topo logo wcs

Como levar sua empresa à Transformação Digital

09.08.21 WCS Blog Blog

Empresas ao redor do globo, de diversos tamanhos e setores, enfrentam, principalmente no último ano, desafios até então desconhecidos. Hoje, a Transformação Digital passou de um simples diferencial competitivo para uma necessidade.

Por mais que o termo seja amplamente conhecido e divulgado nos dias atuais, vale lembrar que seu início se deu no final dos anos 90, período no qual surgiu a “grande rede de computadores”. Em conjunto com a criação das mídias sociais e aplicativos de conversação, se transformou em uma gigantesca rede de pessoas. Consequentemente, o digital também desencadeou profundas mudanças na sociedade, nos negócios e nas relações, sejam elas pessoais ou entre empresas e clientes.

O que significa Transformação Digital?

Essa ideia descreve a etapa de reestruturação de processos das empresas, que passam a absorver uma cultura digital com o intuito de ganhar produtividade e sair na frente de seus concorrentes. E a busca por inovação deve ser contínua, uma vez que novas soluções surgem a todo momento no mercado. É uma maneira de se reinventar para conseguir suprir todas as necessidades do ambiente digital.

Entretanto, apenas tecnologia não basta. Nos deparamos com um momento crucial e um dos maiores desafios das empresas – já que, para um processo de Transformação Digital completo, é preciso ver a inovação como meio, não como fim. A verdadeira mudança exige profundas alterações em todas as etapas de um negócio, uma vez que processos não são automatizados de forma isolada. De modo geral, um dos principais benefícios é a integração, responsável por permitir que a empresa alcance melhores resultados e reduza custos.

Investimentos em Transformação Digital

O costume de adotar novas soluções já era comum para algumas empresas, mas com os impactos da COVID-19 sentidos por todo o mundo, a tecnologia tornou-se uma oportunidade para impulsionar os negócios. De acordo com pesquisa feita por especialistas da Samba Digital, em relação aos investimentos no setor, 62,5% das empresas pretendem dispor entre 10% e 30% do faturamento de 2021 em Transformação Digital, enquanto 16,3% usarão entre 30% e 50%. E somente 9,6% dos entrevistados disseram que não pretendem investir neste ano.

Um outro ponto que merece destaque é que 85% dos negócios que afirmam ainda não ter iniciativas em Transformação Digital já perceberam o quanto é importante estar preparado para o assunto, visando melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

Pandemia acelerou a Transformação Digital em 72% das empresas

Em pesquisa desenvolvida pelo The Economist Intelligence Unit (EIU), foi constatado que a pandemia acelerou os processos e a preparação digital em 72% das empresas com colaboradores trabalhando remotamente, o que foi um ponto importantíssimo para a adaptação ao novo cenário. Negócios de todo o mundo vivenciaram o aumento da necessidade de conectar adequadamente as equipes, utilizando ferramentas e soluções para melhorar a mobilidade corporativa.

Quais os benefícios para o meu negócio?

A Transformação Digital, além de extremamente necessária, proporciona experiências incríveis para as empresas. Independentemente do tamanho e seguimento, é fundamental ter a tecnologia como aliada para otimizar processos, melhorar a relação com os consumidores e, claro, auxiliar no crescimento dos lucros e na redução de custos. Em estudo realizado pela Capterra, percebemos que as empresas que adotaram novos processos tecnológicos em seu negócio obtiveram os seguintes benefícios:

  • Aumento da eficiência e da produtividade;
  • Colaboração entre os trabalhadores;
  • Reconhecimento da marca e/ou produto;
  • Melhora no relacionamento com o cliente;
  • Nas vendas;
  • Nos serviços e/ou produtos;
  • Na tomada de decisões;
  • Economia de recursos.

Como adotar a Transformação Digital?

O processo de Transformação Digital já começou. Ele é urgente, insubstituível e tem por objetivo principal trazer melhorias para os negócios. A eficiência dos processos, o trabalho mais centralizado e organizado, a satisfação dos clientes, as áreas interconectadas, a economia e a oportunidade de tomar decisões mais assertivas são os principais benefícios de aplicar a tecnologia em nossa rotina.

O primeiro passo para não ficar para trás é investir na tecnologia certa e conhecer profundamente a sua empresa. Entender mais sobre a realidade do seu negócio ajudará a identificar quais problemas precisam ser resolvidos. Dessa forma, será mais fácil escolher a solução ideal. Por exemplo, se em suas análises você percebeu um gargalo no atendimento ao cliente, amplie os canais de comunicação, utilizando soluções de voz completas, para ganhar eficiência operacional e reduzir custos com telefonia. Afinal, nós sabemos o quanto esse serviço ainda é fundamental para empresas de todos os tamanhos e segmentos, para quem faz e recebe muitas ligações, a melhor saída é uma central telefônica moderna. Baixe gratuitamente e descubra as principais vantagens do PABX Virtual.

Uma outra dica importante para não errar na hora de implementar novas tecnologias é contar com um parceiro tecnológico, que ajude a companhia não só com desenvolvimento de softwares, mas também na troca de conhecimento e experiência.

Se você busca para o seu negócio mais segurança e estabilidade, o nosso Link Dedicado é a solução ideal: modelo de conexão corporativa privada, muito segura, com disponibilidade constante e de alta velocidade. Leia aqui sobre as diferenças entre Link Dedicado x Banda Larga.

Agora, se você busca um ambiente digital totalmente protegido contra ameaças cibernéticas, nós temos a solução Anti-DDoS, indicada para conter e solucionar ataques virtuais, principalmente aqueles que são aplicados em alta escala.

A WCS Conectologia conta com experiência de mais de 20 anos no mercado corporativo, juntamente com a expertise de nossos profissionais e a qualidade dos serviços prestados, proporcionando aos clientes uma experiência única de conexão. Elaboramos e executamos projetos exclusivos e únicos, graças à metodologia de trabalho que tem foco na compreensão de cada empresa. Não importa qual seja a demanda do seu negócio, estamos aqui para te ajudar! Entre em contato e saiba mais.

Compartilhe esse post

Inscreva-se na nossa

Newsletter

Quais os custos que uma empresa tem por uma falha na segurança?

Os custos reais e ocultos de uma falha de segurança…

Uma rede segura é fundamental para que o varejo brilhe no Natal

Nos últimos anos, a ascensão do comércio eletrônico tem redefinido…

Tendências de conectividade e tecnologia no varejo para 2024

Atualmente, a conectividade e a tecnologia representam um papel crucial…

Firewall + SD-WAN para uma rede empresarial mais segura e eficiente

Sabia que as soluções Firewall e SD-WAN, da WCS Conectologia,…