topo logo wcs

Otimize sua empresa com armazenamento em nuvem

09.09.21 WCS BLG  Armazenamento v1 1

Investir em armazenamento em nuvem pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, entre eles redução de custos e otimização dos processos, além de ser uma excelente maneira de aumentar a segurança da informação do seu negócio. Essa prática ajuda a manter a integridade e a atualização de todos as trocas de informações e também evita o vazamento de dados sensíveis de sua empresa. Por isso, o cloud computing é uma estratégia tão recomendada.

A computação em nuvem ou cloud computing, nada mais é do que uma tecnologia que permite gerenciar e armazenar dados. Isto é, sem que se utilize uma estrutura física para isso, pois ela se baseia nos Protocolos de Internet (IP), e então utiliza a nuvem e suas redes que já existem para a realização de suas tarefas.

Continue acompanhando a leitura que iremos te explicar tudo que você precisa saber sobre os tipos de serviço de nuvem, seus modelos e, em especial, como o armazenamento em nuvem pode otimizar a rotina da sua empresa e como seu uso pode tornar seus processos internos ainda mais eficientes. Não deixe de conferir o artigo até o final.

Quais são os tipos de serviço na nuvem?

Os tipos de serviços em nuvem se dividem em três, são eles: IaaS, PaaS e SaaS. Destes, primeiro é considerado mais simples, mas a partir dele se adicionam novas funcionalidades e ferramentas para se chegar aos outros dois. Confira a seguir mais informações de cada um.

IaaS (infrastructure as a service)
Dos três tipos que falamos acima ele é o serviço mais básico, o IaaS, oferece uma estrutura de redes, armazenamento de arquivos e máquinas virtuais para quem o contrata.

PaaS (platform as a service)
Somado às funcionalidades do IaaS, o PaaS, ainda oferece uma plataforma que serve como um ambiente para desenvolver aplicativos. Desta forma, os desenvolvedores não precisam mais se preocupar com a estrutura na qual os apps são criados e focam apenas no desenvolvimento em si, como a evolução dos testes, validação e então na publicação do aplicativo que foi desenvolvido.

SaaS (software as a service)
Já o SaaS é o formato mais complexo do serviço de computação em nuvem. Neste tipo, os softwares são distribuídos pela internet e a empresa consegue fazer uso dele por meio de um navegador.

Os três modelos de nuvem

O cloud computing, basicamente, é composto de três modelos de nuvem. Para diferenciá-los usamos principalmente termos de segurança e acesso. Então, antes de armazenar em nuvem na sua empresa, você precisa saber qual desses tipos funcionam melhor para sua modalidade de negócio. Confira quais são eles:

Nuvem privada

A nuvem privada é aquela na qual tanto a infraestrutura quanto os serviços são mantidos e gerenciados por uma única empresa, ou ainda, um terceiro que os faz com total exclusividade. Esse tipo de modelo de nuvem reduz os riscos potenciais de controle e segurança. E mais, atende de maneira eficaz as empresas que os dados são uma parte importantíssima ou que sejam seu core business.

Para resumir e você fixar bem no entendimento, esse tipo de modelo de nuvem é ideal caso sua empresa precise de um grau maior de segurança, ou ainda, quando seu negócio trata com dados muito sensíveis. A nuvem privada, em sua maioria, é utilizada por grandes empresas, tais como bancos e multinacionais que disponibilizam recursos aos seus colaboradores de TI para suas unidades de negócio e exigem um controle interno absoluto.

Nuvem pública

Já na nuvem pública, a infraestrutura e os serviços ficam armazenados fora do ambiente corporativo e acessados na internet. Nesse sentido, esse tipo de cloud é gerido exclusivamente por um provedor de serviços de armazenamento de uma organização externa.

Na questão de flexibilidade e redução de gasto ela oferece maiores níveis, isso porque ela é compartilhada com diversas outras instituições, cada uma com seu acesso e controle de dados que reduz o custo. Mas, devido seu modelo ser menos interno, a nuvem pública ainda sofre muita desconfiança.

Isso porque alguns empresários ainda acreditam que confiar todos seus dados a um provedor pode torná-lo vulnerável. Todavia, esse tipo de modelo de nuvem é aconselhável a empresas que almejam o acesso a recursos tecnológico mas com limite baixo para isso em seu orçamento.

Nuvem híbrida

Como seu nome sugere, a nuvem híbrida tem vantagens dos modelos privados e públicos. Isto é, ela mantém uma nuvem interna e ainda é aberta à contratação de serviços externos (dependendo de seu negócio).

Por exemplo, com esse modelo de nuvem é possível usar softwares como serviço (SaaS) e o serviço de e-mail corporativo, ao mesmo tempo em que os dados que são considerados sensíveis, tais como transações financeiras ficam protegidos em um firewall de nuvem privada.

Conseguiu entender as principais diferenças nos três modelos de nuvem? Então, acompanhe conosco como você pode otimizar seu dia a dia corporativo com o uso do cloud computing.

Otimização da rotina com armazenamento na nuvem

Quando sua instituição utiliza serviço online além de facilitar a comunicação interna entre seus colaboradores, eleva a produtividade do time e também ajuda a resolver problemas internos e externos.

Como você viu, a adoção de sistemas de nuvem facilita em diversos âmbitos desde a gestão de problemas com clientes até na melhora da comunicação interna do time. A seguir acompanhe as principais vantagens que fazem do armazenamento de dados em nuvem uma excelente ferramenta para otimizar a rotina da sua empresa.

Aumento da produtividade

Como o sistema do armazenamento da nuvem é responsável por integrar equipes internas, filiais e setores da sua empresa por meio de melhoria nos processos de comunicação e a centralização de dados que tanto permite o acesso remoto às informações quanto o compartilhamento instantâneo desses dados. Ou seja, ações essenciais que auxiliam na produtividade de seus colaboradores.

Podemos mencionar ainda que a nuvem híbrida (que agrega funcionalidades da nuvem privada e pública) tende também a otimizar o trabalho do seu time como um todo.

Maior segurança da informação

Sem dúvida essa é uma das otimizações que toda empresa busca incessantemente, já que infelizmente ataques de hackers acontecem a todo momento e estão cada vez mais comuns no mundo corporativo.

Estar preocupado com a segurança dos dados de sua companhia é primordial e aí entra o armazenamento em nuvem para tomar medidas de precaução eficazes contra ataques cibernéticos. Além disso, sua empresa ainda pode se beneficiar do cloud computing para proteger seus dados, executar backups programados assim como o controle de usuários e outras medidas que contribuem para monitorar as contas dos colaboradores e ainda impedir possíveis invasões de hackers.

Organização de documentos

De todos os tópicos, esse é o mais famoso. O armazenamento de documentos na nuvem possibilita à você maior agilidade e segurança em seus processos de arquivamento. Isso sem contar com uma base de dados totalmente organizada com documentos solicitados a simplesmente um clique. Por isso, o armazenamento em nuvem otimiza a organização de documentos e a torna muito mais eficiente também para evitar perdas e extravios, uma vez que ela é totalmente segura.

Redução de custos

Se engana quem pensa que armazenar dados na nuvem custa rios de dinheiro, existem alguns serviços gratuitos que possibilitam uma adaptação prática e tranquila para esse momento de troca de tecnologia. Isso já reduz custos por si só, mas ainda temos que ponderar os demais pontos citados que impactam direta ou indiretamente na segurança de sua instituição e na otimização de recursos físicos (sejam eles de espaço) e também de pessoal (que gastariam mais tempo procurando documentos, por exemplo).

O armazenamento em nuvem ainda diminui o uso de equipamentos e hardwares que também evita gastos com manutenção, então esses dispositivos que não são mais necessários podem ser reutilizados ou revendidos para outros departamentos ou empresas. Sem dúvida, o cloud computing ajuda manter sempre atualizado setores administrativos no qual geralmente são arquivos enormes com pilhas e mais pilhas de papel.

Acessibilidade

A acessibilidade é um dos maiores motivos que fazem gestores optarem pelo armazenamento em nuvem. A praticidade de precisar apenas de um dispositivo de acesso como celulares, computadores ou tablet com acesso à internet para ter acesso às informações mais importantes a qualquer instante permite ao seu time a agilidade de processos e maior eficiência nas demandas do dia a dia, isso sem contar com manter sua equipe toda sempre atualizada.

Armazenamento em nuvem é para todos os negócios

Antes que você pense que o armazenamento em nuvem não é para seu negócio veja esse dado da pesquisa realizada pela Computer World que mostrou que empresas de médio porte tiveram uma economia de mais de 25% em seus custos ao adotar sistemas em nuvem, em contraposição às soluções “in house”. Já imaginou a redução de mais de ¼ de seus custos?

A WCS oferece para você o Cloud+ que armazena seus dados com total segurança com integração de todas as áreas de seu negócio além de ser um sistema simples e intuitivo.

Conte conosco para otimizar a rotina da sua empresa com nossas soluções inovadoras. Entre em contato com nossos especialistas e saiba todos os detalhes.

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…