A Black Friday já é uma das principais datas para o comércio brasileiro, sendo superada apenas pelas vendas de Natal. No último ano, por exemplo, só o e-commerce movimentou mais de R$ 3 bilhões durante a ação — um aumento de 23% em relação a 2018. E se você está por dentro do assunto, com certeza, quer saber como se preparar para a Black Friday.
Para 2020, especialistas acreditam que as vendas devam aumentar mesmo em meio à pandemia da Covid-19 que estamos vivendo. Sendo assim, selecionamos algumas dicas para que você comece a preparar o seu negócio para o dia 27 de novembro, data em que acontece a Black Friday 2020.
Continue a leitura do texto e pondere o que é preciso mudar no seu negócio nas próximas semanas. Vamos conversar sobre concorrência, estoque, precificação, bom atendimento e, é claro, todas as melhorias físicas que podem ser feitas para aumentar suas vendas.
Black Friday no Brasil: como a ação é vista
Por aqui, a Black Friday já é vista positivamente por 55% dos consumidores, que esperam por boas oportunidades de compra na data. Ou seja, não tem como a sua empresa não se preparar para tal ação. Dentre os produtos mais procurados temos smartphones, eletrodomésticos, televisores e itens de informática.
Agora que você já conhece um pouquinho mais da Black Friday, vamos para as dicas!
Prepare uma campanha antecipada
Nunca é cedo demais para se pensar na Black Friday 2020, visto que a antecedência pode ajudar na organização de sua empresa. Você pode até mesmo criar pré-campanhas e divulgar ofertas exclusivas antes de 27 de novembro.
Esse aquecimento contribui para a divulgação de sua marca, além de potencializar as vendas que serão feitas no dia, aumentando o número de clientes de forma que você alcance seus objetivos mais rapidamente.
Analise os concorrentes e seu estoque
Como a Black Friday remete a preços baixos, vale a pena conferir o que seus concorrentes estão oferecendo para a data. E quanto mais cedo você fizer isso, mais fácil será para precificar seus produtos e criar promoções especiais.
Em seguida, reforce seu estoque. Afinal, de nada adianta criar ofertas atrativas e não ter produtos para entregar. Isso, pelo contrário, pode até mesmo prejudicar a imagem de sua empresa com “propaganda enganosa”.
Dependendo do seu segmento, é interessante investir em grandes promoções em poucos produtos, ou seja, preços ótimos em uma pequena variedade de itens, assim fica mais fácil se preparar para a Black Friday 2020. Invista naquilo que você mais vende.
Trabalhe suas redes sociais
Hoje em dia, mais de 70% dos consumidores já são influenciados pelas redes sociais antes de decidir uma compra. A Black Friday pode ser o momento perfeito para lançar sua marca no meio digital — caso você ainda não esteja.
Nossa dica é: comece a divulgar suas promoções, no mínimo, vinte dias antes. Ou seja, organize-se para já começar no início de novembro. Você pode até mesmo apostar em anúncios específicos para a data, com chamadas que despertem o interesse dos seguidores.
Aqueça o atendimento
Já é hora de preparar o atendimento do seu negócio para a Black Friday 2020. Afinal, qualquer experiência de compra negativa pode te fazer perder um cliente em potencial, comprometendo até mesmo compras futuras.
Você pode esperar um fluxo muito maior na semana do dia 27, então, caso não tenha um suporte de vendas adequado, menos dinheiro entrará no seu caixa. Lembre-se que não é o único com ofertas, portanto, a missão é sair na frente.
Pense em treinar sua equipe com base em agilidade e eficiência, preparando todos para a data. E, é claro, o bom atendimento deverá perdurar. Esteja próximo de seus colaboradores e clientes, responda dúvidas, crie serviços personalizados quando possível e saiba solucionar desafios em pouco tempo.
Black Friday na sua empresa: prepare a estrutura física
Nenhuma das dicas anteriores terá sentido se você não cuidar da estrutura física do seu negócio. Então, agora é hora de conferir todas as soluções da WCS Conectologia e saber como se preparar para a Black Friday 2020.
Internet de qualidade
Você já pode esperar um maior fluxo de vendas na Black Friday, então, precisa de uma internet de qualidade para não perder nenhum cliente. Sistemas lentos, páginas que não carregam e até mesmo instabilidade ou quedas: tudo isso pode ser evitado com um link dedicado para o seu negócio.
Se você trabalha com varejo, por exemplo, e possui mais de uma unidade, sabe o quanto é importante manter a comunicação entre todos os pontos em meio a uma ação promocional. Outra solução que pode facilitar o dia a dia de sua empresa e colaboradores é a SD-WAN +.
Com VPN criptografada e otimizada, conseguimos entregar mais segurança e agilidade na comunicação de sua rede, permitindo acesso direto das filiais às informações que estão na nuvem de dados. Além disso, a SD-WAN + identifica o melhor caminho de transmissão para cada tipo de informação do seu negócio, controlando o tráfego de acordo com o que é mais importante.
Fornecedor com atendimento 24 horas
Na hora de elaborar sua estrutura física para a Black Friday 2020, também é fundamental optar por fornecedores que disponibilizam atendimento 24 horas. Afinal, ninguém quer sofrer por horas com uma falha técnica bem em uma data tão importante para as vendas.
Na WCS, por exemplo, nós temos o Centro Nacional de Operações de Rede, que presta atendimento 24 horas, 365 dias do ano os 7 dias da semana para qualquer falha que possa vir acontecer com nossos clientes. Oferecemos também suporte às necessidades atuais, com flexibilidade para futuras expansões por meio de upgrade rápido e descomplicado.
Segurança contra invasores
Durante a Black Friday, estão se tornando comuns os crimes digitais. Roubo e vazamento de dados, paralisação de transações comerciais e sequestro de estoque podem causar muita dor de cabeça aos lojistas, principalmente quem depende de e-commerce.
Sendo assim, é fundamental se proteger e proteger seus clientes na Black Friday 2020. O Firewall +, da WCS Conectologia, é uma solução completa e avançada para gerenciamento, monitoramento e segurança de redes corporativas. Com administração fácil, você se mantém preservado de ataques virtuais e com foco nos negócios.
Relacionamento com clientes na Black Friday
Por fim, nossa última dica vai para quem aproveita todas as oportunidades de venda. Com o Intelligence + é possível impactar quem se conecta ao seu Wi-Fi. Essa solução da WCS permite interação com clientes de maneira personalizada.
Sabe quando você quer usar o Wi-Fi de um shopping, por exemplo, e é redirecionado para uma campanha promocional? Então, agora sua empresa pode contar com essa ferramenta e — o melhor de tudo — com um ótimo custo-benefício. Perfeito para a Black Friday 2020!
Agora que conferiu todas as nossas dicas, já sabe como se preparar para a Black Friday 2020? Novembro está chegando e não há tempo a perder. Clique aqui e entre em contato para potencializar suas vendas!