciso mudar no seu negócio nas próximas semanas. Vamos conversar sobre concorrência, estoque, precificação, bom atendimento e, é claro, todas as melhorias físicas que podem ser feitas para aumentar suas vendas.
Black Friday no Brasil em 2022
Segundo pesquisa divulgada pela Ecglobal, 76% dos consumidores têm intenção de concretizar algum tipo de compra na Black Friday, contra 65% no ano passado.
Varejistas e compradores já se preparam para a data e, segundo a pesquisa do Instituto Reclame Aqui publicada em setembro, 46,4% das empresas já começaram os preparativos.
As categorias mais aquecidas neste ano devem ser telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde, mas considerando a importância da data, é indiscutível a afirmação de que há ortunidade para todos os segmentos na Black Friday.
Vamos para as dicas!
Prepare uma campanha antecipada
Nunca é cedo demais para se pensar na Black Friday 2022, visto que a antecedência pode ajudar na organização de sua empresa. Você pode até mesmo criar pré-campanhas e divulgar ofertas exclusivas antes de novembro.
Esse aquecimento contribui para a divulgação de sua marca, além de potencializar as vendas que serão feitas no dia, aumentando o número de clientes de forma que você alcance seus objetivos mais rapidamente.
Analise os concorrentes e seu estoque
Como a Black Friday remete a preços baixos, vale a pena conferir o que seus concorrentes estão oferecendo para a data. E quanto mais cedo você fizer isso, mais fácil será para precificar seus produtos e criar promoções especiais.
Em seguida, reforce seu estoque. Afinal, de nada adianta criar ofertas atrativas e não ter produtos para entregar. Isso, pelo contrário, pode até mesmo prejudicar a imagem de sua empresa com “propaganda enganosa”.
Dependendo do seu segmento, é interessante investir em grandes promoções em poucos produtos, ou seja, preços ótimos em uma pequena variedade de itens, assim fica mais fácil se preparar para a Black Friday 2022. Invista naquilo que você mais vende.
Trabalhe suas redes sociais
Hoje em dia, mais de 75% dos consumidores usam as mídias sociais para pesquisar sobre produtos e serviços antes da compra. A Black Friday pode ser o momento perfeito para lançar sua marca no meio digital — caso você ainda não esteja.
Nossa dica é: comece a divulgar suas promoções, no mínimo, vinte dias antes. Ou seja, organize-se para já começar no início de novembro. Você pode até mesmo apostar em anúncios específicos para a data, com chamadas que despertem o interesse dos seguidores.
Aqueça o atendimento
Já é hora de preparar o atendimento do seu negócio para a Black Friday 2022. Afinal, qualquer experiência de compra negativa pode te fazer perder um cliente em potencial, comprometendo até mesmo compras futuras.
Você pode esperar um fluxo muito maior, então, caso não tenha um suporte de vendas adequado, menos dinheiro entrará no seu caixa. Lembre-se que não é o único com ofertas, portanto, a missão é sair na frente.
Pense em treinar sua equipe com base em agilidade e eficiência, preparando todos para a data. E, é claro, o bom atendimento deverá perdurar. Esteja próximo de seus colaboradores e clientes, responda dúvidas, crie serviços personalizados quando possível e saiba solucionar desafios em pouco tempo.
Black Friday na sua empresa: prepare a estrutura física
Nenhuma das dicas anteriores terá sentido se você não cuidar da estrutura física do seu negócio. Então, agora é hora de conferir todas as soluções da WCS Conectologia e saber como se preparar para a Black Friday 2022.
Internet de qualidade
Você já pode esperar um maior fluxo de vendas na Black Friday, então, precisa de uma internet de qualidade para não perder nenhum cliente. Sistemas lentos, páginas que não carregam e até mesmo instabilidade ou quedas: tudo isso pode ser evitado com um link dedicado para o seu negócio.
Se você trabalha com varejo, por exemplo, e possui mais de uma unidade, sabe o quanto é importante manter a comunicação entre todos os pontos em meio a uma ação promocional. Outra solução que pode facilitar o dia a dia de sua empresa e colaboradores é a SD-WAN +.
Com VPN criptografada e otimizada, conseguimos entregar mais segurança e agilidade na comunicação de sua rede, permitindo acesso direto das filiais às informações que estão na nuvem de dados. Além disso, a SD-WAN + identifica o melhor caminho de transmissão para cada tipo de informação do seu negócio, controlando o tráfego de acordo com o que é mais importante.
Fornecedor com atendimento 24 horas
Na hora de elaborar sua estrutura física para a Black Friday 2022, também é fundamental optar por fornecedores que disponibilizam atendimento 24 horas. Afinal, ninguém quer sofrer por horas com uma falha técnica bem em uma data tão importante para as vendas.
Na WCS, por exemplo, nós temos o NOC – Network Operations Center, que presta atendimento 24 horas, 365 dias do ano os 7 dias da semana para qualquer falha que possa vir acontecer com nossos clientes. Oferecemos também suporte às necessidades atuais, com flexibilidade para futuras expansões por meio de upgrade rápido e descomplicado.
Segurança contra invasores
Durante a Black Friday, estão se tornando comuns os crimes digitais. roubo e vazamento de dados, paralisação de transações comerciais e sequestro de estoque podem causar muita dor de cabeça aos empresários, principalmente para quem possui e-commerce.
Sendo assim, é fundamental se proteger desde agora e para a Black Friday 2022. O Anti-DDOS, da WCS Conectologia, oferece uma proteção para o seu negócio contra ataques de hackers. A solução separa o tráfego legítimo do ilícito protegendo o seu site, impedindo que seja “derrubado”. Além disso, ainda apresenta um relatório completo dos ataques evitados de maneira fácil e rápida.
Relacionamento com clientes na Black Friday
Por fim, nossa última dica vai para quem aproveita todas as oportunidades de venda. Com o Intelligence + é possível impactar quem se conecta ao seu Wi-Fi. Essa solução da WCS permite interação com clientes de maneira personalizada.
Sabe quando você quer usar o Wi-Fi de um shopping, por exemplo, e é redirecionado para uma campanha promocional? Então, agora sua empresa pode contar com essa ferramenta e — o melhor de tudo — com um ótimo custo-benefício. Perfeito para a Black Friday 2022!
Agora que conferiu todas as nossas dicas, já sabe como se preparar para a Black Friday 2022? Novembro está chegando e não há tempo a perder. Clique aqui e entre em contato para potencializar suas vendas!