Vigilant é uma solução de proteção avançada da WCS, que utiliza algoritmos de inteligência artificial para analisar padrões de comportamento e detectar atividades suspeitas em tempo real.
Primordialmente, sua capacidade de aprendizado contínuo com base em ameaças anteriores permite uma adaptação dinâmica para proteger contra novos ataques.
Ao identificar ameaças potenciais antes mesmo de se materializarem, Vigilant oferece uma proteção proativa contra uma ampla gama de ameaças cibernéticas, incluindo malware, phishing e ataques de negação de serviço (DDoS).
Sendo assim, essa abordagem proativa significa que os ataques são interceptados e neutralizados antes que possam causar danos significativos.
Leia: Desvendando a Importância dos Firewalls na Proteção contra Ameaças Cibernéticas
Estratégias Essenciais Para Proteção Avançada Contra Ataques Cibernéticos
A era digital trouxe consigo, antes de mais nada, inúmeras facilidades e benefícios, mas também abriu as portas para uma série de desafios e ataques cibernéticos.
Dessa forma, eles são uma realidade preocupante, especialmente no Brasil, que figura como o segundo país mais atingido por esse tipo de crime, segundo a Symantec.
Técnicas e táticas essenciais contra ataques cibernéticos
Os ataques cibernéticos são tentativas maliciosas de destruir, danificar ou tornar inacessíveis redes de sistemas. Esses ataques podem resultar no roubo ou exposição de dados sigilosos, causando prejuízos financeiros e expondo informações confidenciais armazenadas.
Os termos “hacker” e “cracker” são frequentemente usados de forma intercambiável, mas possuem significados distintos.
Dessa forma, enquanto hackers são indivíduos com profundo conhecimento em computação, que exploram possibilidades além das previstas nas especificações originais dos sistemas, os crackers são cibercriminosos que utilizam esse conhecimento para burlar a segurança eletrônica com objetivos ilegais.
Principais Tipos de Ataques Cibernéticos
Ataque DDoS: Consiste em sobrecarregar os servidores de um computador, tornando os sites indisponíveis para acesso.
Phishing: Crime virtual realizado geralmente por e-mail, no qual os criminosos induzem os usuários a revelarem informações sigilosas.
Cavalo de Troia: Tipo de malware que opera com “autorização” do usuário, prejudicando o sistema.
SQL Injection: Ataque que manipula o código SQL para acessar dados confidenciais em bancos de dados.
Leia também: Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?
O Brasil e os Ciberataques
Dados obtidos pelo FortiGuard Labs revelam que o Brasil teve mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2020, enquanto toda a América Latina e o Caribe registraram 41 bilhões de tentativas no mesmo período.
Em síntese, o trabalho remoto também tem sido uma porta de entrada para esses ataques, acima de tudo, pelo grande número de solicitações HTTP maliciosas detectadas.
Como se Proteger?
– Mantenha os programas atualizados;
– Utilize apenas softwares originais;
– Utilize mecanismos de proteção, como antivírus e firewall;
– Tenha cuidado ao abrir arquivos e links desconhecidos;
– Mantenha data e hora do computador atualizadas;
– Evite redes públicas;
– Não compartilhe senhas de computador e serviços online.
Entre em contato conosco para descobrir como a solução Vigilant pode ajudá-lo a proteger os dados e sistemas da sua empresa contra as crescentes ameaças digitais. Com o Vigilant, você pode fortalecer a segurança cibernética da sua organização, garantindo a proteção necessária em um ambiente digital em constante evolução.